(Imagem: Shutterstock)
Que os cães mereceram o status de melhor amigo do homem ninguém tem dúvida, afinal, desde sempre vêm aompanhando os seres humanos nas mais incríveis tarefas e são capazes de realizar as mais maravilhosas façanhas. Seja para pastorear, mover rebanhos inteiros por quilômetros de distância, ajudar os portadores de deficiência ou mesmo ser a melhor companhia que alguém pode querer, o cão esteve sempre presente, atuando também como grande policial, para proteger e servir a população com uma dose de carisma e amor incondicional que só os peludos de quatro patas são capazes de ter.
A parceria entre cães e policiais é bastante antiga, data do século XVII, quando oficiais europeus recorriam ao apuradíssimo olfato de cães para rastrear o quer quer que fosse. Desde então, o papel exercido pelos cães se ampliou muito, mas foi só nos anos 70 que realmente foram reconhecidos como parte integral e indispensável da força policial.
Hoje eles não apenas farejam e rastreiam como também imobilizam suspeitos, servem de guarda, identificam substâncias ilícitas, como esplosivos e narcóticos e até realizam buscas e resgates de pessoas em perigo. Eles acessam facilmente locais que os policiais não conseguiriam penetrar sem um grande esforço, têm uma audição magnífica e um olfato poderoso. Muitas vezes a atuação desses cães é a diferença entre prender um criminoso perigoso ou deixá-lo escapar e continuar sua ameaça à sociedade.
Os cães são cruciais e os policiais sabem disso, por essa razão o treinamento dos peludos é sempre cheio de amor e, após 6 anos de atividade, quando os animais se aposentam, a grande maioria vai para a casa do parceiro ao invés que continuar no canil da polícia.
Conheça mais sobre os heróis de quatro patas
As principais raças de cães policiais
Cada raça tem sua característica específica que contrubui diferentemente para o serviço.
(Imagem: Shutterstock)
Com certeza, você já teve a oportunidade de ver um cão policial, e invariavelmente logo associamos esse trabalho aos cães que são reconhecidamente exímioscães de guarda, como o Pastor Alemão. Mas engana-se quem acredita que apenas essas raças são grandes policiais.
A realidade é que as raças treinadas para exercer o papel de policial canino são as mais diversas, isso porque cada uma tem seu ponto forte e contribui de maneira diferente para cada operação. Por isso, não estranhe ao ver umBeagle, um Schnauzer ou até um Basset fardado.
As raças mais utilizadas e suas principais funções são:
Cães grandes e fortes, como os Pastores Alemães, são mais requisitados quando o assunto é por ordem na bagunça ou até capturar um suspeito, isso porque seu porte impõe o devido respeito além de propiciar força e explosão quando é necessário correr em busca de algum fugitivo. Esses são os chamados "cães de aplicação da ordem pública".
O trabalho desses cães é manter a ordem em grandes aglomerações, perseguir suspeitos em fuga e deter qualquer indivíduo que o oficial julgue suspeito. Pode-se dizer que eles são os símbolo dos cães policiais, pois habitam o imaginário popular exercendo exatamente essa função.
Os cães mais comuns para a aplicação da ordem são:
- American Staffordshire Terrier;
- Dogo argentino;
- Malinois –muito parecido com o Pastor Alemão, raça com a qual é muito confundida;
- Fila brasileiro;
- Cane Corso;
- Pastor Alemão;
- Pastor Belga;
- Schnauzer – todos os tamanhos, com exceção do míni.
Outra função largamente delegada aos peludos é a detecção de substâncias ilícitas, sejam drogas, armas e até explosivos. Os cães têm um olfato 50 vezes mais apurado que o dos humanos e são capazes de identificar não apenas as substâncias ilícitas como também serem bastante específicos sobre qual é a substância em questão. É comum vê-los atuando em aeroportos, mas esses cãezinhos também são corajosos e vão a campo sempre que é necessário cobrir uma área e achar o material escondido.
Os cães mais indicados para a detecção de substâncias ilícitas são:
- Beagle;
- Malinois;
- Basset Hound;
- Cocker Spaniel;
- Pastor Alemão;
- Schnauzer (todos os tamanhos);
- Weimaraner.
Além de perseguirem bandidos e identificarem substâncias ilícitas os cães policiais também rastreiam pessoas desaparecidas, suspeitos, outros animais e objetos que podem ser provas cruciais em um caso. Além das raças rastreadoras, existem as raças que são treinadas exclusivamente para a localização de cadáveres. Os cães farejadores e localizadores mais utilizados pela polícia são:
- Boiadeiro Australiano – Australian Cattle Dog;
- Hounds;
- Pastor Alemão;
- Labrador Retriever;
- Golden Retriever.
Os cães especificamente treinados para detectar o odor de corpos em decomposição, a fim de encontrar os cadáveres e restos humanos são escolhidos por terem um olfato tão sensível que são capazes de sentir o cheiro de um corpo em água corrente. Essas raças são:
- Beagle;
- Hounds;
- Labrador Retriever;
- Golden Retriever;
- Pastor Alemão;
- Mallinois Belga.
- A rotina e o treinamento
Esses cãezinhos passam por um treinamento intenso desde filhotes
(Imagem: Shutterstock)
O treinamento dos peludos começa logo que desmamam. Nesse momento, cada filhotinho é designado a um oficial, que será responsável por seu cuidado,adestramento, treinamento e, mais tarde, quando já for hora de entrar em ação, será o seu parceiro. O laço criado entre os cães e os oficiais é tão grande e intenso que o vínculo de amor não acaba quando o cãozinho se aposenta, a grande maioria dos peludos aposentados vai morar com o parceiro e desfrutar das alegrias de ser apenas um pet.
Assim como os próprios policiais, os cãezinhos devem estar em forma para exercer suas funções. A rotina é regrada, cheia de exercícios, brincadeiras, carinho e, claro, uma alimentação super balanceada.
Quando o filhote já está na idade adequada para receber o adestramento e treinamento específico para função que lhe será atribuída, começa a prática diária de atividades que visam desenvolver o vínculo entre os cães e os policiais. Tudo começa com um adestramento básico de obediência para que os cãezinhos saibam responder a comandos que lhes serão essenciais no futuro, além do estabelecimento de regras e horários.
Os cães acordam cedo, geralmente por volta das 5h, recebem o café da manhã e aí estão prontos para começar seu dia. Engana-se quem tem dó da rotina desses heróis de quatro patas, pois, para eles, todo o treinamento não passa de uma grande brincadeira, na qual recebem reforços positivos, carinhos e petiscos toda vez que são bem sucedidos em uma tarefa. Essa é a melhor forma de treiná-los, garantindo uma atividade divertida com um propósito de missão, que os estimule tanto o corpo quanto a mente.
Os treinamentos de ataque, perseguição, farejamento e resgate têm todos a mesma estrutura: uma diversão na qual o cão fica concentrado em seu objetivo e é recompensado depois.
Durante muitos anos, popularizou-se a crença de que os treinadores viciavam os cães em drogas e substâncias de todos os tipos para que eles fossem eficientes em achá-las, isso é uma grande mentira e todo treinamento visa sempre o bem-estar do animal. Os cães farejadores são treinados para reconhecer as substâncias e identificá-las por meio de muito treinamento e reforço positivo, assim como os cães de aplicação da ordem não têm sua agressividade inflamada e sim um grande adestramento, que possibilita a imobilização sem danos, de algum suspeito.
Muitas vezes, no treinamento, utiliza-se de brinquedos pelos quais o cão seja apaixonado, e ele só pode brincar com aquele objeto depois de realizar com sucesso a sua tarefa.
Entre treinamentos específicos, adestramento geral, reforço de obediência e as refeições, há também períodos de descanso e atividades físicas como o agility, que garantem a saúde do animal bem como o controle do estresse para animais já em atividade.
A hora da ação
O cão deve estar pronto para lidar com a pressão e ainda ser bem dócil para ser acarinhado por crianças
(Imagem: Shutterstock)
O treinamento do cão policial não termina nunca, nem mesmo quando ele já está em atividade. Geralmente, antes de ser reconheciso como um oficial de verdade, ele passa por um período de teste, para ver como reage e se comporta nas situações para as quais foi treinado.
Todos os dias, depois do café da manhã, os cães em atividade recebem treinamento, que, para eles, é a brincadeira. Durante 3 horas, então, fazem uma pequena refeição, bem leve, e vão para a rua, onde trabalham por oito horas. Depois disso, é o momento de voltar para o canil, jantar e descansar.
Os cães não são alimentados durante o expediente em campo pelorisco de torção gástrica, afinal, nunca se sabe quando será necessário correr e imobilizar um suspeito, e fazer isso de estômago cheio pode representar lentidão, o risco de perder o indivíduo de vista, além de uma congestão, que pode matar o animal.
Na estreia do cãozinho, seja ela em um aeroporto ou outro local contendo multidões, todo seu treinamento é posto à prova. Os cães Policiais devem ser capazes de responder a comandos rapidamente e sem nenhum tipo de hesitação. Devem ter sua ansiedade controlada para que saibam lidar com multidões de uma maneira calma e nunca demonstrar agressividade, nem sob pressão.
O mesmo cão que está na linha de frente e perseguirá um bandido deve poder ser acariciado por uma criança e entender que seu papel é responder aos comandos de seu parceiro. Isso porque, nas horas de folga, a maioria dos cãezinhos participa de projetos sociais apoiados pela polícia, que visam justamente a aproximação de comunidades com a força policial.
Esses cães, muitas vezes, estão com coletes à prova de balas, que são muito pesados, por isso devem ser fortes e muito resistentes, para serem capazes de trabalhar por horas e correr com um peso muito grande sem se cansar.
Infelizmente, nem toda operação é bem sucedida, e alguns cãezinhos se ferem ou até acabam mortos. Nos casos de ferimento, se não for altamente incapacitante, o cãozinho recebe os cuidados e retorna a sua rotina, do contrário, recebe sua aposentadoria adiantada. Quando são mortos em ação, os cãezinhos recebem as devidas honras e são cremados ou enterrados como os heróis que são.
Talvez você não possa ter um cão Policial, mas certamente pode propiciar que o seu pet passe por um super adestramento, tornando-o muito bem treinado e obediente. Para isso, você pode consultar oAgendaPet e ter acesso aos melhores adestradores. Analise os currículos detalhados dos profissionais, veja os comentários e avaliações de outros usuários e agende uma consulta na mesma hora. Assim, fácil e seguro!
Assita ao vídeo e veja um pouco mais sobre o treinamento e a rotina dos cães farejadores da polícia federal, em seguida, veja um deles em todo seu esplendor, na hora da ação, e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário