Guarda Municipal de Jundiaí realiza sobrevoos para identificar balões e fiscalizar Serra do Japi
Dando continuidade ao trabalho preventivo de fiscalização e minimizar a prática de soltura de balões, a Guarda Municipal de Jundiaí realizou na manhã de domingo (02) um sobrevoo em áreas com maior incidência de balões da Serra do Japi que sofreu com três focos de incêndios durante o mês de janeiro.
“Sobre os balões, já tínhamos áreas pré-identificadas de soltura. Temos realizado alguns sobrevoos , e através disso fizemos um mapeamento das áreas. Com relação à Serra do Japi, a baixa umidade e as altas temperaturas, tem sido fator preponderante para os incêndios”, explicou Soares.
Com aproximadamente duas horas de sobrevoo, foram monitorados cerca de cinco balões em diversos pontos da cidade com o trabalho em conjunto do helicóptero e das viaturas em terra. Dois balões foram identificados, um no Jardim Tarumã e o outro no Corrupira , os demais foram em direção à outras cidades, sendo mais tarde alertados.
Do Jardim Tarumã, quatro pessoas foram detidas, após serem monitoradas pelo helicóptero. Uma viatura do Apoio Tático deteve os indivíduos na Rua Santa Rita, na Ponte São João. A equipe da Divisão Florestal fez a apreensão dos apetrechos do balão.
Elas foram conduzidos ao Plantão Policial. Além dos balões, foram apreendidos botijões de gás e rojões, que são usados durante a soltura. Os indivíduos foram liberados logo após prestar depoimento.
O segundo balão foi apreendido depois de cair em um campo de futebol, no Jardim Novo Horizonte. Ele era bem colorido e tinha aproximadamente 6 metros. Ninguém foi detido.
Para Soares, é importante ter a participação da população na fiscalização de soltura de balões. “De nada adianta termos ótimos equipamentos se não termos a confiança da população”. Ele ainda cita que todos temos que ter consciência. “Se parte da população (os baloeiros) tivesse consciência, todo o investimento usado na operação poderia ser usado em outras áreas como Saúde e Educação”, afirmou.
De acordo com o Comandante José Roberto Ferraz, esta ação faz parte de um Projeto de Fiscalização de Território de Gestão da Serra do Japi, que está sendo feito desde 2013, envolvendo fiscalização motorizada em áreas monitoradas através de helicópteros e aeronaves do Aeroclube de Jundiaí.
Todo o resultado do trabalho de ontem (02) foi graças a confiança depositada pela população, ao fornecer informações precisas através do telefone 153 ou 4492-9060 da Guarda Municipal de Jundiaí culminando nas identificações e apreensões de balões.
Guarda Municipal localiza Gol furtado
Guarda Municipal localiza Gol furtado
Na manhã desta segunda-feira (03), guardas municipais do Canil, Pupo e Julio, em patrulhamento comunitário pela região da Vila Esperança foram informados por um transeunte que um veículo estaria abandonado na estrada da Boiada.
No local os guardas localizaram o veículo Gol, cor branca, placas CPY 4165, aberto.
Durante pesquisa pelo Sistema INFOSEG (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização), constatou-se que o veículo é produto de furto na data de ontem (02).
A ocorrência foi apresentada ao 4° Distrito Policial, onde a autoridade determinou a elaboração do Boletim de Ocorrência de auto localizado.
O Gol foi guinchado até o pátio Bom Jesus.
Outro caso: Os GMs Inácio e Ailton em patrulhamento comunitário pelo bairro Vista Alegre na manhã desta segunda-feira (03), depararam se com um solicitante informando que seu veículo Gol de cor vermelho, ano 1995 foi furtado de sua residência no Bairro Morada das Vinhas. Sabendo que o veículo tinha pouco combustível, ele resolveu procurar.
O proprietário localizou o veículo estacionado no bairro Vista Alegre, e estaria com medo de se aproximar do veículo. Os guardas foram ao local com a vítima e contataram que o veículo se encontrava aberto e sem gasolina.
A ocorrência foi encaminhada ao 2° Distrito Policial, onde a autoridade determinou a elaboração do Boletim de Ocorrência de veículo furtado/auto localizado.
Divisão Florestal da GM combate dois incêndios na região da Terra Nova
Divisão Florestal da GM combate dois incêndios na região da Terra Nova
No final da tarde de ontem (04), dois incêndios movimentaram as equipes da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí.
O monitoramento da GM acompanhou sinais de fumaça na região da Vila Comercial. No local os guardas constataram um princípio de incêndio no Morro da Baleia onde as equipes controlaram o foco.
O segundo incêndio foi pelo Bairro Terra Nova, que atingiu uma área de pastagens e mata nativa. Os guardas conseguiram controlar as chamas.
Cerca de dez guardas que compõem a brigada de incêndio combateram as chamas por cerca de uma hora.
A Divisão Florestal combateu em uma semana cerca de 05 incêndios na região da Serra do Japi.
O Subcomandante Soares e o Comandante Ferraz acompanharam os trabalhos de controle as chamas
Dois veículos são recuperados pela Guarda Municipal de Jundiaí durante a noite
Dois veículos são recuperados pela Guarda Municipal de Jundiaí durante a noite
Uma equipe do patrulhamento comunitário da Guarda Municipal de Jundiaí localizou na noite de ontem (04) um veículo Kadett de cor cinza no Jardim Tamoio.
Segundo os guardas, durante o percurso da Unidade Básica de Saúde do Bairro até o Terminal Colônia pela rua Tenente José Palermo foi avistado o Kadett estacionado de forma irregular.
No local, os guardas constataram que faltava a bateria e o estepe do veículo Em pesquisa pelo INFOSEG, foi confirmado que o veículo era produto de furto.
O Kadett foi guinchado e a ocorrência apresentada no Plantão Policial.
Outro veículo
Por volta de 23h30 de ontem (04) enquanto realizavam patrulhamento comunitário na região do Bairro do Retiro, uma viatura com os guardas Paulo Sérgio e Claudilei se depararam com um Honda City parado na marginal da Rodovia Anhanguera com as portas abertas e com o alarme disparado.
Em contato com moradores, os guardas foram avisados que minutos antes dois indivíduos haviam parado o veículo fugindo pela janela, e correndo em direção à um matagal.
No local os guardas através do COT foram informados que o veículo não possuía nenhuma queixa. Porém com a localização do proprietário, foi confirmado que o Honda City havia sido roubado pela residência horas atrás por dois homens armados no Jardim Campos Elíseos.
O veículo foi guinchado até o Plantão Policial onde a autoridade determinou a apreensão e a liberação do veículo ao proprietário.
Convênio com Aeroclube de Jundiaí ajuda no monitoramento da Serra na região de Cabreúva
Convênio com Aeroclube de Jundiaí ajuda no monitoramento da Serra na região de Cabreúva
O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, sobrevoou na manhã desta terça-feira (04) diversos pontos da Serra do Japi e principalmente áreas que estavam sendo atingidas por focos de incêndios na região de Cabreúva
O sobrevoo faz parte do convênio entre a Prefeitura, Guarda Municipal e o Aeroclube de Jundiaí, que tem por objetivo monitorar áreas do Território de Gestão da Serra do Japi, fiscalizando eventuais irregularidades que representam perigo para a Serra.
O Coordenador da Defesa Civil de Cabreúva, Thiago e o Comandante da GM de Cabreúva, Pedroso, também sobrevoaram as áreas. O Diretor do Aeroclube de Jundiaí, Marcos Antônio Pereira afirma que através da parceria estabelecida com a GM, é possível a realização de sobrevoos na Serra, sempre que necessário, auxiliando o Poder Público em ações preventivas “Isso faz parte do Estatuto do Aeroclube, como atividade de interesse público”, explica Marco.
Por aproximadamente 40 minutos foi realizado o monitoramento, e todas as informações foram passadas rapidamente a Guarda Municipal de Cabreúva e a Defesa Civil sobre um incêndio que ocorria na região rural de Cabreúva.
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Cabreúva a área atingida é extensa. “ Não sei precisar o tamanho, mas muita coisa foi queimada”.
Para o Comandante Ferraz, o monitoramento aéreo é de extrema importância. “ Ele só tem a acrescentar para o meio ambiente e para as para as cidades que circundam a Serra do Japi”.
De acordo com o Comandante José Roberto Ferraz, esta ação faz parte de um Projeto de Fiscalização de Território de Gestão da Serra do Japi, que está sendo feito desde 2013, envolvendo fiscalização motorizada em áreas monitoradas através de helicópteros e aeronaves do Aeroclube de Jundiaí.
FONTE http://www.gmjundiai.com.br/GMJ/home/Default_Noticia.asp?N=1121

Nenhum comentário:
Postar um comentário