AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



sábado, 23 de agosto de 2014

CANIL GCM DE ARAUCÁRIA / PR.

Guarda Municipal de Araucária (PR) apresenta projeto de canil




Evento apresentou projeto para canil da GMA e trabalho realizado pela Guarda de Curitiba com cães. (Foto: Carlos Poly/SMCS)


A Guarda Municipal de Araucária (GMA) ganhou um reforço para execução de seus trabalhos na área de segurança pública da cidade: são três cães que estão sendo treinados para compor o canil municipal. 


O vice-prefeito, Rui Sérgio Alves de Souza, acompanhou o evento de apresentação dos animais, no qual a Guarda Municipal de Curitiba fez uma demonstração de ações que seus cães já realizam.






O supervisor do canil da Guarda Municipal de Curitiba, Antônio Flausino, entreve as crianças do CMEI Califórnia e da Escola Eglé explicando sobre treinamento de cães e mostrou como esses animais podem ser úteis para os serviços de segurança. 

Por já possuir experiência, a Guarda Municipal de Curitiba está auxiliando na capacitação de profissionais de Araucária para lidar com a nova estrutura adquirida.


“Esse foi o pontapé inicial para o projeto que cria o canil da Guarda Municipal de Araucária. 

Os cães passarão por treinamento e os profissionais que ficarão responsáveis por eles também receberão capacitação para lidar com os animais. 

Agradecemos a Guarda de Curitiba pelo apoio nessa jornada”, comenta o secretário municipal de Segurança de Araucária, José Joval Conceição.







Os cães serão adestrados e poderão contribuir para auxiliar os guardas na proteção de bens, assim como de serviços ou instalações do município e em outras situações relacionadas com as atribuições da GMA ou que possam apoiar ações da Polícia Civil e Militar. 


Os animais poderão ainda ser empregados em operações de busca de drogas, resgate e salvamento ou em demonstrações de cunho educacional e recreativo em escolas.


O comandante da GMA, Cleverson Nunes Coelho, explica como os cães poderão facilitar o serviço da instituição.

 “Em regiões próximas a escolas, por exemplo, poderemos achar drogas de maneira precisa. Sabemos que em muitas vezes a droga é escondida em cantos e quando abordamos o suspeito acabamos não achando a substância. 

O cão tem um faro muito apurado e se treinado pode nos indicar onde está a droga”, comenta.


O vice-prefeito complementa a discussão enfatizando que a escola precisa ser um ambiente seguro para alunos e professores. “Esse será um trabalho maravilhoso, o prefeito Olizandro tem feito um esforço especial para que isso aconteça. Precisamos combater às drogas e à violência e agora teremos mais essa ferramenta”, diz Rui.


Cães
São dois rottweilers, o Charlie e o Bugão, e uma cadela da raça pastor belga malinois, a Lana. Os rottweilers serão cães de segurança/patrulhamento ostensivo e serão utilizados quando necessário em situações de distúrbio civil. 

A Lana será treinada para ações que utilizem o faro, como busca de entorpecentes. Os rottweillers passarão por treinamento de aproximadamente seis meses e a malinois provavelmente de um ano.


Capacitação
No ano passado, um guarda municipal de Araucária participou de um curso com duração de dois meses e meio sobre tratamento de cães e adestramento básico. O curso foi ofertado pelo Exército, no Rio Grande do Sul. Este ano, dois guardas estão fazendo uma outra capacitação para aperfeiçoar os conhecimentos sobre o assunto com profissionais do canil de Curitiba.


FONTE http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2014/08/guarda-municipal-de-araucaria-pr.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário