AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quinta-feira, 3 de abril de 2014

GCM DE INDAIATUBA.

Guarda Municipal mostra trajetória em exposição no Polo Shopping



Divulgação

A Secretaria de Defesa e Cidadania organizou uma exposição para comemorar os 30 anos da Guarda Municipal. São 48 fotos, que estão no Polo Shopping Indaiatuba até o próximo dia 30, e retratam toda a trajetória da corporação, que tem colaborado com a segurança de Indaiatuba ao longo dessas três décadas. A exposição já passou pelo saguão da Prefeitura e será levada para outros pontos que estão sendo definidos.

INÍCIO
A Guarda Municipal foi criada pela Lei Municipal nº 1.999 de 31 de outubro de 1983, com a finalidade de colaborar com a Polícia do Estado no serviço de segurança do Município, seja ela de ordem pessoal ou patrimonial, exercendo vigilância diuturna nas vias e logradouros públicos, além de socorrer a população nos casos de necessidade. Em 1984, 200 pessoas se candidataram para concorrer aos primeiros cargos da GM. Após provas escritas, exames médicos e testes de aptidão física, 44 foram selecionados.



A primeira turma iniciou o Curso de Formação em 1º de fevereiro daquele ano. Foram 500 horas de aulas e 90 dias de aulas ministradas por um corpo docente formado por magistrados, oficiais da Polícia Militar e especialistas em Direito Penal, Prática Policial, Instrução Policial, Ordem Unida, Relações Públicas, Armamento e Tiro, Socorros de Urgência, Língua Portuguesa, Defesa Pessoal, Educação Física e Natação. A GM já formou 14 turmas e atualmente tem um efetivo de 259 componentes. (fonte: http://www.gm.indaiatuba.sp.gov.br/historia_gm.php)

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) criou no ano passado condecorações para homenagear os Guardas Municipais também como forma reconhecimento pelos serviços prestados à população e marcar os 30 anos da corporação.

São elas: Mérito da Guarda - destinada a premiar os integrantes de carreira da Guarda Municipal, que se destacarem como o melhor Guarda Municipal do ano. Receberam as medalhas: GMs 3ª Classe Marcio Fabiano Gomes da Silva e Marcos Vandré Tezoto.

Mérito de Ação - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado bons serviços à corporação, sendo atingido sob qualquer forma, no exercício de sua função, resultando ou não sequela física, sob circunstância ativa ou passiva para a defesa própria ou de terceiros.

 Receberam a medalha 12 guardas municipais: os inspetores-chefe Eugênio Furlanetto Neto e João Carlos Boldrin; os subinspetores, Zenir Adilson Wulk de Freitas, João Gilberto Grigoletto e Marcos Umberto da Silva; os CDs (Classe Distinta), Reginaldo Martins Leite, Orlando Aparecido Bersan; os Classes Especiais, Odair dos Santos Cantarin, Marcel Roque Fajon; o 1ª Classe Luciano Donisete de Souza, José Osmar Ornaghi e Antônio José da Silva.


Com a honraria também foi prestada homenagem póstuma às famílias de quatro guardas municipais: Sérgio José de Lima; Fladinardo Pereira Lopes; Venâncio Silveira Pereira e Ilson Gonçalves da Silva.

Mérito da Vida - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional tenham prestado bons serviços à corporação, que resulte em salvamento de pessoas em situação de risco de vida. Receberam a medalha dois GMs: inspetor-chefe Mário Sérgio Zombine e o Classe Especial Adalberto Rodrigues dos Santos.

Mérito de Cidadania - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal, bem como os cidadãos que, por dedicação e abnegação tenham prestado relevantes serviços à corporação, bem como tenham demonstrado de forma especial e destacada, compromisso com a comunidade indaiatubana nas questões de cidadania e bem-estar da população.

 Com ela foram homenageados quatro parceiros da corporação: o empresário Baldomero Barbará Neto, que apoia a corporação há 15 anos; o advogado e ex-secretário municipal de Negócios Jurídicos, dr. Alexandre Schereiner, que por meio do seu escritório de advocacia proporciona apoio Jurídico aos guardas; o major Waldemar Batista, que foi o primeiro diretor e o primeiro Secretário de Defesa e Cidadania (então Secretaria de Defesa Social) da cidade e a dra. Luciana Maria de Andrade Botteri, delegada de polícia que por 16 anos trabalhou em Indaiatuba sempre apoiando a atuação da GM.


19 Guardas Municipais recebem portarias de elogio em março



Divulgação

A Secretaria de Defesa e Cidadania entregou em março 20 portarias de elogio e 03 medalhas de Mérito da Corporação. “O objetivo da administração municipal é reconhecer por meio de portaria de elogio os relevantes serviços prestados em benefício do bom andamento da Secretaria de Defesa”, comenta o titular da pasta e chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Guedes Pinto.

 “Para nossa satisfação temos Guardas que já receberam portaria mais de uma vez”, informa. 

“A portaria que entregamos é uma homenagem e agradecimento da administração pelas atitudes do funcionário público, seja no atendimento de ocorrência ou nos préstimos para que a Secretaria tenha um bom desempenho, pois acreditamos que um depende do trabalho do outro dentro, por isso fazemos questão entregar as portarias desde o pessoal que auxilia na limpeza até o mais graduado dentro da estrutura da GM passando por integrantes de outras Secretarias que nos auxiliam no dia a dia”, completa o secretário.



PORTARIA DE ELOGIO DE MARÇO

Inspetor Chefe – Mario Sérgio Zombini

Subinspetor - Rozival Petrucelli

Classe Especial - Aluisio José Galvão dos Santos

Primeira Classe - Gilvan Frutuoso da Silva, Marcelino Elizio Severino e José Carlos Poletto Junior

Segunda Classe - Valdeir de Almeida Orlandi (DUAS PORTARIAS), Osmar de Paula Oliveira e

Edison Wolf

Terceira Classe - Jean Fernandes, Luciano Luis Spina, Carlos Santos Silva, Patrick Moraes de Aquino, Vitor Tizziani, José Carlos Pereira da Silva, Valssuir Gomes, José Hudson Antunes Noya, Paulo Cesar Fernandes, Leandro Renato Barbosa



MÉRITO DA CORPORAÇÃO

Outros 03 Guardas Municipais também receberam medalhas de Mérito da Corporação em março. A condecoração foi criada pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), por meio da Lei Municipal 6.196 de 08 de outubro de 2013. O objetivo é premiar os integrantes da carreira da Guarda Municpap que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, prestaram bons serviços à corporação durante dez, vinte, vinte e cinco, trinta e trinta e cinco anos.



Classe Distinta - Carlos Alberto Dalago, Lucio Ricardo de Oliveira Ferraz, Edilson José Gomes da Silva
Guarda Municipal localiza foragido da Justiça





Divulgação

A Guarda Municipal (GM) localizou na terça-feira (1º) um foragido da justiça.

 A moto que ele conduzia estava sendo monitorada, atendendo um pedido da Polícia Civil, por suspeita de ter participado do roubo de uma camionete no Distrito Industrial.

 Após o veículo de duas rodas conduzido por D.P.D. ter passado por uma área monitorada foi efetuada a comunicação, via rádio, para a rede GM e da Polícia Militar (PM).

Uma guarnição da Guarda deparou com a moto e iniciou o acompanhamento. O motociclista não obedeceu a sinalização de parar e iniciou a fuga por diversas ruas da cidade, sendo detido na rua padre Francisco de Paula Cabral Vasconcelos, no Jardim Alice, após ter se escondido em um supermercado. O mesmo foi conduzido até a Delegacia de Polícia onde houve a confirmação de que D. era foragido da justiça. Ele foi condenado por um roubo a uma casa lotérica. A moto também foi recolhida.

Embaixador do Senegal visita Centro de Operações e Inteligência da GM


Eliandro Figueira – SCS/PMI

O embaixador extraordinário e plenipotenciário do Senegal, El Hadji Amadou Niang, esteve visitando na última quinta-feira (27) o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal. O diplomata senegalês foi recebido pelo vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro (PTB) e pelo chefe do Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.

Niang, que assumiu a embaixada do Senegal há 15 dias, tomou conhecimento da tecnologia utilizada por Indaiatuba no combate a criminalidade e seus resultados positivos e optou conhecer in loco como funciona o sistema empregado pelo município. “Pelo que o embaixador nos informou o objetivo é implantar um sistema semelhante no Senegal começando pela capital Dakar, tendo em vista que é um local de entrada para os Países africanos e necessita de ferramentas tecnológicas para esse controle. Segundo ele isso acaba trazendo como conseqüência problemas como terrorismo, tráfico de drogas, entre outros”, informa Alexandre.

Segundo o secretário de Defesa e Cidadania, Niang informou que estará convocando o Ministro da Segurança Nacional do seu País para conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas pelas forças policiais de Indaiatuba. “Ele disse que nos próximos dias o Ministro da Segurança e uma equipe técnica estará verificando o nosso trabalho”, relata. “Posteriormente os técnicos deverão permanecer na cidade pelo tempo necessário, conforme falou o embaixador”, finaliza.

Alexandre apresentou o Programa Viver ao embaixador. “Ele nos falou que um dos grandes problemas do Senegal é o uso e tráfico de drogas e então mostramos para o Programa lançado pelo prefeito Reinaldo Nogueira na última semana que é justamente voltado para essa questão”, comenta. O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. 

Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

FONTE http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/20547/

Nenhum comentário:

Postar um comentário