AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Guardas Civis Municipais da RMC poderão acessar base de dados do Infocrim.

Com uso do sistema, que é de dados estratégicos da Polícia Militar, cidades enriquecerão base de informações para atuação e combate de práticas delituosas na região de Campinas.

As guardas civis municipais das cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) poderão, em breve, ter acesso aos dados do Infocrim. A ferramenta – que é o registro digital de informações criminais da Polícia Militar (PM) – permite obter dados mais detalhados das regiões que apresentam mais problemáticas relacionadas à criminalidade, incluindo informações que são fundamentais ao trabalho estratégico de segurança e que indicam, por exemplo, os locais e os horários de maior incidência criminal em cada cidade.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, dia 4, durante a reunião do Conselho Regional de Gestores e Secretários Municipais de Segurança da RMC e do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas (Gamesp), que está vinculado ao Conselho de Desenvolvimento da RMC, da qual o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, é presidente. “A notícia é muito positiva à região, pois quanto mais dados os municípios tiverem à disposição para estruturar ações na área de segurança, melhor conseguiremos unir esforços e nos organizar em ações preventivas e de combate efetivo à criminalidade, cooperando ainda mais por meio das guardas civis com o trabalho que é feito pelas polícias militar e civil”, falou Milton Serafim.

Na reunião – que contou com representantes das 19 cidades que formam a RMC e do representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Wellington Passos – a Prefeitura de Vinhedo esteve representada pelo diretor de segurança da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, Márcio Luiz Aprígio, que já indicou os benefícios imediatos que o Infocrim vai proporcionar à cidade. “É um sistema muito completo e que nos permitirá aprimorar a gestão de dados, aliando ao sistema de monitoramento que já adotados no município e que permite acompanhar, em tempo real, os veículos que entram e saem da cidade”, afirmou.

No Infocrim cada endereço que consta nos campos do boletim de ocorrência da PM é cadastrado no sistema, com informações atualizadas a cada seis horas. À consulta, o sistema faz uma busca por boletins que foram inseridos e apresenta a informação de interesse na forma de mapas, que facilita o trabalho desempenhado pelas forças de segurança.

Outro ponto positivo do acesso ao Infocrim foi apontado pelo secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella. Segundo ele, com as informações obtidas pela ferramenta a estruturação do patrulhamento preventivo feito em todos os bairros pela Guarda Civil Municipal avançará em resolutividade, por ter como base dados padronizados e que são usados pelo Estado. “Hoje estruturamos nossas ações com base na cooperação das polícias militar e civil e nos dados que a própria Guarda Civil Municipal levanta e estrutura dentro do trabalho diário que desenvolve. E se aliarmos aos nossos dados às informações que só são possíveis serem cruzadas a partir do Infocrim, sem dúvida, será possível aperfeiçoar ainda mais as atividades em prol à segurança em Vinhedo, tendo como enfoque o aumento do preventivo”, disse.

Na reunião foi formalizado aos municípios a autorização para celebrar convênio com o Estado ao uso do sistema e também as formas de utilização e pré-requisitos à solicitação do acesso. Para tanto, cada cidade terá que se organizar para celebrar esta parceria obedecendo às premissas e dos procedimentos requeridos ao uso.

Monitoramento eficiente
Em Vinhedo, todas as entradas e saídas da cidade são monitoradas, desde 2011, pela Prefeitura por meio de um moderno sistema de monitoramento por câmeras, que permite reconhecer veículos considerados suspeitos ou empregados em práticas delituosas ao captar imagens em tempo real de todos os veículos que passam pelos locais em que haja as câmeras interligadas ao sistema. Os dados coletados são automaticamente enviados para registro e acompanhamento do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom), operado pela Guarda Civil Municipal.

Para estender a aplicabilidade do sistema e o banco de dados de reconhecimento de veículos envolvidos em práticas delituosas, para imediata verificação da ocorrência, a Prefeitura de Vinhedo vai integrá-lo aos sistemas usados em Americana e Monte Mor. Atualmente, o sistema vinhedense está interligado aos de Itatiba, Jundiaí e Indaiatuba.

FONTE: vinhedo.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário