AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sistema de monitoramento e segurança da Prefeitura de Vinhedo será interligado com mais cidades da RMC


Compartilhamento de dados permite criar cinturão de segurança no acesso aos municípios participantes e a ampliar as ações preventivas e que visam deter a prática de atividades delituosas

Em Vinhedo, todas as entradas e saídas da cidade são monitoradas, desde 2011, pela Prefeitura por meio de um moderno sistema de monitoramento por câmeras, que permite reconhecer veículos considerados suspeitos ou empregados em práticas delituosas ao captar imagens em tempo real de todos os veículos que passam pelos locais em que haja as câmeras interligadas ao sistema. Os dados coletados são automaticamente enviados para registro e acompanhamento do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom), operado pela Guarda Civil Municipal.

Para estender a aplicabilidade do sistema e o banco de dados de reconhecimento de veículos envolvidos em práticas delituosas, para imediata verificação da ocorrência, a Prefeitura de Vinhedo anunciou nessa quarta-feira, dia 22, que deve, ainda nos próximos meses, integrá-lo aos sistemas usados em Americana e Monte Mor. Atualmente, o sistema vinhedense está interligado aos de Itatiba, Jundiaí e Indaiatuba.

Essa troca de dados entre Vinhedo e as cidades da região, segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, é primordial para intensificar e aumentar a resolução de ocorrências criminosas, já que permite aos municípios conhecer a fundo não apenas a movimentação em sua malha viária municipal, mas em todas as cidades em que haja a integração do monitoramento. “Com essa interligação ampliamos a abrangência das ações e começamos, de fato, a formar na RMC e com cidades de outras regiões metropolitanas um verdadeiro sistema inteligente e eficaz de videomonitoramento e de troca de dados, focado essencialmente na estruturação de ações de combate à criminalidade, sejam elas pontuais ou preventivas, unindo os municípios num verdadeiro cinturão de segurança”, falou Milton Serafim, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

A vizinha Valinhos, que já anunciou que vai aderir ao sistema metropolitano de videomonitoramento e irá abrir licitação para implantar a ferramenta, também está entre as próximas cidades que devem ser integradas à rede, juntamente com Louveira, que aguarda a conclusão de sua rede de cabeamento óptico para instalar o sistema. Somando às cidades, a Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, da Prefeitura de Vinhedo, ainda informou que já estão previstas as integrações com os sistemas usados em Hortolândia e Artur Nogueira, que apenas aguarda a atualização do programa utilizado à armazenagem das informações.

Efetividade

A partir das câmeras de monitoramento da Prefeitura, instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, o sistema ajuda a identificar a movimentação de veículos suspeitos e envolvidos em práticas delituosas na malha viária municipal, permitindo a verificação imediata de suspeitos e, também, que as forças de segurança atuantes no município possam estruturar estratégias cada vez mais eficientes de combate à criminalidade.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir A. Cruz, a efetividade do sistema permitiu, em 2012, reduzir em aproximadamente 29% dos índices de furto de veículo na cidade. “Nosso sistema também tem nos ajudado na integração com as demais forças de segurança, apoiando no sentido de investigação dos crimes e solução deles”, disse ele, que é o atual presidente do Conselho Regional de Gestores e Secretários Municipais de Segurança da RMC.

O secretário municipal de transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, também defendeu o uso do sistema na cidade e sua utilização na estruturação de mais ações preventivas, em que a Guarda Civil Municipal – que está vinculada à pasta – promove diariamente em cooperação com as polícias militar e civil e que têm como base os estudos que se tornaram possíveis a partir do uso do sistema.

Como funciona

Com a utilização do sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo, todo veículo que entra e sai da cidade tem sua imagem registrada pelas câmeras, que enviam em menos de três segundos o dado coletado ao Cicom. “A partir da coleta da imagem conseguimos armazenar em um banco de dados informações importantes sobre características dos veículos e que permitem rápida identificação no caso de suspeitos, tais como número de placa, existência de adesivo, etc. Caso algum que adentre ou saia da cidade e esteja na listagem de busca, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já comunica as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência”, explicou Falsarella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário