AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quarta-feira, 9 de abril de 2014

GCM DE JUNDIAÍ.

Canil da GM localiza drogas próximo de Centro Comunitário da Vila Esperança




Canil da GM localiza drogas próximo de Centro Comunitário da Vila Esperança
Durante patrulhamento comunitário pela rua Guilherme Augusto Baad na Vila Esperança, uma equipe do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí formado pelos guardas Durval, Menezes e Martins, localizou na manhã desta segunda-feira (07), diversos entorpecentes próximo à uma viela.

Segundo os guardas, quatro indivíduos suspeitos estavam próximos de uma viela que dá acesso aos prédios do bairro. Na chegada da viatura, os suspeitos saíram correndo deixando os entorpecentes em um sacola plástica.

Com a ajuda do cão Athon, foi localizada dentro da sacola cerca de 48 tubetes de cocaína e 57 tubetes de crack. A viela de acordo com os guardas, fica nas proximidades do Centro Comunitário do bairro que realiza juntamente com a Pastoral do Menor a distribuição de leite para a comunidade carente.

As drogas foram encaminhadas até o 4º DP para a elaboração da ocorrência. Os produtos ficaram apreendidos no Distrito.


Idosa de 66 anos é presa por tráfico de entorpecentes no Jardim São Camilo. Outros dois são presos




Idosa de 66 anos é presa por tráfico de entorpecentes no Jardim São Camilo. Outros dois são presos
Uma senhora de 66 anos, seu filho de 41 anos e mais um jovem de 18 anos, todos moradores no Jardim São Camilo, foram detidos pela Guarda Municipal e presos em flagrantes na manhã de ontem durante uma desapropriação realizado pela FUMAS em residências no bairro. Todos tinham participação com tráfico de drogas.

Em apoio a FUMAS, equipes da Guarda Municipal de Jundiaí – Apoio Tático e Canil sob a coordenação do Inspetor Moreno, estiveram no Bairro Jardim São Camilo para garantir a demolição de casas que estavam sendo desapropriadas.

Em uma dessas residências na rua Manoel Pinto Ribeiro que servia de esconderijo para usuários de drogas, algumas pessoas foram averiguadas. Com um deles, foram encontrados, 03 trouxinhas de maconha – 01 balança de precisão – 01 cartucho intacto de munição ( ponto 40), além de uma chave “mixa”. Abner Geraldo de 18 anos foi de imediato conduzido até à DIG. Na delegacia, ele confessou aos policiais que em uma rua próxima, na Av José Maria Withaker, havia um local com drogas e objetos escondidos.

Os guardas do Apoio Tático, De Paula, Pontes e Albanez retornaram então ao bairro, no local indicado. Lá, com o apoio de outras viaturas, duas pessoas foram abordadas, uma senhora de 66 anos e seu filho de 41. Na averiguação, os guardas descobriram que na residência havia ainda 02 balanças de precisão – 01 quilo de maconha e centenas de embalagens plásticas além de rolos de fitas crepe. Maria Joana da Silva Franco de 66 anos e seu filho, Claudemir Franco de 41 anos foram detidos e levados também até à DIG.

O delegado, Dr Marcel Fehr autuou os três envolvidos em flagrante. Abner foi indiciado por Porte de Substância entorpecente e preso por porte de munição de uso restrito. Maria Joana e Claudemir foram indiciados e presos por Tráfico de Entorpecentes e Associação ao Tráfico.

Eles foram conduzidos até o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista e a senhora até a Cadeia Pública de Itupeva.

A Guarda Municipal de Jundiaí, conforme política de segurança pública urbana do governo Pedro Bigardi, tem por atribuição legal, a proteção dos bens, serviços e instalações do Município, atuando na prevenção primária da violência e supletivamente na prevenção secundária, nos casos de flagrante delito. A dedicação e o profissi
Guarda Municipal de Jundiaí realiza treinamento de Operadores de armas não letais




Guarda Municipal de Jundiaí realiza treinamento de Operadores de armas não letais
De acordo com a política de segurança da administração Pedro Bigardi, a Guarda Municipal de Jundiaí que atua na prevenção primária da violência, adquiriu mais 10 novas armas Sparks para o seu uso, disponibilizando 20 armas não letais em seu acervo.

Nesta quarta-feira (09), uma nova turma de guardas municipais estará realizando o curso de Formação de Operadores de Spark na Sede da corporação. O curso será das 08h às 12h entre os dias 09 e 11 de abril, com duração de 12 horas.

No começo deste ano, cerca de 23 guardas municipais das corporações de Jundiaí e de cidades que compõem o Aglomerado Urbano estiverem participando de um curso de operador de Spark, um armamento não letal que dispara descarga elétrica incapacitante no seu alvo.

Segundo o Inspetor Ferigato que é instrutor do curso, durante o treinamento, os guardas farão disparo real e passarão também a levar as descargas. “Temos parceria com a Secretária de Saúde, faremos antes um exame clínico nos guardas para saber se estão aptos a receber as descargas”. Ferigato explica também que durante uma abordagem, um guarda dispara o dardo com a descarga e o outro faz a contenção do indivíduo. “ Dessa maneira faremos o uso seletivo e proporcional da força valorizando dessa forma o maior bem jurídico tutelado que é a vida”.

Nas aulas, a legislação, o manuseio, as técnicas operacionais e o manejo serão destacados pelos instrutores.

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, até o final deste ano, mais 40 armas Sparks deverão ser adquiridas, totalizando 60 armas não letais. Essa aquisição faz parte do Programa do Governo Federal, “Crack é possível vencer”.

Recentemente, alunos da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo estiveram conhecendo as instalações da GM no Complexo FEPASA e participaram de aulas sobre o armamento de choque não letal.
onalismo dos guardas municipais têm contribuído para proporcionar maior sensação de segurança à população jundiaiense.

A GMJ informa ainda que está à disposição da população através do telefone de emergência 153 ou 4492-9060


Idosos receberão curso de defesa pessoalPor Imprensa | Publicado em 7 de abril de 2014 às 17:52

Orientar o idoso a se defender em situações de risco é o objetivo do curso de Defesa Pessoal para Idoso promovido pela Guarda Municipal com apoio da Coordenadoria do Idoso em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região.

Com início nesta sexta-feira (11), os idosos com mais de 60 anos devem fazer a inscrição até quinta-feira (10), na sede da associação (onde será realizado o curso), localizada na rua 15 de Novembro, 1.336, no Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-1129.

O curso pretende orientar o idoso sobre os riscos que poderá encontrar na travessia de uma rua ou durante a caminhada em locais com grande concentração de pessoas, assim como nas saídas de bancos.

Segundo a coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, esse curso vem ao encontro das ações realizadas pela Coordenadoria. “É fundamental trabalhar com todo e qualquer tipo de informação ao idoso para que ele tenha liberdade, independência e se sinta confiante para fazer suas atividades diárias”, afirma.

Cláudia explica que esse curso funcionará como projeto-piloto. “Faremos o monitoramento e as adaptações necessárias para que se torne fixo, inclusive elaborar um formato para levar aos bairros, pois muitos idosos não conseguem se deslocar até a região central”, diz.

O curso terá duração de três meses, todas as sextas-feiras, das 9h às 10h30. O encerramento do curso está previsto para o dia 25 de julho, às 9h, com a entrega dos certificados para os participantes.

GM adquire mais 10 armas não letaisPor Imprensa | Publicado em 8 de abril de 2014 às 16:44

A Guarda Municipal de Jundiaí adquiriu mais 10 armas Sparks, armamento não letal que dispara uma descarga elétrica que incapacita o alvo. Com a aquisição, novos agentes participam do curso de formação de operadores de Spark, que será realizado entre esta quarta (9) e sexta-feira (11), das 8h às 12h, na sede da corporação. Atualmente, a GM possui 20 armas não letais em seu acervo.





GM adquiriu 10 novas armasNo começo deste ano, 23 guardas municipais das corporações de Jundiaí e de cidades que compõem a Aglomeração Urbana participaram do curso, que prepara o profissional para operar a arma de choque. Nas aulas, eles aprenderam sobre a legislação, manuseio e técnicas operacionais.



Segundo o inspetor Ferigato, instrutor do curso, os guardas farão disparo real e passarão também a levar as descargas. “Temos parceria com a Secretária de Saúde, faremos antes um exame clínico nos guardas para saber se estão aptos a receber as descargas”, diz.

Ferigato explica também que durante uma abordagem com a Spark um guarda dispara o dardo com a descarga e o outro segura o indivíduo.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, até o fim deste ano mais 40 armas Sparks deverão ser adquiridas, totalizando 60 armas não letais. Essa aquisição faz parte do Programa do Governo Federal “Crack é possível vencer”.



O instrutor, inspetor Ferigato, ensina como manusear a arma não letalRecentemente, os alunos da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo conheceram as instalações da GM no Complexo Fepasa e também participaram de aulas sobre o armamento de choque não letal.


FONTE http://www.gmjundiai.com.br/GMJ/home/Default_Noticia.asp?N=1206

Nenhum comentário:

Postar um comentário