GM inicia trabalho de integração com a PM
O comandante da Guarda Municipal, delegado José Roberto Ferraz, se reuniu nesta segunda-feira (29) com os comandantes do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel Aloysio de Queiroz, e do 49º Batalhão, Henrique Neto, para dar continuidade à proposta de integração de trabalho entre as corporações. O objetivo é firmar um convênio, para oficializar a troca de informações, a exemplo do que está sendo acertado com a Polícia Civil. A diretora de Trânsito, Regina Romão, também participou da reunião.Ficou acertado que, a partir da próxima semana, um PM vai trabalhar na Central de Monitoramento da Guarda. “Neste primeiro momento será uma situação experimental enquanto a gente prepara o convênio”, destacou o tenente-coronel Aloysio.
Segundo Ferraz, a integração com a PM é fundamental para o trabalho de monitoramento. “No caso de uma ocorrência, por exemplo, podemos acionar imediatamente as viaturas tanto da GM quanto da PM mais próximas do local. Isso vai agilizar o trabalho das duas corporações no combate ao crime.”
O comandante da GM destacou que, mês passado, o sistema de monitoramento acusou mais de 100 avisos de carros furtados. “Com a integração, poderemos aumentar muito o número de abordagens”, afirmou. “Num primeiro momento, nosso principal foco é baixar o índice de furtos e roubos de veículos, uma recomendação do prefeito Pedro Bigardi.”
Além dos guardas municipais, o sistema de monitoramento também conta com um agente de trânsito que monitora, principalmente, os cruzamentos e acidentes nas vias. A ação está ajudando a agilizar o trabalho nas ruas. “Se ocorre um acidente e é preciso desviar o trânsito, por exemplo, nosso agente aciona imediatamente a equipe”, explica Regina Romão.
A diretora de Trânsito também reiterou a importância da integração com a PM no apoio em eventos da cidade e na disponibilização dos boletins de ocorrências de acidentes de trânsito para estatísticas.
Por Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
fonte: www.jundiai.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário