AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

GCM DE JUNDIAÍ UM EXEMPLO A SER SEGUIDO,SUPRINDO TODAS AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO.

Pais aprovam panfletos contra o uso de cerol.

Os super-heróis Superpipa e Capucheta chegaram no bairro Jardim Novo Horizonte na manhã desta quarta-feira (22) levando dicas de como soltar pipa de forma segura e sem o uso de cerol. Guardas municipais distribuíram panfletos, confeccionados pela Secretaria de Comunicação Social, para crianças, adolescentes e adultos que estavam pelas ruas do bairro.




Menino solta a pipa sem o uso de cerol: “Minha mãe não deixa”

A iniciativa foi aprovada. “A criançada sempre usa o cerol para soltar pipa e eu morro de medo que meu filho se machuque, porque ele adora ficar junto da garotada”, explica a dona de casa Fernanda Tavares de Jesus, é mãe do pequeno Leandro, de apenas 2 anos de idade. “Não sou contra soltar pipas, mas nunca vou permitir que meu filho use esse tipo de mistura”, afirma Fernanda.

Do outro lado da rua, no Jardim Novo Horizonte um menino de 7 anos de idade via sua pipa muito alta. Enfático, ele diz que não usa cerol, porque a mãe contou que é muito perigoso. “Que ele sirva de exemplo para tantos outros”, afirma Fernanda.


GM distribui panfletos com dicas para moradores do Jardim Novo Horizonte

Os moradores relatam que é comum a garotada usar o cerol durante as brincadeiras e alertam que, apesar de nunca terem presenciado nenhum acidente grave, todo o cuidado é pouco.

Campanha
A campanha tem um foco maior no período de férias, porque é quando as crianças e adolescentes brincam, mas se manterá por todo o ano. “A princípio a campanha é de cunho informativo e de orientação”, explica o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz. O material é distribuído junto às escolas e locais propícios para a soltura da pipa.

O cerol é uma mistura de cola com cacos de vidro moídos e serve para cortar a linha de outras pipas. Segundo o comandante Ferraz, quando um jovem maior de 12 anos é flagrado portando linha com cerol, é possível registrar a ocorrência como ato infracional. Após os 18 anos, o uso do material configura crime de periclitação de vida (quando pode lesar uma pessoa).


GGIM realiza operação de combate no Terminal Vila Arens.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em trabalho conjunto com as Secretarias de Finanças, de Transportes, Guarda Municipal e Polícia Militar, realizou, na manhã desta segunda-feira (20), operação para coibir furtos e comércio ilegal no Terminal Vila Arens.





Foram apreendidos alimentos e CDs e DVDs piratas

Foram apreendidos 163 DVDs, 39 CDs, 72 latas de refrigerante, 65 garrafas de água, 95 quilos de salgados e doces, além de caixas de isopor e banca. Cinco pessoas foram abordadas para pesquisa de antecedentes criminais.

De acordo com o coordenador-executivo do GGIM, Thiers Costa Marques Neto, a intenção da operação é atender as reclamações da população, registradas por meio do telefone 156, relacionadas, principalmente, ao comércio ilegal.

“Nossa intenção não é punir esses comerciantes. A proposta é que eles sejam orientados e regularizem sua situação junto à Prefeitura, assim como outros ambulantes que atuam no município.”

De acordo com Thiers, as operações prosseguem nos próximos dias em outros terminais da cidade. Ele solicita que a população colabore com denúncias dos telefones 156 (Prefeitura) e 153 (Guarda Municipal).

O coordenador do GGIM ressalta que a ação foi sucesso graças à integração das Polícias Militar, Civil, Guarda Municipal e secretarias do governo municipal. “Felizmente, o trabalho está sendo realizado da melhor maneira, graças à disposição dos envolvidos em trabalhar juntos.”


Superpipa e Capucheta vão lutar contra o uso de cerol

Dois simpáticos super-heróis vão mostrar às crianças e adolescentes de Jundiaí dicas para soltar pipa de forma segura e sem cerol. Panfletos desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Social com o baixinho Capucheta e o grandalhão Superpipa já estão sendo distribuídos pela Guarda Municipal, por meio da Ronda Escolar.




Material informativo é entregue na cidadeAproveitando o período de férias, o material já está sendo entregue à garotada e adultos em vários bairros da cidade. “A intenção é conscientizar pais e filhos durante o ano inteiro, com distribuição permanente dos panfletos. Por isso, além dessas entregas nas ruas, ao longo do ano os GMs irão às escolas trabalhar o assunto com as crianças”, explica o comandante da GM, José Roberto Ferraz.



O comandante explica que, atualmente, a GM recebe diversas denúncias sobre uso de cerol nas linhas de pipa. Em uma primeira abordagem, os guardas realizam apenas orientação. “A ideia não é punir e sim fazê-los entender os perigos do uso desse material. Em um segundo momento, adotamos uma postura mais enérgica, acionando os pais, conselho tutelar e Juizado de Menores”.

O secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, destaca que a criação dos personagens, informações e ilustrações foram feitas exclusivamente pela equipe da pasta. “Nossa preocupação foi de orientar não só as crianças, mas também os adultos, inclusive ciclistas e motociclistas que se transformaram nas principais vítimas do cerol”, comenta, lembrando que o material traz orientações como instalação de antena para aparar a linha da pipa e uso de capacete fechado com viseira abaixada.


Adultos também orientados pela GM

Cristiano Guimarães também frisa a importância da produção deste tipo de material. “Ter profissionais de qualidade no quadro de colaboradores da secretaria faz toda a diferença, pois isso garante agilidade e excelência nos trabalhos realizados. Desta forma, atingimos o objetivo determinado pelo prefeito Pedro Bigardi, que é cuidar das pessoas de nossa cidade”.

Crime
O cerol é uma mistura de cola com cacos de vidro moídos e serve para cortar a linha de outras pipas. Segundo o comandante Ferraz, quando um jovem maior de 12 anos é flagrado portando linha com cerol, é possível registrar a ocorrência como ato infracional. Após os 18 anos, o uso do material configura crime de periclitação de vida (quando pode lesar uma pessoa).

Entre as dicas dos heróis Capucheta e Superpipa, estão: nuca use cerol; não solte pipas em dias de chuva ou relâmpagos e perto da fiação elétrica; não solte pipas em lajes ou telhados; procure locais abertos como praças, parques ou campos de futebol; entre outras. O material explica ainda o que é cerol e os riscos do uso. Há ainda orientações de como montar uma pipa.


GM reforça patrulhamento no Santa Gertrudes.

A Guarda Municipal de Jundiaí reforçou o patrulhamento comunitário no bairro do Santa Gertrudes. Segundo o comandante da GM, José Roberto Ferraz, o reforço é necessário para combater furtos e roubos registrados nos últimos dias naquela região. “É uma região distante, mas o patrulhamento comunitário é feito com frequência. Agora, vamos reforçar nosso trabalho proporcionando maior sensação de segurança aos moradores”, afirmou.




Moto localizada pelos GMs

Na sexta-feira (17), por exemplo, após denúncia anônima, uma equipe do Apoio Tático sob coordenação do Inspetor Moreno apreendeu uma motocicleta sem placas e com a numeração do chassis raspada. A moto estava escondida em um residência na rua Ricardo César Fávaro.

Segundo a moradora, o veículo foi comprado em um desmanche. A motocicleta foi guinchada e levada ao pátio. A ocorrência foi elaborada no 6º DP.

A Guarda Municipal de Jundiaí, conforme política de segurança pública urbana do governo Pedro Bigardi, tem por atribuição legal, a proteção dos bens, serviços e instalações do Município, atuando na prevenção primária da violência e supletivamente na prevenção secundária, nos casos de flagrante delito. A dedicação e o profissionalismo dos guardas municipais têm contribuído para proporcionar maior sensação de segurança à população jundiaiense.

A GMJ informa ainda que está à disposição da população através do telefone de emergência 153 ou 4492-9060.


Elemento com entorpecente é detido pelo Canil da Guarda de Jundiaí próximo do Terminal Rodoviário




Na tarde de ontem (22), em patrulhamento comunitário próximo do Terminal Rodoviário, a equipe do Canil da GM formado pelos guardas Pupo e Julio César, suspeitaram de três indivíduos que estavam sentados em uma calçada. Em abordagem, os guardas notaram o nervosismo dos jovens que confessaram estar ali para fumar maconha.
Perguntado sobre a droga, um deles mostrou uma amontoado de folhas secas, uma saquinho plástico contendo aproximadamente 23 invólucros da droga e uma nota de R$ 10,00.

Detidos, um dos indivíduos disse que estava ali para vender drogas.

Juliano Simão da Silva, de 19 anos que apresentou o entorpecente aos guardas foi encaminhado ao 6º DP. A autoridade daquele distrito deu voz de prisão ao jovem por tráfico de entorpecentes.

Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Jundiaí



Veículo furtado é encontrado pelo Canil da Guarda de Jundiaí em túnel na Ferroviários.

A equipe formada pelos guardas Matenauer e Gasparetto, tendo na supervisão o Inspetor Alceu, localizou na noite de ontem ( 22), um veículo abandonado próximo das obras do túnel na Av. dos Ferroviários.
A denúncia partiu de moradores que viram o Monza de cor verde e ligaram para o 153. No local, os guardas constataram o veículo abandonado, que após consulta feita através do INFOSEG, foi verificado que o Monza havia sido furtado no dia 21 de janeiro em Jundiaí.


Com a autorização do delegado, o veículo foi levado ao Plantão Policial juntamente com o proprietário onde os guardas apresentaram a ocorrência.
Ainda de acordo com populares, na hora do abandono do veículo, um Celta de cor prata, acompanhava o Monza.
O Monza foi devolvido à vítima que elogiou o trabalho dos guardas.
A Guarda Municipal de Jundiaí pede à população que em caso de emergência, ligue 153 ou 4492-9060.
FONTE http://www2.jundiai.sp.gov.br/tag/guarda-municipal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário