AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



sábado, 20 de abril de 2013

GRUPO DE AÇÕES PREVENTIVAS ESPECIAIS - GAPE GCM BOTUCATU



GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais)

Em meados de 2010, mais precisamente em 1 de julho de 2011, a Guarda Civil Municipal de Botucatu, que tem como a missão “Servir e Proteger a Comunidade Sempre”, tendo como seus domínios a hierarquia e disciplina, controlada por um Regulamento Disciplina claro e objetivo, passava por um momento de reconhecimento da população pelo seu bom trato e agilidade. Os índices de criminalidade da cidade eram instáveis. A proposta de trabalhar em conjunto com as polícias estaduais estava cada vez mais amadurecendo e dando resultados, foi quando o Comandante Geral da Guarda Civil Municipal, Sr. Paulo Renato da Silva criou o GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) para estreitar cada vez mais essa relação e ajudar a comunidade no combate ao crime. Havia a necessidade de criação de um Grupo Especializado e bem treinado, reforçado, com mobilidade e eficácia de ação, para agir no município de Botucatu.
Mercê de uma doutrina de respeito à população, com energia, firmeza e arrojo no combate aos criminosos, esse novo tipo de policiamento passa a operar em todo o município, com valorosos homens.
Assim surgiu o GAPE, um policiamento especializado para atender todo tipo de ocorrência e em especial as que o policiamento comum não tinha condições de fazê-la, pelo seu risco iminente.
Um policiamento com doutrina e características peculiares. Uma jornada que perdura até nossos dias por entre a rotina diária nas ruas de Botucatu, em qualquer circunstância, em qualquer situação onde esporadicamente as vidas dos seus agentes entram em jogo para sua defesa e para a defesa do cidadão botucatuense. A credibilidade, a ética, a perseverança, e a energia positiva perduram nos homens desta equipe, que sempre estão pronto para bem servir a população.
O efetivo demonstra pela sua capacidade operacional grande eficiência. São homens com fardas diferenciadas, pois fazem um serviço diferenciado (não melhor, diferente) na Corporação que contam como armamento de porte, as pistolas 380 e ainda possuem espingardas calibre 12 com possibilidade de emprego letal e não e também arma não letal TASER.
Os indivíduos que andam a margem da lei não vêem este tipo de patrulhamento com bom olhos, porem os agentes desta Equipe são admirados pelos cidadãos e bem querida por nossas crianças.
O GAPE ajudou a diminuir drasticamente os índices de criminalidades no município, onde em meados do ano de 2011 a corporação já havia prendido aproximadamente 50 indivíduos procurados pela justiça ou em flagrante delito o que culminou da cidade ser a menos violenta do Estado na época.
A missão principal do GAPE é a execução de ações de segurança urbana, executando um trabalho preventivo, evitando crimes, tais como: furto, roubo e tráfico de entorpecente, principalmente nos locais de maior incidência criminal nos limites do município. Já a missão supletiva ou secundária é o policiamento ostensivo motorizado, conforme as necessidades do município de Botucatu-SP. O GAPE está subordinado diretamente ao Comando Geral da Guarda Civil Municipal, que por sua vez responde diretamente ao Prefeito Municipal, atuando como equipe de apoio e confiança da municipalidade.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário