GM vai ampliar atendimentos do Programa Educavi
A Guarda Municipal de Jundiaí vai ampliar o atendimento do Programa Educavi (Educação para a Não Violência) na rede de ensino pública da cidade. O programa realiza trabalhos preventivos e educativos em escolas municipais, estaduais e particulares por meio de palestras com alunos de até 6 anos.
GMs Porto e Arenhardt apresentam as palestras
Em 2013 o programa atendeu diversas escolas e instituições com palestras. “Tivemos muitas solicitações de escolas estaduais e outras instituições de ensino. Agora vamos focar nas Emebs, que são mais de 100 na cidade”, afirma a GM Arenhardt, uma das palestrantes do programa.
Ainda de acordo com os números da GM, 9,7 mil pessoas acompanharam as palestras em 34 instituições de ensino, ano passado.
As palestras são apresentadas pelos guardas Porto e Arenhardt e, segundo eles, o trabalho tem resultados expressivos.
Os guardas lembram que os interessados em ter as palestras deverão entrar com contato pelo e-mail: educavi.prevencao@yahoo.com.br.
GM recupera veículo com ajuda das mídias sociais
A Guarda Municipal de Jundiaí garantiu que mais um veículo furtado pudesse retornar para o proprietário. Além da ajuda do sistema OCR, que faz a leitura das placas e do patrulhamento comunitário, desta vez a GM contou com o apoio da internet para alcançar êxito na missão. Em 2013, 213 veículos foram recuperados pela Guarda Municipal no município.
Desta vez, o Uno branco ano 1991 da auxiliar de escritório Daniela Gonçalves dos Santos, 33 anos, foi levado na noite de segunda-feira (17). Ao levar a filha Luane, 9 anos, na aula de capoeira, deixou seu “xodó” estacionado na rua Santa Catarina, na Vila Progresso.
Veículo estava estacionado numa rua da Agapeama
Aproximadamente 40 minutos depois veio o choque: o veículo, há 8 anos como fiel companheiro do dia a dia da jundiaiense, havia sumido do local. “É o carro que eu uso para trabalhar e levar minha filha na escola, não tem nada de luxo, é uma necessidade, mas eu adoro ele”, desabafa. Daniela costuma usar uma trava de câmbio, que desta vez não havia sido acionada.
Após relatar o sumiço do Uno pelo telefone de emergência 190, lhe ocorreu uma ideia: “Coloquei uma foto da placa no Facebook e meus amigos, imediatamente, começaram a compartilhar a imagem”, argumenta.
Não deu outra. Menos de 24 horas depois, na manhã desta terça (18), um conhecido que havia visto e compartilhado a publicação nas mídias sociais avistou um carro – idêntico ao da amiga – estacionado na rua Acre, Agapeama. Ao chegar ao local e constatar que se tratava mesmo do insubstituível Uno branco 1991, a moradora da Vila Cristo acionou a Guarda Municipal pelo telefone 153.
Rapidez
Em menos de 10 minutos, uma unidade da GM que fazia o patrulhamento comunitário na região chegou ao endereço. “O atendimento da GM foi maravilhoso. Eles vieram rápido e me auxiliaram na parte burocrática para que eu pudesse ter meu veículo novamente”, afirma.
“Chegamos o mais rápido possível e, nesse meio tempo, o COT (Centro de Operações Táticas) a orientava para que ela não se aproximasse do carro, porque os assaltantes poderiam estar próximos”, conta o GM Santana, um dos responsáveis pelo resgate do Uno.
Após comunicarem a localização do Uno, Santana e o soldado Oliveira encaminharam o caso para o 4º DP, onde o veículo foi averiguado e liberado.
A GM orienta que após a constatação de furto ou roubo do veículo, a vítima deve fazer contato pelo telefone de emergência 153. De posse dos dados, o sistema OCR recebe essas informações e passa a monitorar o veículo por meio das câmeras inteligentes espalhadas pela cidade.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, a corporação pretende, até o final de 2015, levar o OCR (sigla em inglês, que significa Recuperação Ótica de Caracteres) e câmeras de monitoramento para as áreas periféricas da cidade e também à Serra do Japi. “A expansão prevê 30 câmeras panorâmicas e outras 170 inteligentes. “Dessa forma, além de monitorar os veículos, também ampliamos a prevenção no que diz respeito a crimes de trânsito, pichações, tráfico, soltura de balões e outros.”
GM orienta estudantes sobre importância do primeiro emprego
Os alunos 3º ano do Ensino Médio, do período da manhã, da Escola Estadual Albino Melo de Oliveira, no Engordadouro, assistiram nesta terça-feira (18) uma palestra sobre a importância do primeiro emprego, ministrada pelo guarda municipal Da Matta. Com o tema “Projeto de Orientação do Primeiro Emprego”, a palestra faz parte das ações da Ronda Escolar Comunitária que a GM Jundiaí realiza nas escolas da cidade.
Alunos ouvem orientações do GM Da MattaA turma, de 20 alunos com idades entre 16 e 17 anos, acompanhou a palestra de aproximadamente 50 minutos. “Eles deram muita importância ao conteúdo”, disse o GM Da Matta, que é formado em psicologia e integrante da Ronda Escolar da GM. Segundo ele, a palestra foi feita de forma dinâmica e com interação entre os alunos.
FONTE http://www.gmjundiai.com.br/GMJ/home/Default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário