AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



terça-feira, 11 de novembro de 2014

PASSE LIVRE A PAISANA.

Aprovado passe livre a PMs e guardas sem uniforme em Porto Alegre

Projeto foi votado após policial que estava fardado ser morto em assalto.
Para associação de PMs, obrigatoriedade do uniforme trazia insegurança.









Votação foi acompanhada por policiais militares nas galerias da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara de Porto Alegre aprovou na tarde desta segunda-feira (10) o fim da obrigatoriedade do uso de uniformes por policiais militares e guardas municipais para ganhar isenção no pagamento de passagens de ônibus. 

Protocolado após o assassinato de um PM em outubro na Zona Sul da capital, o projeto teve 25 votos favoráveis e nenhum contrário, de acordo com a Casa.

A exigência era criticada por entidades que representam a categoria pela insegurança gerada aos servidores no transporte público. Depois da morte do colega, PMs chegaram a realizar uma caminhada pelo Centro de Porto Alegre e foram recebidos por vereadores. Na ocasião, o grupo também cobrou avanço de um projeto já enviado à Assembleia Legislativa para que medida seja ampliada a todo o estado.

De autoria do vereador Cassio Trogildo (PTB), a proposta altera a atual lei que dá passa livre aos servidores de nível médio da Brigada Militar e da Guarda Municipal quando em serviço. Conforme o projeto, a isenção será concedida mediante apresentação de documento de identificação funcional ou cartão eletrônico de passe gratuito, emitido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O assassinato de um PM foi registrado no dia 16 de outubro na Avenida Juca Batista, Zona Sul de Porto Alegre, dentro de um ônibus da linha Itapuã, da empresa Viamão. A vítima foi o soldado Marcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPG), que trabalhava no presídio feminino Madre Pelletier, na capital, e estava fardado com o uniforme da corporação.






Câmera de segurança flagrou o momento do crime
(Foto: Reprodução)

O crime
Segundo a Brigada Militar, dois homens entraram armados pela porta da frente do ônibus e anunciaram o assalto. 

Mas outros criminosos já estariam sentados no fundo do coletivo, onde estava o policial. A polícia suspeita de uma tentativa de assalto ao coletivo. Uma câmera de segurança do ônibus flagrou o momento do crime.

Quatro pessoas são suspeitas do crime. Um deles é um homem que foi detido na Rodoviária de Porto Alegre. Outros três estão foragidos, mas já têm prisão temporária decretada pela Justiça.

Dois homens que haviam sido presos logo após o crime foram soltos no fim de semana. 

Segundo a Polícia Civil, eles foram confundidos com os assaltantes. A polícia diz que acabou sendo induzida ao erro após falha de testemunhas no reconhecimento. 

Outro homem que foi preso, inicialmente apontado como suspeito pela morte do PM, também teve a participação descartada pela Polícia Civil.




FONTE http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/11/aprovado-passe-livre-pms-e-guardas-sem-uniforme-em-porto-alegre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário