AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GCM DE ITUPEVA.

GM participa de cursos e investe em armas não letais







Sempre focado na capacitação dos servidores, o Governo Popular de Itupeva segue sua política de investimentos no setor. Beneficiada pela nova linha de governo, a Guarda Municipal de Itupeva participou no último dia 14 de uma série de cursos voltados ao aprimoramento das atividades, como o manuseio de armas não letais (eletro-choque) adquiridas recentemente pela corporação.

O curso sobre armas não letais foi dividido em duas etapas: teórico e prático. O manuseio de armas de eletrochoque abordou questões teóricas como eletricidade, conhecimento técnico do equipamento, onde e quando se pode usar a arma, uso progressivo da força, entre outros.

 Já no curso prático, os guardas aprenderam sobre o manuseio da pistola, disparo, conhecimento prático do material – diferente da arma convencional – uso em ações ostensivas, e demais funções.

 A princípio, seis guardas municipais foram habilitados para fazer uso do equipamento. A intenção é realizar novos cursos até habilitar toda equipe.

Segundo o prefeito, Ricardo Bocalon, todo esforço é pouco para melhorar o atendimento aos nossos munícipes.

“Investir no ser humano é o nosso lema. Sobre a Guarda, adquirir equipamentos melhores é importante, mas investir no profissional é fundamental. O Guarda Municipal bem preparado produz mais e melhor.

 Esse é nosso objetivo, melhorar a segurança de Itupeva”, afirma o prefeito.
Recentemente, a GM anunciou a aquisição de duas armas de eletro choque. O equipamento, fabricado pela empresa brasileira Spark, foi reformulado e adaptado a realidade brasileira.

 “As armas possuem um alcance de 6 a 8 metros e mira laser, a voltagem das armas são menores se comparadas aos produtos importados, disparo com duração de 5 segundos, ou seja, são inovações implantadas pela empresa nacional já com pensamento voltado a nossa realidade.

 As armas, de uso exclusivo da GM, são equipadas com um dispositivo que possibilita o armazenamento de informações. Por meio do armazenamento, é possível saber com exatidão a quantidade de disparos e a hora que os mesmos foram efetuados.

 A tecnologia permite a Guarda Municipal ter controle das ocorrências e evitar o uso indevido do equipamento. As informações são colhidas por meio de um pendrive e são armazenadas em nossos sistemas. O dispositivo interno da arma tem capacidade de armazenar mil disparos na memória”, explica o subcomandante da GM, Mario.

Para o chefe da Guarda, Vladimir Manzato, as armas auxiliarão no trabalho de campo. “As pistolas serão utilizadas somente em caso de uso progressivo da força, em situações extremas. Em circuito aberto (à distância) a pistola transfere 50 mil volts ao meliante e em contato direto a arma transfere 4 mil volts.

 O equipamento é extremamente eficiente e uma bateria equivale a 120 disparos de cinco segundos cada. A aquisição vai auxiliar a Guarda a melhorar o atendimento à população”.

A Guarda Municipal de Itupeva fica na rua Emancipadores do Município, 141, região central da cidade – contatos: 153 e (11) 4591-1210.
Denarc

A Guarda Municipal de Itupeva participou recentemente de um curso ministrado pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil. O evento, realizado em Indaiatuba, teve como objetivo formar multiplicadores que atuem de forma preventiva no combate ao consumo de drogas na comunidade em que estão inseridos.

Entre os principais tópicos abordados estão os tipos de entorpecentes, especificidades e necessidades do tratamento de dependentes químicos e legislação, entre outros. “Atualmente, o tráfico de drogas está entre os principais problemas que enfrentamos em Itupeva.

 Diante disso, procuramos investir fortemente na capacitação de nossos guardas. A especialização e a preparação dos nossos profissionais é a melhor arma contra o combate às drogas”, ressalta o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) Ricardo Bocalon.


por Jornal de Itupeva

FONTE  http://www.gmitupeva.com/2014/02/gm-participa-de-cursos-e-investe-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário