AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



domingo, 14 de setembro de 2014

GCM DE MACAPÁ.

Guarda Municipal será reforço para tentar conter acidentes de trânsito em Macapá







Por: Andréa Maciel
Da Reportagem



A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) em detrimento da Lei 13.022 de 08 de Agosto de 2014, está respaldada para atuar no trânsito da cidade, tanto a nível municipal quanto estadual. Este é um reforço para tentar conter os altos índices de acidentes de trânsito no Amapá.

A atuação da GCMM será de forma repressiva e educativa, repressiva fiscalizando principalmente mototaxistas clandestinos e, educativa focada principalmente nas escolas. Por enquanto o serviço acontece principalmente em conjunto com a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMAC) a nível municipal e com o Departamento de Trânsito do Amapá (Detran) em nível estadual.


Será realizado um curso de Capacitação para os Patrulheiros, administrado pelo Batalhão De Policiamento De Trânsito (BPTRAN) para dar autonomia a 30 servidores específicos do trânsito, sendo que após esse curso, os guardas municipais poderão atuar sozinhos no trânsito, criando ações e projetos voltados para o assunto. Mas, a Polícia Civil evidencia que continuará atuando em conjunto com os outros órgãos.
Para o Comandante Geral da Guarda Municipal, Rui Seco, esta é uma conquista muito positiva para a corporação, visto que podem prestar maiores serviços a população. “Esta é uma medida contra os acidentes de trânsito e as infrações que as pessoas insistem em cometer. Daremos maior segurança aos pedestres, motoristas, ciclistas, entre outros”, explica.


Segundo o Ministério da Saúde, os dados Nacionais de acidentes de trânsito mostram que em 2011 foram 43.250 óbitos e 179.000 feridos hospitalizados em 2012, gerando em 2013, 54.800 indenizações por morte e 444.000 por invalidez (DPVAT). No período de 2002 a 2011, houve um crescimento de 40% no número de acidentes.


No Amapá, os dados do Ministério da Saúde apontam que os óbitos ocorridos no Estado foram 121 em 2010 e 153 em 2011, e nas Rodovias Federais no ano de 2010 foram 12 mortos. O comandante da Guarda Municipal, Enildo Pena, explica que os servidores estão divididos em duas equipes, uma faz o policiamento volante, “geralmente essa equipe está auxiliada por algum outro órgão de trânsito para que ao fazerem a abordagem e constatarem algum tipo de infração, estes possam recolher o veículo” e a outra equipe fica em pontos fixos, como em esquinas de escolas.F




FONTE http://www.jdia.com.br/portal/index.php/noticias/1412-guarda-municipal-sera-reforco-para-tentar-conter-acidentes-de-transito-em-macapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário