Guarda Municipal de Jundiaí possui intérpretes de linguagem de sinais
Guarda Municipal de Jundiaí possui intérpretes de linguagem de sinais
lado esquerdo GMF Mello, ao centro Irene e do lado direito GM Pontes
Como socorrer uma pessoa quando se descobre que ela é surda?
No dia 02 de novembro do ano passado, o casal de surdos, James Guilherme Mantovani e Irene de Fátima Faria Mantovani se envolveram em um acidente de trânsito na rua da Várzea no bairro Agapeama.
Segundo Irene, uma moto passou pelo sinal vermelho colidindo lateralmente em seu veículo.
O motociclista ferido foi socorrido pelo SAMU, o casal nada sofreu. Necessitando de auxílio, Irene passou uma mensagem no celular da filha mas sem sucesso . Foi aí que o casal enquanto aguardava por orientação lembrou de uma amiga que interpretava os sinais e a avisou através de SMS por celular.
Integrantes da Guarda Municipal de Jundiaí participaram há alguns meses de um curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) junto com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a ATEAL.
Um dos guardas, a GMF Mello que tem formação em Libras e é amiga da vítima ficou sabendo do acidente e junto com o marido que também é guarda foram até o local para ajudar na interpretação. A guarda feminina chegou primeiro que o policial militar e com a presença dela, tudo ficou mais fácil.
A ocorrência foi feita e Irene e o marido foram levados para o Pronto Socorro e liberados em seguida.
Irene contou que ficou muito assustada e preocupada com o acidente. “Nós temos muita dificuldade, muitas pessoas não sabem a linguagem de sinais e aí ficamos na dependência de uma intérprete”, explica . Ela ainda cita a importância de policiais saberem a línguagem.
Mello explica que recentemente a Escola de Governo da Prefeitura de Jundiaí, formou cerca de 30 servidores em Libras e que estão aptos para trabalhar na interpretação de sinais.
“Alguns setores da prefeitura já conta com intérpretes, isso é muito bom, é necessário. Jundiaí está à frente de outras cidades”, afirma a guarda municipal feminina. Ela lembra ainda que não adianta só fazer o curso, tem que praticar.
Na solenidade de formação do curso de Libras na Câmara Municipal de Jundiaí, onde cerca de 19 guardas municipais participaram em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficência , o Subcomandante da GM, Soares abriu a cerimônia dando boas-vindas em linguagem de sinais.
De acordo com os números do Clube dos Surdos, cerca de 1000 pessoas na região são surdos.
O Dia Nacional do Surdo foi oficializado apenas no dia 29 de outubro de 2008, através da Lei 1.976/2008.
Com apoio da GM, incêndio em galpão é controlado
Com apoio da GM, incêndio em galpão é controlado
Acionado por moradores, uma equipe do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, identificou no início da tarde desta quinta-feira (06), um incêndio num galpão abandonado localizado na rua XV de Novembro próximo ao Complexo Argos.
Segundo informações dos guardas, assim que acessaram a rua, alguns moradores avisaram que uma fumaça estava saindo do galpão. Imediatamente equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados e o incêndio controlado.
Durante 20 minutos o trânsito ficou bloqueado no local. No galpão não havia ninguém.
Curiosamente neste mesmo galpão em agosto do ano passado, uma outra equipe do Canil que estava em treinamento e passava pelo local também ajudou em um incêndio
Canil da GM localiza revólver em uma rua do Jardim Novo Horizonte
Canil da GM localiza revólver em uma rua do Jardim Novo Horizonte
Durante patrulhamento comunitário na região do Jardim Novo Horizonte na tarde de ontem, uma viatura do Canil com os guardas Gaspareto, Matenauer e o Inspetor Alceu foi abordada por moradores que disseram que indivíduos haviam jogado uma arma pela rua 08 do bairro.
Após fazer averiguações na rua, os guardas localizaram um revólver calibre 38 sem munições, porém com quatro munições intactas e uma deflagrada junto ao coldre. Ninguém foi detido.
A arma foi levada pelos guardas para apresentação da ocorrência até o Plantão Policial onde a autoridade determinou a apreensão da arma.
FONTE http://www.gmjundiai.com.br/GMJ/home/Default.asp

Nenhum comentário:
Postar um comentário