AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Solenidade com homenagens marca comemoração pelos 30 anos da Guarda Municipal de Indaiatuba

Foto Ilustrativa
Lincoln Franco - SCS/PMI
 
A Prefeitura de Indaiatuba realizou, na manhã de sábado (19), na Sede da GM, comemoração pelos 30 anos da Guarda Municipal. A partir das 10h aconteceu o ato cívico com a entrega de medalhas e homenagens a guardas municipais e parceiros da corporação. A GM foi criada por meio da Lei Municipal 1.999 de 31 de outubro de 1983. Atualmente ela é composta por 260 guardas e 55 viaturas.

Autoridades da cidade e da região compareceram ao evento. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) destacou a importância do trabalho do guarda municipal. “Sempre que falo da GM, falo com muito orgulho. Sei que quando vestem a farda colocam em primeiro lugar o cuidado com a população. Os senhores atuam diariamente imbuídos de muita coragem, determinação e disciplina e tenham certeza, a população reconhece o valor de cada um e se sente segura com a Guarda Municipal por perto. Quero também parabenizar os familiares dos GMs por todo apoio que oferecem a eles e parabenizar toda Guarda pelos 30 anos”, afirmou.

O deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) reforçou a excelência da corporação indaiatubana. “Por onde passo sempre cito Indaiatuba como exemplo na área de Segurança e na integração entre as forças. Temos obtido inúmeros investimentos com o governo do estado para essa área e acredito que o Governo Federal precisa aplicar muito mais em Segurança. O guarda municipal merece todo nosso respeito. Ele deixa sua casa, sua família, para cuidar de toda população.”, comentou.

O chefe do Gabinete do Prefeito e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto apresentou as conquistas dos últimos anos, parabenizou todos os homenageados e a corporação pelo aniversário. “Gostaria de parabenizar toda a GM pelos 30 anos em nome do diretor inspetor-chefe Mário Sérgio Zombine, que representa muito bem a nossa Guarda, pois é exemplo não só de profissional, mas de ser humano, pela sua conduta, humildade, ética e comprometimento”, disse.

O vereador Maurício Baroni representando o presidente da Câmara Municipal, parabenizou os guardas municipais. “Vejo aqui que a GM é a terceira instituição com mais credibilidade no país, mas tenho certeza de que no coração do indaiatubano ela está em primeiro lugar. Contem sempre com a gente, inclusive na luta pela aprovação da PEC 534 que clareia os poderes das guardas municipais e parabéns pelos 30 anos de história”, defendeu.

Representando os quatro colaboradores que receberam a Medalha Mérito de Cidadania, o empresário Baldomero Barbará Neto agradeceu a homenagem. “Esta cerimônia reveste de especial significado, pois concede esta comenda a personalidades que com talento e dedicação contribuíram de maneira decisiva para a criação e transformação da Guarda Municipal de Indaiatuba em referencia nacional de segurança pública. Quero nesta oportunidade agradecer esta homenagem e felicitar a Guarda Municipal de Indaiatuba pelos relevantes serviços que tem prestado a coletividade”, agradeceu.

Também estiveram presentes, o vice-prefeito Antônio Carlos Pinheiro (PTB); os vereadores Célio Massao Kanesaki, Hélio Alves Ribeiro, Luiz Carlos Chiaparine e Helton Antônio Ribeiro; o capitão Jesus André Alves, comandante da Polícia Militar; o delegado titular Marcelo Silveira; além de outras autoridades da região.

O evento contou com apresentações do Corpo Musical da GCM de Guarulhos e presença da Guarda de Honra da GM de Indaiatuba. Viaturas utilizadas pelos guardas e fotos de vários períodos estiveram em exposição. Também foi apresentada a nova disposição da Galeria de Honra e inaugurada da Galeria dos Heróis.

O momento de maior emoção aconteceu durante homenagem às famílias de quatro GMs que morreram no exercício da profissão. Após o toque do silêncio, executado à corneta por um dos músicos da corporação da GCM de Guarulhos, autoridades entregaram as medalhas de Mérito de Ação.

