AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



terça-feira, 1 de outubro de 2013

GM de Campinas aborda 105 pessoas na Operação 'Centro Seguro'







Em um dia e meio da Operação “Centro Seguro”, implementada pela Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, foram abordadas 105 pessoas nas ruas de Campinas nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de setembro, para verificação de documentação, checagem no Infoseg (rede de informações de segurança pública nacional) e a necessidade de encaminhamento para atendimento de saúde. O objetivo da ação é resgatar a segurança na área central, prevenindo crimes como roubos, assaltos e tráfico de drogas. As equipes de guardas municipais têm o apoio do caminhão Cata-Treco e da saúde.

De acordo com a Secretaria, a ação será intensiva nos próximos 30 dias na região, que abrange o Terminal Central, a Rua 13 de Maio, a Praça Rui Barbosa – atrás da Catedral Metropolitana e Largo do Rosário durante o dia, das 7h às 19h. No período noturno, a operação se desloca para o Largo de São Benedito, apontado como área de prostituição e tráfico de drogas.

Na região do Terminal Central, o que se pretende é “preparar o local para o início das obras de reforma pelo Ceasa, previsto para 1º de outubro. Esta revitalização prevê a remodelação dos boxes, do estacionamento e da iluminação. Precisamos deixar o local acessível para os trabalhos que serão feitos”, explicou o secretário da pasta de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio.

Outro ponto visado pela revitalização é a Casa da Cidadania. “Estamos começando com a parte da segurança e vamos criando condições para que a Assistência Social possa se instalar”, informou o secretário. Ele também afirmou que existe o estudo para a retirada da Casa da Cidadania do Terminal, “já que lá é inadequado para o atendimento das pessoas, e para isso já está sendo procurado um novo local”.

Registros

No primeiro dia, quinta-feira, 75 pessoas foram abordadas pelos GMs. Durante o dia, das 7h às 19h, 59 homens e 14 mulheres. Desse grupo, um homem que era procurado pela Justiça de Santa Catarina foi encaminhado para a prisão. Um segundo, que portava uma arma de brinquedo em forma de revólver, foi conduzido para o 1º DP. “A pessoa que tem um objeto desse tipo não deve ser à toa, provavelmente pretende usar para algum ato criminoso. As ações que implementamos são justamente para detectar essas pessoas e evitar cometam algum crime”, diz Baggio.

Um homem e duas mulheres foram encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) e uma mulher para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, com apoio da SOS Rua.

No período noturno, a operação se concentrou no Largo de São Benedito com quatro viaturas fazendo a ronda. Lá, dois homens foram abordados e liberados.

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, a operação teve continuidade na área central e até o meio-dia, 30 pessoas, entre 20 homens e dez mulheres, já tinham sido abordados.

fonte: www.campinas.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário