AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



segunda-feira, 22 de julho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA/PR: 500 guardas municipais serão contratados até o início de 2014

 
 
 
A Guarda Municipal terá um aumento de 500 novos agentes no seu efetivo até 2014. O edital de abertura do concurso público será lançado no mês de agosto. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet, nesta quarta-feira (17), durante solenidade do 27º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui.
 
A meta é contratar, num prazo de quatro anos, 1,5 mil novos guardas municipais, o que fará dobrar o efetivo atual. “Fortalecer a corporação e a sua estrutura e valorizar cada um dos servidores é a nossa meta principal”, explicou o prefeito.
 
Fruet relembrou que o piso salarial dos servidores teve neste ano o maior reajuste da história e que está em discussão um plano de cargos e salários específico para a Guarda Municipal. “Esse reconhecimento resulta numa Guarda Municipal mais forte e motivada e cada vez mais próxima da população, realizando o seu verdadeiro papel, que é o de Guarda Cidadã”, disse. O fortalecimento do vínculo de confiança entre a população e a Guarda Municipal já pode ser percebido com o aumento no número de denúncias feitas pelo telefone 153. Apenas em relação a crimes de pichação, foram 1.283 denúncias no primeiro semestre deste ano, o que levou a Guarda a realizar 189 flagrantes.
 
Durante a cerimônia, também foi anunciada a criação, ainda neste ano, do Centro Integrado de Controle Operacional de Videomonitoramento por câmeras, que propiciará a integração e gestão em um único centro das 175 câmeras de segurança sob gestão da Guarda Municipal, composto hoje por 21 minicentrais, e o espelhamento das imagens das 711 câmeras, 89 móveis e 622 fixas, gerenciadas pela Urbs. “Isso fará com que ainda em 2013 a cidade conte com mil câmeras”, enfatizou Fruet.
 
Segundo o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, a corporação nunca foi tão valorizada e reconhecida. “A Guarda Municipal está agora totalmente alinhada e integrada com outras secretarias municipais, o que otimiza as nossas ações”, afirmou  Carvalho. O inspetor também destacou o fato de 70% do efetivo ter passado por cursos de reciclagem e capacitação nos últimos seis meses.
 
Como resultado, informou, em 2013 a Guarda Municipal já realizou 12.236 atendimentos em Curitiba. “São 196 dias de trabalho, em que nossas equipes atuaram 24 horas diárias, sete dias por semana”, disse.
 
Solenidade
 
Um grupo de guardas-mirins, alunos da Escola Municipal Rio Negro, fez uma homenagem ao guarda municipal Sérgio Morais, durante a cerimônia. Outra ação que marcou o evento foi a entrega de medalhas de honra por tempo de serviço, a vários agentes da corporação.
Medalhas de mérito Borges de Macedo também foram concedidas a servidores da Guarda Municipal, autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços à instituição. Eles receberam ainda o título de Amigo da Guarda. Entre os homenageados estão os generais Luiz Felipe Kremer Carbonel, general da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, e Fernando Marques de Freitas, general de brigada da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército.
 
Participaram da cerimônia, além de vários secretários municipais, administradores regionais, líderes comunitários, a juíza da 3ª vara da Infância e Juventude, Maria Roseli Guiessmann, o superintendente regional da Policia Federal, Rosalvo Ferreira Franco, e superintendente da Polícia Rodoviária Federal da 7ª região, Gilson Luiz Cortiano.
 
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, também esteve presente, ao lado dos vereadores Pedro Paulo, Mauro Inácio, Carla Pimentel, Giovane Fernandes e Hélio Wirbinski
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário