AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quinta-feira, 31 de julho de 2014

GCM AMBIENTAL DE LIMEIRA.

Pelotão Ambiental apreende plantas ameaçadas de extinção em Limeira

Comércio tinha 200 unidades de xaxim e 180 quilogramas de carvão vegetal.

Estado proibiu venda em 2004; proprietário responderá por crime ambiental.



Pelotão Ambiental apreendeu 200 unidades de xaxim (Foto: Eduardo Zanzirolamo/Prefeitura de Limeira)

O Pelotão Ambiental da Guarda Municipal de Limeira (SP) apreendeu 200 unidades de xaxim, planta considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como ameaçada de extinção. Elas eram comercializadas em um estabelecimento no bairro Jardim do Lago e foram localizadas após denúncia anônima nesta quarta-feira (30). No local também havia 180 quilogramas de carvão vegetal, também vendido de maneira irregular.

Segundo informações da Prefeitura, o pelotão recebeu denúncias de que, além dos produtos, no local também eram comercializadas aves silvestres. Os guardas apreenderam alçapões usados para capturar os pássaros, mas não havia nenhum animal no comércio. O dono responderá em liberdade por crime ambiental, já que a venda do xaxim é proibida desde 2004.

O xaxim é uma planta nativa da Mata Atlântica, conhecida como samambaiaçu-imperial, incluída na lista de plantas ameaçadas de extinção. 

Por este motivo, a coleta, industrialização e venda de xaxim são proibidas. O caso foi apresentado no 2º Distrito Policial (DP). O proprietário ainda está sujeito a penas de multa e de detenção de seis meses a um ano em caso de condenação.

FONTE http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/07/pelotao-ambiental-apreende-plantas-ameacadas-de-extincao-em-limeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário