O prefeito Pedro Bigardi participou, na manhã desta quinta-feira (6), da aula inaugural do curso de formação de 75 novos guardas municipais, realizada no salão azul da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef). Além do prefeito, a aula contou com a presença do comandante da GM, José Roberto Ferraz, e do sub-comandante, Paulo Vicente Soares.
O prefeito falou sobre os investimentos na Guarda Municipal
Fazendo uma comparação com outras cidades do porte de Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi destacou o fato do município estar localizado estrategicamente no centro das principais regiões administrativas do Estado, o que exige que a demanda por ações na área da segurança pública seja pensada de forma mais ampla e prioritária.
“Logicamente que uma cidade ligada aos principais centros de riqueza e desenvolvimento do Estado e do País sofre as consequências do aumento dos problemas sociais”, disse. Dessa forma, o investimento na segurança pública deve ser constante e Jundiaí, pela boa relação da GM com as demais forças de segurança, tem um trabalho produtivo no combate à criminalidade.
A Guarda Municipal de Jundiaí tem um papel muito importante também na preservação do patrimônio histórico e ambiental da cidade. O prefeito citou a proteção que é dada à Serra do Japi, com a presença física da GM na mata e a implantação de sistemas modernos de monitoramento. “Sem contar que a corporação tem feito um excelente trabalho na recuperação de veículos roubados”, elogiou.
Os 75 alunos da GM que estão iniciando a formação específica para a função fazem parte do programa de metas da administração municipal, que prevê elevar o efetivo de 300 para 500 guardas num período de 4 anos. “Por questões de orçamento e planejamento, esse aumento deve ser feito de forma gradual”, explicou o prefeito. O concurso que selecionou esse primeiro grupo tem validade por 4 anos, o que facilita a convocação de novos candidatos.
Os novos GMs estarão aptos a trabalhar a partir de agosto
“Atualmente, temos 300 GMs e assim que forem incorporados, até meados de agosto, estes 75 estarão atuando efetivamente na proteção do cidadão”, destacou o comandante da GM, José Roberto Ferraz. Ele disse ainda que as políticas de segurança pública no nosso município são balizadas nas metas da administração municipal, de cuidar das pessoas. “Estamos cumprindo mais uma etapa da nossa missão, preparando esse pessoal para integrar o contingente da GM”, disse.
Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
Ação regional
O prefeito Pedro Bigardi comentou também que alguns passos já estão sendo dados no sentido de compartilhar com as cidades da região algumas ações na área da segurança pública. “Um exemplo disso é que estamos oferecendo para as cidades da Aglomeração Urbana o nosso sistema de monitoramento por câmeras”.
Durante o curso de formação, com grade curricular de 800 horas/aula, os guardas terão várias disciplinas, dentre as quais, o uso do armamento de choque não letal Spark. A duração será de 5 meses com aulas teóricas e práticas que serão realizadas nas dependências da ESEF, 12º GAC e outros.
O término do curso está previsto para 31 de julho. Os alunos que estiverem aptos tomarão posse como guarda municipal dia 4 de agosto deste ano. Nesse período, os alunos receberão uma bolsa equivalente a 80% do salário base de um guarda.
FONTE http://www2.jundiai.sp.gov.br/2014/03/acao-regional/

Nenhum comentário:
Postar um comentário