AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



segunda-feira, 24 de março de 2014

GCM DE TERESÓPOLIS.

Guarda Municipal ganha reforços ‘bons pra cachorro’




Cadela em simulação, depois de revistar ointerior do carro em busca de armas e entorpecentes, obedece ao comando do adestrador e deixa o veículo pela janela

Força municipal inicia trabalho com cães para garantir a segurança da população

Há cerca de seis meses um projeto começou a ser implantado na Guarda Municipal de Teresópolis. O que inicialmente era uma vontade do secretário de Segurança Pública, Marco da Luz, tenente da Polícia Militar, hoje já é uma realidade.

 Um contingente de cinco cães já está trabalhando em operações conjuntas com forças de segurança como a PM e a Polícia Rodoviária Federal e já foram responsáveis por apreensões de drogas em pelo menos cinco operações trabalhadas.

Os cinco cães da GM são treinados pelo instrutor voluntário Ronaldo Jacques, dono do Canil Saint Jacques. Da matilha que segue em treinamento, três animais já estão prontos para o trabalho nas ruas: o pastor alemão Thor, que foi adestrado para localização de armas e drogas, a pastora de Malinois Taila e a pastora holandesa Dalila, ambas prontas para detectar explosivos.

 Há ainda outros dois indivíduos em treinamento. Os cães já foram vistos em várias operações da GM, grandes eventos como carnaval e nas finais dos campeonatos municipais de futebol.


Agentes voluntários da GM estão sendo preparados para o trabalho com os cães que estão sendo incorporados ao efetivo

Trabalho Pioneiro

“Estamos com esse trabalho pioneiro na guarda civil de Teresópolis, implementando a atuação com cães na área de segurança pública, no limite das atribuições da Guarda Municipal. 

Estamos iniciando isso com os agentes voluntários e ofereci meus cães para esse início, passando também meu conhecimento para eles”, destaca o instrutor Jacques.
Em recente operação, o pastor alemão Thor ajudou a PRF num trabalho de ‘pente fino’ feito em carros que chegavam à cidade pelo Soberbo. Esses animais têm sido tão eficientes que matrizes da cidade já estão sendo encaminhadas para canis de outros municípios para o cruzamento e cria de novos indivíduos.


Os novos reforços da Guarda Municipal já são utilizados em grandes eventos e operações conjuntas com forças policiais

Demonstração

Atendendo pedido do jornal O DIÁRIO, o tenente Da Luz e o coordenador Sérgio Alves fizeram uma demonstração da capacidade de trabalho dos animais. Foram feitas três simulações de situações reais no gramado do Várzea Futebol Clube, gentilmente cedido pela direção para a reportagem.
Na primeira situação, o cão fez uma busca de entorpecentes em um carro. Uma viatura da GM foi usada e uma bola, com odor característico de entorpecentes, escondida.

 O objeto foi colocado junto à entrada de gasolina do veículo, mostrando que o odor típico do combustível não consegue mascarar o cheiro do objeto que está sendo buscado. O animal fez a busca e rapidamente localizou o material escondido.

 “Basicamente o que a gente faz nesse início é selecionar cães que tenham uma aptidão muito grande pela brincadeira, pelo impulso de caça.

 Então pegamos um brinquedo, que pode ser uma bola ou um tubo e, quando ele fica obcecado pelo brinquedo, começamos a introduzir o odor característico de uma substância que nós queremos que seja identificada pelo bicho.

 Ou seja, associamos que para ele ganhar o objeto e continuar brincando, tem que detectar com uma indicação ativa, latindo, com a pata ou de forma passiva, sentado e olhando fixamente para o ponto de onde vem o odor”, detalha o instrutor.

 O cheiro é introduzido de acordo com o objetivo do treinamento, podendo ser de armas, drogas, explosivos ou até de pessoas, para que os cães auxiliem em operações de busca.


Cadela em simulação, depois de revistar o interior do carro em busca de armas e entorpecentes, obedece ao comando do adestrador e deixa o veículo pela janela


Habilidade e obediência

Na segunda etapa foi feita demonstração de habilidade e obediência.

 A cadela Taila utilizou a janela para entrar no carro e fazer sua busca, retornando instantaneamente após o comando do adestrador, no caso, o agente Lomba, um dos pioneiros no trabalho da GM com os bichos.
Na terceira simulação, o ataque. O voluntário, utilizando roupa especial, se aproximou do cão e do agente. 

O animal permaneceu atento, porém imóvel. Ao se distanciar, houve o comando para o ataque e o animal fez o que foi treinado. Mordendo o braço do agressor, rendeu o homem e só soltou quando recebeu o comando.

 Com o agressor no chão, outra agente da GM se aproximou para fazer uma revista.
Além das contribuições para a segurança da população, os cachorros da Guarda Municipal também serão mobilizados para um projeto junto às escolas da cidade.

 O ‘Cão Legal’ vai legar os bichos até as crianças para que elas conheçam o trabalho desenvolvido e entendam que esses mesmos animais podem ser utilizados em operações nas regiões onde haja suspeita de tráfico, porte de armas ou presença de explosivos.


Cão da Guarda Municipal ataca voluntário em simulação de ação feita para mostrar a capacidade dos reforços da corporação


No caminho certo

Na avaliação do Secretário Da Luz, o êxito da participação dos cães em operações conjuntas mostra que a GM está no caminho certo. 

“É um projeto embrionário, mas que já está sendo um sucesso pelo êxito alcançado em várias operações com PM. Vamos também iniciar esse trabalho com as escolas. 

Esse sonho veio da época que eu era o coordenador da Guarda e acho muito positivo. O resultado está aí, não são fantasias, mas meios e equipamentos para oferecermos uma segurança melhor”.
Com o sucesso da atuação dos cães em Teresópolis, a GM já trabalha para sediar uma competição de equipes k-9. O evento será na cidade, no dia 25 de maio, e vai reunir equipes da Polícia do Exército, do Batalhão de Guardiões do Exército, Canil dos Fuzileiros Navais e guardas municipais do Rio de Janeiro, Macaé, Casimiro de Abreu e Teresópolis.

 FONTE http://netdiario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário