AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



domingo, 10 de agosto de 2014

GCM DE CAMPO GRANDE.

Guarda Municipal de Campo Grande completa 24 anos






A história da Guarda Municipal evoluiu, levando a melhoria na atuação em todas as áreas do município

No dia 10 de agosto, a Guarda Municipal de Campo Grande, completa 24 anos de sua criação, como “Guardiã da Capital”, e, em inédita reestruturação e valorização da Segurança Pública do município e de seus 1400 guardas, dispostos em mais de 300 postos de serviços, entre escolas, praças, parques, unidades de saúde e demais prédios públicos da cidade.

Para comemorar a data, a prefeitura por meio da direção da GM, realizará neste sábado (9) uma Noite de Homenagens a Corporação e durante este mês, dentro da programação dos 115 anos da Capital, lançará importantes projetos e ações que beneficiará a população, como bases operacionais em todas as regiões da cidade, aponta o coordenador-geral de Segurança Pública Municipal, coronel QOBM Jonys Cabrera Lopes, comandante da GM.

A história da Guarda Municipal evoluiu, levando a melhoria na atuação em todas as áreas do município e na satisfação profissional e pessoal dos agentes, que na sua maioria passaram de contratados como vigilantes, para servidor público concursado, desde 2008, com carreira e amparo legal para atuação na área, apontaram cincos guardas, que farão parte de nossa reportagem sobre a trajetória da Corporação.

“Há alguns anos ou quando ingressei na GM, era feito uma contratação diante de apenas um currículo na área militar ou de vigilância, ficando por muito tempo desorganizada e com falta de pessoal. Havia uma área muito grande para atuação e faltava capacitação, que se contava apenas com a suposta experiência de vigilante/militar. A remuneração era baixa, sem previdência social e da saúde. Com o advento do concurso, houve melhoria significativa, ganhamos estabilidade, plano de cargo e carreira, salário compatível e alem disso tudo, que remete ao lado pessoal, a maior conquista é o amparo profissional, legal, em Lei Orgânica. Hoje, a Guarda, e temos como GM constituído em concurso, local certo de trabalho, atribuições especificas, direção a cumprir, antes só fazia o que o comando mandava na hora”, disse Luiz Wagner Dalence, 34 anos, com 10 anos de carreira na GM, sendo cinco anos contratado e cinco concursado.

A Guarda Municipal da Capital foi criada em 10 de agosto de 1990, e regulamentada pela Lei Municipal 4.520, sendo constituída integralmente em 2008, com a realização do primeiro concurso publico, onde se efetivou como servidor publico 314 guardas – homens e mulheres – que efetivamente, após formação técnica, entraram em exercício em Junho de 2009. A GM-CG, hoje, com 1,4 mil membros, contribui para o desenvolvimento da Capital, exaltando seu valor, e no dia-a-dia, zelando pelo patrimônio publico e prestando serviços de Segurança e guarda a população campo-grandense. Hoje, o lema “Guardiã da Capital” expressa o zelo e a proteção a todos os munícipes.



Um só corpo em unidade e satisfação pessoal

O guarda Giovani da Silva Cavalcante, 29 anos, tendo seis anos de corporação, com apenas 50% do tempo concursado, avalia que a efetivação da GM, com a criação de toda a estrutura e valorização do concurso, fez criar uma entidade de corpo uno. 

“Temos mais de duas décadas de GM, mas há quatro, cinco, com o concurso, se criou um complexo. Não havia um complexo estrutural, que fazia ser um grupo desmembrado e que se não conhecia entre si. Após o concurso formou-se um corpo unificado, organizado, centralizado e com unidade, que tem um trabalho uno e que apesar, hoje, da quantia, todos relativamente se conhece, porque trabalham juntos”, disse.

Cavalcante, ainda lembra as atuais questões estruturantes da instituição, que contribuem para a Segurança do dia-a-dia, como fator de destaque e de eficácia da GM. “Em termos de estruturação, bases, veículos era precário, não tinha nem nome, histórico. Hoje somos vistos como ponte da Segurança Publica, que ate estamos a caminho de se tornar um órgão maior, uma Secretaria. Hoje me sinto um agente da Segurança Publica”, comentou.

Para Roniz Coutinho da Fonseca, 37 anos, os tempos vividos são outros e há grande diferença. Com 3,7 anos vivendo sob contrato e outros últimos cinco anos como efetivo, a satisfação vai do profissional ao pessoal. “De 2006 a 2009, vivia com receio e trabalhando alem da capacidade. Após 2010, vi a melhoria com cursos, treinamentos, financeiro, que faz a pessoa estar bem na profissão e pessoal. Sem o concurso, era com baixo salário, e tinha que exercer outras funções. Hoje, a melhoria de cada um já vemos, pelo padrão de vida, pela faculdade. Temos 80% da tropa com nível superior”, aponta.

Já concursada

As guardas Nelis Brauna, 30 anos, e, Julian Caminha, 34 anos, já conheceram a realidade da GM como concursadas, tendo cada uma cinco anos no cargo, fazendo um caminho a cada ano de crescimento e mudanças. “Entrei já pelo concurso, onde ate troquei de área profissional, era Assistente Financeiro, passei e me tornei uma guarda na teoria, que após a pratica do curso de formação, na Acadepol (Academia de Policia de MS) e outros complementos anuais, me fiz de fato uma GM. Mudei o campo e vejo que a Guarda esta crescendo e oferece futuro promissor a todos os componentes”, disse Nelis.

“Eu era agente de saúde, passei para a GM. Antes eu prestava serviço à população na área da saúde, mas como orientação. Hoje, ou após o concurso, me possibilitou ser ainda mais ativa e útil para ajudar a comunidade, quanto a garantia dos seus direitos e deveres. Podemos alcançar metas e objetivo de crescimento, que neste ultimo ano rendeu muito mais, o que não tinha nos três últimos pelo menos”, disse Julian.

Ações que serão lançadas para futuro ainda maior

O comandante da GM, coronel Jonys Cabrera anuncia que este aniversário não será apenas uma data anual, mas que justificara todo o futuro promissor relatado por seus comandados. 

“Estaremos comemorando dia 10, não só apenas mais um aniversário, mas colocando em operação projetos e ações, como o Centro de Formação e capacitação da GM. Inaugurando sete bases, uma em cada região da cidade, aumentando a segurança, formalizando o trabalho em cada regional. 

Abriremos a Patrulha Escolar, sendo um dos maiores projetos da GM, para patrulhar e dar segurança ao redor e nas escolas. Efetivaremos 28 veículos em circulação, entre carros e motos, aumento no efetivo, para a população perceber e sentir efetivamente a presença da GM, com os serviços”, declarou.

O coronel finaliza exaltando sua corporação e ainda o muito que estará sendo investido no setor. 

“O prefeito Gilamr Olarte, com este comando, já determinou e esta investindo na GM, em sua melhoria a cada dia, como nos uniformes, estrutura, alimentação e garantias diárias. Estamos tendo preocupação com o bem-estar do pessoal, que estando em qualidade, refletira na eficiência e eficácia, para colhermos os frutos dos serviços e satisfação da presença na comunidade”, falou Jonys.


FONTE http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=125150

Nenhum comentário:

Postar um comentário