Durante o ato cívico foram entregues quatro condecorações da GM a 16 guardas; famílias de quatro GMs mortos em exercício da profissão e outros quatro parceiros da GM. São elas:
 
Mérito da Guarda - destinada a premiar os integrantes de carreira da Guarda Municipal, que se destacarem como o melhor Guarda Municipal do ano. Receberam a medalha: GMs 3ª Classe Marcio Fabiano Gomes da Silva e Marcos Vandré Tezoto.
 
Mérito de Ação - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado bons serviços à corporação, sendo atingido sob qualquer forma, no exercício de sua função, resultando ou não sequela física, sob circunstância ativa ou passiva para a defesa própria ou de terceiros. Receberam a medalha 12 guardas municipais: os inspetores-chefe Eugênio Furlanetto Neto e João Carlos Boldrin; os subinspetores, Zenir Adilson Wulk de Freitas, João Gilberto Grigoletto e Marcos Umberto da Silva; os CDs (Classe Distinta), Reginaldo Martins Leite, Orlando Aparecido Bersan; os Classes Especiais, Odair dos Santos Cantarin, Marcel Roque Fajon; o 1ª Classe Luciano Donisete de Souza, José Osmar Ornaghi e Antônio José da Silva.

Com a honraria também foi prestada homenagem póstuma às famílias de quatro guardas municipais: Sérgio José de Lima; Fladinardo Pereira Lopes; Venâncio Silveira Pereira e Ilson Gonçalves da Silva.

Mérito da Vida - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional tenham prestado bons serviços à corporação, que resulte em salvamento de pessoas em situação de risco de vida. Receberam a medalha dois GMs: inspetor-chefe Mário Sérgio Zombine e o Classe Especial Adalberto Rodrigues dos Santos.

Mérito de Cidadania - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal, bem como os cidadãos que, por dedicação e abnegação tenham prestado relevantes serviços à corporação, bem como tenham demonstrado de forma especial e destacada, compromisso com a comunidade indaiatubana nas questões de cidadania e bem-estar da população. Com ela foram homenageados quatro parceiros da corporação: o empresário Baldomero Barbará Neto, que apoia a corporação há 15 anos; o advogado e ex-secretário municipal de Negócios Jurídicos, dr. Alexandre Schereiner, que por meio do seu escritório de advocacia proporciona apoio Jurídico aos guardas; o major Waldemar Batista, que foi o primeiro diretor e o primeiro Secretário de Defesa e Cidadania (então Secretaria de Defesa Social) da cidade e a dra. Luciana Maria de Andrade Botteri, delegada de polícia que por 16 anos trabalhou em Indaiatuba sempre apoiando a atuação da GM.

Em outra oportunidade foram homenageadas as 13 GMF (Guardas Municipais Femininas), que integram a corporação desde 1989 e, assim, em 2 de maio de 2014 completam 25 anos de serviços prestados. Após o ato cívico foram oferecidas recreações com brinquedos, doces e lanches para as crianças, além do sorteio de brindes e entrega dos presentes, ações que comemoram também o Dia das Crianças. Em seguida, todos foram convidados para o almoço, na área de lazer da GM.

O início

A Guarda Municipal foi criada pela Lei Municipal nº 1.999 de 31 de outubro de 1983, com a finalidade de colaborar com a Polícia do Estado no serviço de segurança do Município, seja ela de ordem pessoal ou patrimonial, exercendo vigilância diuturna nas vias e logradouros públicos, além de socorrer a população nos casos de necessidade. Em 1984, 200 pessoas se candidataram para concorrer aos primeiros cargos da GM. Após provas escritas, exames médicos e testes de aptidão física, 44 foram selecionados.

A primeira turma iniciou o Curso de Formação em 1º de fevereiro daquele ano. Foram 500 horas de aulas e 90 dias de aulas ministradas por um corpo docente formado por magistrados, oficiais da Polícia Militar e especialistas em Direito Penal, Prática Policial, Instrução Policial, Ordem Unida, Relações Públicas, Armamento e Tiro, Socorros de Urgência, Língua Portuguesa, Defesa Pessoal, Educação Física e Natação.

(fonte: http://www.gm.indaiatuba.sp.gov.br/historia_gm.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário