Divisão Florestal consegue conter as chamas
Câmeras de monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí registraram, na manhã desta sexta-feira (31), um novo foco de incêndio às margens da Rodovia dos Bandeirantes, mais precisamente no Sítio Pracatu. A Divisão Florestal da GM, por meio da brigada de incêndio, conseguiu conter o avanço das chamas em meio à mata nativa. As causas serão investigadas pela polícia.
“Faremos a medição do local para termos a noção exata do total atingido”, afirma o subcomandante da GM, Paulo Vicente Soares. “Toda situação como essa é prejudicial ao meio ambiente, principalmente por conta da morte de animais.”
Na tarde de quinta-feira (30), o mesmo sítio também havia sido alvo de chamas. Aproximadamente 20 mil m² de vegetação nativa, pastagem e plantação de eucaliptos para reflorestamento foram atingidas pelo fogo. Na ocasião, seis GMs combateram o fogo apoiados por bombeiros e integrantes da Defesa Civil.
Animais são vítimas do incêndio
“Com o tempo seco, a probabilidade de um incêndio é iminente”, explica o subcomandante. A área será fiscalizada e monitorada pelas câmeras. Em todo o Estado já foram registrados 600 focos de incêndio neste mês, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
A Guarda Municipal de Jundiaí informa ainda que está à disposição da população por meio do telefone de emergência 153 ou 4492-9060.
GM: Mais de 200 veículos recuperados por meio do OCR.
Um carro furtado circula pelo Centro da cidade. Na Guarda Municipal, soa o alarme do sistema OCR (sigla em inglês, que significa Recuperação Ótica de Caracteres). E assim se inicia mais um acompanhamento que, na maioria dos casos, resulta na recuperação e apreensão do veículo. Dessa forma, aliando a tecnologia ao trabalho desenvolvido pelos GMs, a corporação tem tido sucesso em operações.
MAIS
Arma não letal: Alunos aprovam capacitação da GM Jundiaí
Comandante Ferraz: “Sistema vai ser ampliado”
De acordo com o comandante da GM, só em 2013 foram 213 veículos recuperados ou apreendidos graças ao sistema. Atualmente, cerca de 100 câmeras cobrem as regiões da Vila Arens, Centro, Ponte São João, Anhangabaú e Vila Hortolândia. “Comprovadamente, o sistema inibe a ação de bandidos com relação a crimes contra a pessoa, como agressão e tráfico de drogas. Além disso, nos auxilia quando há um veículo, furtado ou roubado, circulando pela cidade.”
Segundo o setor de estatísticas da GM, foram atendidas 1.545 ocorrências de furto e roubo de carros na cidade por meio do Centro de Controle Operacional e OCR em 2013. O dia em que esses crimes mais ocorreram foram às terças-feiras, com 178 furtos e 118 furtos. Entre os horários críticos, com mais incidência desses crimes, das 8h às 12h. “Notamos que, principalmente na área Central, o número de furtos e roubos caiu por conta do monitoramento.”
O OCR cadastrou em 2013, 3.296 veículos. O alarme foi acionado 7.823 (o dado refere-se a Jundiaí e as cidades de Itatiba, Vinhedo, Jaguariúna, Mont Mor e Nova Odessa, conveniadas no sistema).
Para garantir que os equipamentos estão funcionando corretamente, a GM realiza, diariamente, uma auditoria. “Temos um relatório no qual sabemos se alguma câmera ficou inoperante. E assim, procuramos sanar o problema o quanto antes, para que o sistema seja sempre eficaz.”
Ano passado, 213 veículos recuperados
Prova
As imagens captadas também são importantes para a elucidação de crimes. “Sempre que solicitado, o material é encaminhado à Delegacia Seccional, para que providências na área jurídica sejam tomadas.”
O comandante Ferraz destaca ainda que a GM de Jundiaí pretende, até o final de 2015, levar o OCR e câmeras de monitoramento para as áreas periféricas da cidade e também à Serra do Japi. “A expansão prevê 30 câmeras panorâmicas e outras 170 inteligentes (OCR). “Dessa forma, além de monitorar os veículos, também ampliamos a prevenção no que diz respeito a crimes de trânsito, pichações, tráfico, soltura de balões e outros.”
FONTE http://www.gmjundiai.com.br/GMJ/home/Default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário