AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quarta-feira, 30 de julho de 2014

CANIL GCM DE PRAIA GRANDE.

Canil da GCM da Praia Grande / SP completa dez anos





Os 10 cães são treinados para atuar em diversas situações
Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204


Considerados os melhores amigos do homem, os cães têm lugar de destaque dentro da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande: o Canil, que com ações específicas reforça o trabalho da corporação. Este ano, o grupamento completa dez anos de atuação no Município, marcando presença não apenas no patrulhamento como também em trabalhos sociais.


Atualmente, o grupamento conta com 10 cães na ativa (além de cinco aposentados), das raças rotweiller, pastor belga, pastor belga de malinois, labrador e border collie, que passam por treinamento específico para atuar tanto na prevenção quanto no policiamento ostensivo voltados à proteção de bens, serviços e instalações municipais. É muito comum também ver as equipes do Canil em eventos com grande concentração de pessoas.


De acordo com o inspetor do grupamento, Wagner Geraldo da Silva, o Canil da GCM foi regulamentado por lei em 2007, mas atua desde 2004. “Nosso trabalho é baseado em muito treinamento e preparação. Nesses dez anos conseguimos mostrar o resultado de tanta dedicação”.


Os guardas responsáveis pela condução dos animais participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Atualmente, a corporação é composta por nove guardas, que treinam e conduzem os animais.
Além do patrulhamento, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.


Muitas vezes, devido ao treinamento que recebem, os cães são capazes de perceber situações que os humanos não conseguem, o que acaba facilitando o trabalho dos guardas.


Sueli Gualchi é supervisora de um restaurante localizado na Avenida Costa e Silva, no Boqueirão, um dos principais e mais movimentados centros comerciais da Cidade, e lembra de situações em que a atuação do Canil coibiu a ação de marginais. “Essa avenida é muito movimentada e os cães logo dão o sinal quando algo está errado. Funcionam como um radar”.


Além de trabalhar muito, os integrantes do Canil já faturaram diversos prêmios em campeonatos e torneios de adestramento de cães que são realizados por todo o País

FONTE /www.praiagrande.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário