Ação aconteceu na madrugada de hoje, terça-feira (7). Um dos ladrões capotou o carro e foi preso.
O assalto a uma residência em, Itupeva, terminou em tiroteio na madrugada desta terça-feira, dia 7 de outubro.
Os criminosos foram flagrados por guardas municipais que passavam no local. Houve perseguição e troca de tiros.
De acordo com a GM, cinco homens armados entraram em uma casa no Residencial Pacaembu 2 e anunciaram o roubo. Os bandidos estavam armados e ameaçavam a família a todo instante, enquanto vasculhavam a residência.
Quando passaram a carregar os pertences da família, os criminosos foram avistados por dois guardas municipais, que patrulhavam o bairro e perceberam a ação criminosa.
Os GCMs Cláudio e Roseira haviam acabado de patrulhar o Bairro da Chave e se deslocaram para o Pacaembu II. Em patrulhamento preventivo, por volta de 1h da madrugada, eles passaram por uma das ruas do bairro e perceberam, na garagem de uma residência, quatro indivíduos em atitude suspeita.
Os GCMs Cláudio e Roseira haviam acabado de patrulhar o Bairro da Chave e se deslocaram para o Pacaembu II. Em patrulhamento preventivo, por volta de 1h da madrugada, eles passaram por uma das ruas do bairro e perceberam, na garagem de uma residência, quatro indivíduos em atitude suspeita.
Ao averiguar mais de perto, eles perceberam que dois dos indivíduos estavam armados e ouviram quando um deles ordenou que a vítima (morador do imóvel) dissesse aos guardas que ‘estava tudo bem’.
Percebendo que se tratava de um assalto e que uma das vitimas estava sob a mira de um revolver, os guardas seguiram até o final da rua, onde passaram a observar a situação até a chegada de apoio, quando seria efetuado o cerco ao imóvel.
Quando o apoio chegou, duas viaturas se aproximaram da casa, porém, os indivíduos saíram atirando contra os guardas. Eles fugiram em um veículo Fox e em um Prisma, ambos roubados da família.
Ao iniciarem a fuga, um dos guardas efetuou um disparo preciso no PNEU do Fox, que estourou.
Ao iniciarem a fuga, um dos guardas efetuou um disparo preciso no PNEU do Fox, que estourou.
Mesmo assim, os bandidos continuaram a fuga, sendo acompanhados pela viatura.
Com dificuldade
de controlar o carro com o pneu furado, os criminosos capotaram e conseguiram fugir por uma mata local.
Uma terceira pessoa permaneceu no local e, com as mãos para o alto, alertou para os guardas que seria a vítima e de pronto recebeu auxílio.
Os bandidos abandonaram um revólver calibre 38 no interior do carro, armamento que foi apreendido.
O terceiro indivíduo fugiu no veículo Prisma, mas acabou se encontrando com uma das viaturas, ocupadas pelo GCM Cassiano e Camargo. Ele efetuou vários disparos e chegou a bater contra a viatura. Os tiros foram revidados pelos guardas, que passaram a perseguir o veículo com duas viaturas.
Durante a fuga, uma das viaturas perdeu o controle em uma curva, em estrada de terra, e capotou. A segunda viatura deu continuidade à perseguição até que o Prisma bateu em um barranco. Mais uma vez os criminosos conseguiram fugir por uma mata.
Devido o local ser escuro e de difícil acesso, oferecendo riscos à equipe, os guardas não entraram na mata. No interior do carro foram encontrados vários produtos roubados da residência, como televisores, micro-ondas, computadores, etc.
Mais tarde, um dos acusados foi localizado pela Polícia Militar de Itupeva. Ele foi identificado como sendo Igor Eduardo Santana, 19 anos, morador do Cafezal 1 em Itupeva.
O acusado foi levado até local dos fatos, onde foi reconhecido por um dos guardas e também pela vítima, como sendo um dos integrantes da quadrilha.
Ele recebeu voz de prisão no local e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Itupeva, onde teve a prisão ratificada pelo delegado, Elias Evangelista Jr.
Assustada, a vítima disse ao delegado que três indivíduos invadiram sua residência. Dois chegaram
em uma motocicleta e um à pé, quando passaram a ameaçar toda a família.
Ambos os veículos ficaram com marcas de tiros e danificados na fuga. Os carros e também as viaturas foram periciados pela Polícia Científica.
A motocicleta usada pelos criminosos foi recolhida ao pátio.
A Polícia Civil já entrou no caso e tenta levantar a identidade dos demais integrantes do roubo. O Setor de Investigação e Inteligência de Itupeva apura se eles também são autores de outros roubos ocorridos em Itupeva e região e pede para quem tiver qualquer alguma informação, que entre em contato por meio do fone 197 ou 4591-1101. Sua identidade será preservada e a informação mantida no mais absoluto sigilo.
Anderson Breu e Luiz Carlos Izzo
Por Jornal de Itupeva em 7 de outubro de 2014
Por Jornal de Itupeva em 7 de outubro de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário