Publicação de textos e artigos de natureza policial,
inteligência, tecnologia e gestão da
Informação.
A propaganda
é uma atividade sistemática que envolve técnicas e métodos para persuadir grande
número de pessoas utilizando-se de meios de comunicação na disseminação de
mensagens. É desenvolvida num ato de patrocínio com o objetivo de criar,
reformar conceitos e fixar referências na mente das pessoas, predispondo-as
favoravelmente em relação ao que se pretende.
A propaganda é a manipulação da comunicação com
uso dos recursos mais persuasivos (folhetos, TV, rádio, outdoor, redes sociais,
blogs, mídias) e visa produzir um comportamento em benefício de quem está
promovendo, informando, traduzindo ou anunciando. A propaganda é possuidora de
poder de convencimento e busca influenciar indivíduos sociáveis nos seu atos
ideológicos.
Como instrumento da aitividade de inteligência
tem seu emprego planejado, geralmente na forma de comunicação pública, em grande
escala, destinada a desinformar, provocar situações, afetar idéias, conceitos e
emoções em pessoas e/ou grupos, com determinada finalidade pública, privada,
militar, econômica ou política.
Já a contrapropaganda é uma
propaganda que tem como objetivo neutralizar e ou anular os efeitos de outra
propaganda. Algumas regras básicas podem servir para ações de contrapropaganda:
a) desfazer uma propaganda adversária, neutralizando e minimizando os efeitos;
b) atacar os pontos fracos e provocar um sentimento de descredibilidade; c)
desenvolver notas e publicações visando desacreditar o adversário; d) colocar a
propaganda adversária em contradição com os fatos; e) desviar sutilmente o
sentido e tornar a propaganda adversa insignificante; f) difundir notícias
contestando ponto a ponto a propaganda adversa; g) Não fazer referencia à
propaganda adversa, contudo desenvolver uma propaganda sobre o mesmo assunto com
opinião diferente, e h) desenvolver uma propaganda sobre um assunto diferente
que redirecione o interesse do público.
Ambas são ferramentas altamente potentes e
muito utilizadas por operadores de informações. A propaganda e a
contrapropaganda são técnicas de difusão da informação e desinformação com o
objetivo de influenciar decisões. O elemento persuasivo e convincente esta
estrategicamente introduzida no corpo do discurso. Toda a comunicação visa
convencer o destinatário sobre algo. Nesse contexto, é possível ter a
compreensão de como o comportamento psicossocial das pessoas pode ser
modificado. Atitudes, condutas e decisões estão sob influenciação e o que os
indivíduos fazem e pensam é fruto dos discursos que constroem opiniões.
Existem diversas técnicas que são empregadas na
criação de mensagens que sejam persuasivas, verdadeiras ou falsas. Como exemplo,
astroturfing, que são ações políticas e publicitárias que visam manobrar
movimentos e tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e
populares. Muitas das técnicas podem ser baseadas também em falácias, já que os
seus autores usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não são
necessariamente válidos e o nível de abstração é alto. Hoje em dia isso é muito
comum em mídias, redes sociais e blogs de notícia.
São aspectos essenciais no ciclo da propaganda:
a origem, identifcando quem vai se beneficiar do resultado; as fontes, que podem
ser o operador da informação e os colaboradores; os canais, ou seja, os meios de
comunicação a serem utilizados e que precisam estar adequados para atingir o
objetivo; o público ou o alvo proprimente dito, sendo necessários utilizar a uma
linguagem adpatada, assimilada e compreensível; e por final, o efeito, definindo
qual a mudança de comportamento, idéias e opiniões que se pretende produzir.
A propaganda dever ter credibilidade, com uso
de pessoas de destaque ou personalidades para anunciar uma verdade; ser
oportuna, ou seja, ser empregada no momento e contexto certo; conter
significado, provocando interesse, importância e atingir valores; possuir
originalidade, sendo destaque para o público e sair do comum; ser contínua para
produzir efeito e repercussão num certo tempo; e ser coerente, sintonia entre a
propaganda e o seu objetivo.
As técnicas de propaganda sempre foram muito
utilizadas em estratégias militares. Durante a Primeira Guerra Mundial, o
presidente dos Estados Unidos contratou profissionais para influenciar a opinião
pública para entrar na guerra ao lado da Inglaterra. A campanha de propaganda de
guerra produziram em seis meses uma histeria antialemã tão intensa que marcou
definitivamente este conceito. Nesta época os termos "mente coletiva" e
"consenso fabricado" ficaram marcados como conceitos importantes na prática da
propaganda.
Na Segunda Guerra Mundial se viu o uso contínuo
da propaganda como arma de guerra para dissimulação e desviar a atenção de
inimigos. Foi uma uma ferramenta vital para o atingimento de objetivos,
principamente as de motivação de tropas. Espalhar propaganda que os oficiais
sabiam ser falsa era comum e deliberadamente difundiam informações falsas como
parte da doutrina conhecida como a Grande Mentira.
Os Estados Unidos e a União Soviética,
utilizaram amplamente a propaganda durante a Guerra Fria. Os dois lados usaram
este recurso para influenciar seus próprios cidadãos, ao outro e as nações do
Terceiro Mundo. A Agência de Informação dos Estados Unidos operava a Voz da
América como uma estação oficial do governo. A Radio Free Europe e a Rádio
Liberty, em parte apoiadas pela CIA, emitiam propaganda cinza nas notícias e nos
programas de entretenimento na Europa Ocidental e União Soviética
respectivamente. A estação oficial do governo soviético, a Rádio Moscow,
difundia propaganda branca, enquanto a Rádio Paz e Liberdade emitia propaganda
cinza. Os dois lados também faziam propaganda negra, em especial na época de
crises. (Wikipédia)
FERRO JÚNIOR, C. M. A Inteligência e a Gestão
da Informação Policial: Conceitos, Técnicas e Tecnologias Definidos pela
Expriencia Profissional e Acadêmica. Editora Fortium. Brasilia, DF. 2008.
FREITAS, João Paulo Cavalléro. Publicidade
Contemporânea: O que é Propaganda. Disponível em:
http://publicidadecontemporanea.blogspot.com/2009/03/o-que-e-propaganda.html.
Acesso em: 20 de julho de 2011.
HITLER, Adolf. A Propaganda da Guerra.
Disponível em:
http://www.livrosgratis.net/download/346/a-propaganda-da-guerra--adolf-hitler.html.
Acesso em 16/07/2011.
Wikipédia – Enciclopédia Livre. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda. Acesso em 17/07/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário