AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quarta-feira, 16 de abril de 2014

GCM DE JUNDIAÍ POLICIA DE PRIMEIRO MUNDO.

GM atende 2,6 mil ocorrências no primeiro trimestre




Estatísticas mostram resultados positivos no trabalho realizado pela GM


A Guarda Municipal de Jundiaí divulgou, nesta quinta-feira (10), um balanço dos trabalhos realizados pela corporação nos primeiros três meses deste ano. Segundo o Setor de Planejamento e Estatísticas, de janeiro a março a corporação atendeu 2,6 mil ocorrências. O número é 10% superior ao mesmo período de 2013, quando foram realizados cerca de 2,3 mil atendimentos.

Dentre os atendimentos de ordem criminal, realizados pela Divisão Operacional, que incluem a Ronda Escolar, Apoio Tático, viaturas de patrulhamento e Canil, foram 664 ocorrências, ante 397 no mesmo período de 2013, crescimento de 60%.

Na Divisão Florestal, os números também foram positivos. De janeiro a março, a GM registrou nove focos de incêndios. Em 2013, no mesmo período, nenhuma ocorrência foi registrada. Segundo o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, neste quesito foi importante a instalação da câmera de monitoramento na Serra do Japi, que permite a fiscalização mais direcionada e pontual.

Veículos
O Centro de Controle Operacional (CCO), que faz a leitura de placas de veículos e o monitoramento por meio de câmeras, registrou neste trimestre 9.035 atendimentos, contra 3.378 no ano passado. Esse aumento significativo se dá por conta da inserção das câmeras nas oito cidades que compõe o sistema de monitoramento (Jundiaí, Itatiba, Indaiatuba, Vinhedo, Monte Mor, Nova Odessa, Jaguariúna e Louveira).

De acordo com o comandante da GM, as cidades trabalham integradas com o sistema de monitoramento. Todos os dados ficam à disposição da Polícia Civil para que investigações sejam realizadas. Por conta do trabalho, o número de veículos recuperados neste ano é positivo. Neste trimestre, cerca de 67 veículos roubados ou furtados foram recuperados. No ano passado, no mesmo período, foram 19.

“Com o novo modelo de gestão da Guarda Municipal de Jundiaí, os indicadores conhecidos permitem que a corporação avalie os resultados e a eficácia dos serviços prestados à população”, afirma Ferraz. “Esses números trouxeram um maior aprimoramento do CCO, bem como a interação entre as secretarias, como Finanças, Trânsito, Transportes, Fumas, Semads, Polícia Militar e Polícia Civil”, completa.

A Guarda Municipal está à disposição da população por meio dos telefones 153 ou 4492-9060.

Por Assessoria de Imprensa GM



Guardas Municipais ensinam defesa pessoal a idosos




Prefeito participou da aula inaugural e elogiou a iniciativa


Como agir em situações de risco e ter mais atenção para não cair em golpes. Esses são alguns dos assuntos abordados durante o curso Orientação e Defesa Pessoal para a Pessoa Idosa. O projeto-piloto é uma parceria entre a Associação dos Aposentados de Jundiaí, Guarda Municipal e Coordenadoria do Idoso e teve sua aula inaugural nesta sexta-feira (11), com a presença do prefeito Pedro Bigardi.

A duração será de três meses e 15 idosos se inscreveram. O prefeito destacou a importância da iniciativa. “Tenho certeza de que será um projeto de muito sucesso. É um programa social e de segurança para a população idosa”, comentou. De acordo com ele, a Guarda Municipal atua em todo o município, inclusive em parcerias com as polícias Militar e Civil. “Por mais que façamos, ainda ocorrem situações de insegurança. E por isso é importante orientar esse público, que é muito visado.”

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, salientou que esse trabalho complementa as atividades que a Guarda já realiza. “É mais uma ação com o intuito de cuidar das pessoas.”

A responsável pela Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, frisou que o projeto faz parte do programa Idoso Ativo. “É uma proposta para que eles sintam-se mais seguros e independentes. Em breve divulgaremos projetos individuais, oriundos do programa.”

O vice-presidente da Associação dos Aposentados, Marcos Tebom, destacou que é comum o registro de casos de idosos que caem em golpes, principalmente na porta de bancos, além de casos de furtos e roubos. “Esse curso leva a esse público noções importantíssimas, que podem ser decisivas em um momento de risco.”

Participaram ainda a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilena Negro, o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, e o vereador Celso Arantes.

A aula
Quem se inscreveu não escondia a ansiedade durante a aula inaugural. Era o caso da aposentada Ilda Aparecida Andrade, de 74 anos. “Moro sozinha e acho bom participar. É sempre bom aprender.” Assim como ela, Maria de Lurdes Gáspari, de 67 anos, também aprovou a ideia. “É bom saber se defender.”

Segundo o GM Marcelo Aparecido de Campos, além de mostrar as noções de defesa, o foco também é melhorar a qualidade de vida dos idosos. “É fazer com que eles fiquem mais atentos no dia a dia”, disse ele, ressaltando que as aulas não exigirão muito esforço físico dos alunos.

A GM Andreia Aparecida de Melo Pontes comentou que durante o projeto-piloto será observada a resposta do público para que novas turmas sejam formadas. Além disso, já há a ideia de levar o curso a deficientes. “Iremos adaptar essas aulas para o novo público.” A proposta é realizar uma parceria com Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

Tanto Marcelo quanto Andreia estão no projeto como voluntários.

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio
Fonte: Prefeitura de Jundiaí



Canil da Gm e ONG Um Só Coração realizam apresentações para crianças carentes




Canil da Gm e ONG Um Só Coração realizam apresentações para crianças carentes
Aproximadamente 400 crianças carentes acompanharam a apresentação do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí na tarde do último domingo (13) em um campo de futebol no bairro dos Fernandez.

O público formado por moradores de diversos bairros carentes de Jundiaí puderam ver os cães Athon e Aruk participarem de provas de obediência e faro.

O organizador do evento, o investigador Xororó que está a frente da ONG Um Só Coração, explica que para ele o que vale é o sorriso no rosto das crianças. “ Faz - 09 - anos que trabalho com crianças carentes, para mim é gratificante ver a alegria dessas pessoas. Agradeço a GM por colaborar neste projeto.

Cerca de - 04 ônibus - ajudaram no transporte de famílias e crianças até o local.

Os guardas Menezes e Martins foram os condutores dos cães. Demais guardas, Pupo e Durval estiveram colaborando com as apresentações.

A Guarda Municipal de Jundiaí através do grupamento do Canil, realiza constantemente apresentações em escolas, empresas e instituições de Jundiaí e de outras cidades da região

por Luciano Guerino
foto GMJ


Assessoria de Imprensa GMJ 

FONTE http://www2.jundiai.sp.gov.br/tag/guarda-municipal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário