AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



domingo, 30 de novembro de 2014

GCM DE IBIUNA.

20 pedras

"Negra Lee" do tráfico é presa em Ibiúna



Foto: GCM Ibiúna






Uma mulher de 44 anos, mais conhecida popularmente por “Negra Lee”, em Ibiúna foi presa acusada de tráfico de drogas pela Guarda Municipal da cidade nesta semana.

De acordo com os GCMs, ela foi surpreendida com 20 pedras de crack e a quantia de R$ 30,00 em dinheiro.

Os guardas, durante a elaboração da ocorrência informaram que “Negra Lee” confessou que comercializava entorpecentes.

Ela era acusada e suspeita de vender droga no centro de Ibiúna.

A mulher foi levada para a Delegacia de Ibiúna onde a ocorrência foi registrada.

Após a elaboração do boletim policial, ela foi encaminhada para a Cadeia Feminina de Votorantim.

FONTE http://www.saoroquenoticias.com.br/noticia.asp?idnoticia=12401&limite=1&foto=no&album=yes&video=no&lfoto1=510&afoto1=685

GCM DE FOZ DO IGUAÇU MAIS QUE UMA FORÇA DE SEGURANÇA...............

Parceria beneficia adolescentes de projeto social em Foz do Iguaçu
Por Jurandir Junior
Comente agora


Nos dias 20 e 21 de novembro, aproximadamente 63 adolescentes e jovens que são atendidos pelo projeto social da Guarda Municipal em Foz do Iguaçu realizaram diversos cursos através da Central das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná (Sicoob).










O Sicoob trouxe à cidade seu ônibus com 21 notebooks para atender adolescentes e jovens com cursos de capacitação.


Ao todo, são ofertados mais de 100 cursos de diversas áreas, entre elas, orçamento familiar, secretariado executivo, hotelaria, princípios de culinária, nova ortografia e atendimento nota 10.

Além dos adolescentes atendidos pelo projeto da Guarda Municipal, foram beneficiados com a ação, também, jovens atendidos pelo Projeto Trilha Jovem.

FONTE http://www.cbnfoz.com.br/editorial/foz-do-iguacu/noticias/26112014-230082-parceria-beneficia-adolescentes-de-projeto-social-em-foz-do-iguacu

GCM DE VALINHOS MINISTRA AULAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA GRUPO DE ESCOTEIROS.

LOBINHOS DO ESCOTEIRO DE VALINHOS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

Depois dos mais experientes, entre 12 aos 17 anos, agora foi a vez dos lobinhos do escoteiro a realizarem todo procedimento em primeiros socorros na tarde de sábado do dia 29/11, entre 07 e 11 anos, os pequenos são show, descontraídos eles realizaram as estabilizações de maneira correta, eles aprenderam de tudo um pouquinho, sobre desmaios, epilepsia, engasgo, infarto, queimaduras e estabilização de vítimas em pranchas após colocação do colar cervical, entre outras orientações, estão todos de parabéns concluiu o responsável da palestra Coordenador Operacional da Guarda Civil Municipal de Valinhos Sidney Aureliano, estão prontinho para pelo menos diferenciarem os aspectos, ao final eles tiveram um desafio, apagar fogo que saia de um botijão, outra vez surpreenderam, e agora sabem como funciona um botijão de gás, e poderão auxiliar seus pais nas dúvidas.






FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

GCM DE RIO PRETO RECEBE 140 ARMAS DE ELETROCHOQUE.

Guarda Municipal de Rio Preto recebe arma de choque para atuar na rua

Ao todo, 140 guardas receberam pistolas de eletrochoque.
Segundo comandante, máquina de choque só será usada em último caso.












A Guarda Civil Municipal de São José do Rio Preto (SP) começou a trabalhar com armas não letais nesta quarta-feira (26). Ao todo, 140 guardas receberam pistolas de eletrochoque, além do spray de pimenta.

As armas já estão em uso nas ruas da cidade. O equipamento foi comprado com o dinheiro do governo federal e todos os guardas passaram por treinamento durante um mês. Segundo o comandante da corporação, o coronel João Roque Borges de Souza, a máquina de choque só será usada em último caso.

“Só será usada no caso de legítima defesa, quando todos os outros meios de mediação do conflito de forma pacífica falir. Essa arma tem a capacidade de impedir que a pessoa realize a ação agressiva, sem a letalidade da arma de fogo”, diz o coronel.


Rio Preto tem 140 guardas municipais, responsáveis pela defesa do patrimônio público e repressão ao tráfico e uso de drogas em locais monitorados pela prefeitura, como o terminal rodoviário.

Uma lei dos vereadores de Rio Preto e pedidos na Justiça feitos pelos próprios guardas exigem que a corporação possa usar armas de fogo. A compra dessas armas ainda não foi definida, mas a expectativa do coronel é que no ano que vem a guarda já esteja com armas de fogo.








Guardas receberam arma de choque para atuar na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM)

FONTE http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/11/guarda-municipal-de-rio-preto-recebe-arma-de-choque-para-atuar-na-rua.html

TECNOLOGIA INTEGRANDO ORGÃOS DE SEGURANÇA.

Nova tecnologia integra forças de segurança do Rio







Rede de comunicação agilizará atendimentos à população Fluminense

O Estado do Rio conta com uma novatecnologia para integrar as forças de segurança e agilizar o atendimento à população Fluminense. 

A partir de março de 2015, municípios do interior ganharão uma forma mais efetiva e direta de comunicação: o sistema de radiocomunicação crítica informatizado, já utilizado na Região Metropolitana. 

Entre as vantagens estão a possibilidade de gravação das conversas, o uso de GPS em todos os equipamentos e a agilidade no repasse das informações.

O novo sistema vai reunir em um mesmo canal as polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Secretaria de Administração Penitenciária. 

O investimento, da ordem de R$ 105 milhões, vai incluir a compra e instalação de cerca de 130 Estações de Rádio Base (ERBs), que funcionam como antenas, rede de transporte, locação e manutenção dos pontos onde as antenas são colocadas. A expectativa é de que o sistema funcione com até 20 mil equipamentos de rádio, sendo 12 mil portáteis e 8 mil fixos.

– Acredito que o Rio de Janeiro seja o primeiro Estado do país a usar um sistema de rádio totalmente digital. Polícia e população vão sair ganhando com a novidade – disse o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, Edval Novaes.

Outra inovação é a mudança da frequência do sistema dos atuais 450 para 380 megahertz.

– Estamos cumprindo uma exigência da Anatel. Em tese, a frequência mais baixa, onde passaremos a atuar, oferece maior cobertura – explicou Novaes.

Unidades móveis

O projeto também vai contar com quatro ERBs móveis, instaladas em veículos. A ideia é suprir a necessidade em casos onde a comunicação tiver sido interrompida.

Situações como as enchentes que aconteceram na Região Serrana exigem medidas diferenciadas para que a comunicação, essencial nesse momento, não seja perdida. Em casos como esse, a ERB móvel se desloca para o local e restabelece o contato. Também podemos utilizá-las em momentos estratégicos, como no Réveillon de Copacabana, por exemplo, quando diversas forças de segurança estão envolvidas, necessitando de uma integração eficaz – afirmou o subsecretário.




FONTE http://correiodobrasil.com.br/noticias/rio-de-janeiro/nova-tecnologia-integra-forcas-de-seguranca-do-rio/741852/

GCM DE CURITIBA.

Homem acusado de abuso em ônibus de Curitiba é preso.









Nesta terça-feira (25), no mesmo dia do lançamento da campanha “Busão sem abuso”, contra abusadores de mulheres no transporte coletivo, a Guarda Municipal fez a primeira prisão de um homem acusado de molestar. O caso foi denunciado por duas passageiras, na linha ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.

O homem de 38 anos foi abordado pelos agentes do Módulo da Guarda Municipal da Praça Eufrásio Correia. Tentou fugir quebrando o vido de uma das janelas do ônibus. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Mulher, onde pagou fiança e foi liberado. No entanto, o acusado responderá ao inquérito policial pelo crime de dano ao patrimônio público e, consequentemente pelo crime do artigo 65 da Lei de Contravenções Penais que é o de “molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável”.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, conta que as vítimas comunicaram o ocorrido ao motorista que desviou a rota e dirigiu-se até a praça, onde há um módulo da Guarda. Os agentes da Guarda receberam treinamento e os motoristas foram orientados, a partir da campanha, sobre como agir neste tipo de caso.

Para o inspetor Frederico, essa primeira prisão é exemplar e também é uma demonstração de que a campanha já oferece resposta. “Sabemos que esse tipo de crime de abuso contra as mulheres no transporte coletivo acontece bastante, mas há pouca denúncia. Esperamos que daqui por diante o número de denúncias aumente para podermos assim, coibir e punir essa conduta”, disse.

A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, diz que o fato significa que a campanha começa a surtir efeito e já apresenta os primeiros resultados. “Nossa expectativa é que as mulheres, daqui por diante, tomem coragem e denunciem esses contraventores que vinham, impunemente, cometendo esses crimes. Queremos também avisá-los de que estamos de olho”, alertou.

A ocorrência foi atendida pela delegada da Mulher, Hastrit Greipel, que explicou que o crime de abuso gera um termo circunstanciado e o pagamento de multa. Todavia, como ele cometeu crime de dano ao patrimônio público, responderá por ambos e tudo será apurado num só inquérito.

Segundo a delegada, é raro aparecer na delegacia, denúncias de casos relacionados a este tipo de crime. “A gente sabe que isso acontece muito, mas a vítima acaba dando um jeito na hora e não faz nada. 


Acho que a partir do momento que a mulher tem informação, que saiba que pode contar com a ajuda de outros passageiros, de motoristas, cobradores e da polícia, ela vai tomar mais coragem para denunciar os agressores. Por isso considero fundamental, campanhas como essa desenvolvida pela Secretaria Municipal da Mulher”, disse.




FONTE http://www.bemparana.com.br/noticia/360421/homem-acusado-de-abuso-em-onibus-de-curitiba-e-preso

GCM DE SANTO ANDRÉ.










Durante operação, delinquentes negociaram água em troca de uma refém (Foto: Pedro Diogo)

Um ônibus e passageiros como reféns e um veículo com armas e drogas é parado durante um comando executado por guardas municipais. 

O treinamento realizado pela Guarda Civil Municipal de Santo André colocou em prática o curso de uma semana de especialização em gerenciamento de crise.

Foram cerca de 50 pessoas na organização do processo, sendo 16 alunos e 17 passageiros figurantes. Os três bandidos abordaram o ônibus e fizeram os passageiros reféns. Os alunos da GCM ficaram responsáveis pela organização.

O major e comandante da GCM, Edson Oliveira, afirma que trouxe sua própria experiência da Polícia Militar, com cursos e especialização de guardas. "O processo de cursos é uma integração entre as guardas da região. Sempre fazemos reunião entre os comandantes e disponibilizamos vagas para outras cidades", afirma.

Para o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, José Luiz Navarro, a experiência do major foi essencial para o desenvolvimento especializado da guarda de Santo André. "Pela experiência do major Edson, Santo André conseguiu alcançar o status de exemplo para as policias da região. Ele traz as experiências da Polícia Militar", afirma.

Navarro acredita que os treinamentos são função de extrema importância. "As pessoas só se sentem seguranças com os profissionais seguros do que estão fazendo, e a única maneira de fazer isso é através de treinamentos", explica. Também diz que as guardas, atualmente, estão focadas no policiamento preventivo. "Segurança só se faz com polícia na rua", diz.

Navarro afirma que a troca de informações e a integração são essenciais para o bom funcionamento da segurança na região. Segundo o secretário, a ideia do treinamento é conter a crise.

 "Existem tropas especializadas para negociação, mas a guarda municipal tem que estar preparado para segurar a situação até a chegada de reforço", ressalta.

Ao comentar as estatísticas criminais do mês de outubro no município de Santo André, o secretário afirmou que o número de roubos é índice que preocupa. Segundo os números, em comparação com o ano passado, Santo André registrou quase 60% a mais de roubos. 

Foram 480 casos em outubro de 2013 e 762 no último mês. "Roubo é o crime que tem de ser combatido, com polícia na rua, com operações. As Polícias Militar e Civil têm feito ações e tem chamado a nossa guarda municipal para participar", afirma. 

Outra solução citada pelo secretário é a iluminação. "Banho de luz é uma saída. Escuridão causa insegurança e cria oportunidades para os delinquentes", explica.


FONTE http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/490789/simulado-prepara-tropa-de-elite-das-guardas-municipais/

RPMU VALINHOS.

ROMU DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM EM FLAGRANTE MAIS TRAFICANTE

A prisão ocorreu por volta das 13:00 do dia 29/11 pelo bairro Jardim Morada do Sol, componentes da equipe tática de ROMU da Guarda Civil Municipal de Valinhos após terem sido informados através do telefone de emergência 153 de que pelo local ocorria uma venda de drogas, deslocaram-se até o bairro e flagraram quando um indivíduo realizava de fato a ação ilícita, como ele foram localizados 16 papelotes contendo pedras de Crack, 06 papelotes contendo cocaína e 03 embalagens de maconha, encaminhado a delegacia, o rapaz que é ajudante geral e tem 25 anos, que já possui diversas passagens criminais, foi indiciado em flagrante pelo crime de Tráfico de Entorpecente, sendo transferido ao presídio em Campinas.




COMPONENTES DO PATRULHAMENTO PREVENTIVO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS APREENDEM EQUIPAMENTO CONHECIDO COMO CHUPA CABRA EM CAIXA ELETRÔNICO



Por volta das 12:00 do dia 29/11 pela área central de Valinhos, componentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos vieram a localizar em um doa caixas eletrônico de uma agência bancária, um equipamento utilizado para furtar dinheiro, conhecido como chupa cabra, ele só foi localizado graças a um GCM que encontrava-se de folga e visualizou em uma das máquina o objeto, vindo a acionar rapidamente a Guarda Civil Municipal de Valinhos, que isolou o local até a chegada da perícia, o caso foi registrado junto a delegacia central da cidade como estelionato tentado, este equipamento de acordo com o Coordenador Operacional da GCM Sidney Aureliano, faz com que os cartões enrosque na máquina, enquanto os meliantes ficam atrás observando quando o cliente ou a vítima digitam a senha, e desta forma apresentam-se gentilmente para auxiliar, que na verdade eles vão é realizar uma ação ilícita, portanto, a Guarda Civil Municipal de Valinhos, orienta a todas a pessoas, que principalmente nos finais de semana, ficarem muito atentas quando realizarem operações em caixas eletrônicos.






FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Corredor Da Morte (Documentário Dublado)

ROMU VALINHOS.

ROMU DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM DOIS POR TRÁFICO DE DROGAS




Por volta das 21:00 do dia 18/11 pelo bairro Jardim São Marcos, componentes do Tático de ROMU da Guarda Civil Municipal de Valinhos, lograram êxito na detenção de dois indivíduos, logo após uma denuncia anonima ao telefone de emergência 153, de que eles estariam indo entregar drogas na praça do bairro Jardim São Marcos utilizando uma Pálio Wenkend da cor prata, com as características em mãos, os GCMs começaram a realizar o patrulhamento, vindo a localizar o veículo próxima a praça.

 Sendo então realizado a abordagem, que resultou na localização de 168 opendorf contendo cocaína, 72 papelotes contendo crack e 54 trouxinhas de maconha, 07,00 reais em dinheiro e dois aparelhos celulares, todos apreendidos junto ao DP, um dos indivíduos no momento da abordagem identificou-se como Willian, porém a denuncia já apontava que ele tinha um outro nome e encontrava-se procurado da justiça por roubo a mão armada, praticado em um shopping em Campinas, os dois meliantes moradores do bairro Itatiaia em Campinas, foram encaminhados a delegacia e indiciados criminalmente por Tráfico de Entorpecentes.

Ficando a disposição da justiça, um menor de 12 anos que também encontrava-se pelo interior do veículo que foi recolhido ao pátio, disse aos GCMs que não sabia de nada sobre drogas, e que era sobrinho do que encontrava-se procurado da justiça, o menino foi entregue a sua genitora.








FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

sábado, 15 de novembro de 2014

GCMs DE MOGI DAS CRUZES SÃO AGREDIDOS POR VAGABUNDOS.

Dois GCMs apanham de multidão após acidente de viatura com moto

Guardas municipais foram espancados em uma confusão com motociclistas, que também danificaram o carro

Publicada em 14/11/14


Divulgação



Um dos guardas municipais ficou muito machucado


Claudia Irente

Da reportagem local


Os guardas municipais Leandro dos Santos Andreoti, de 34 anos, e Celso de Paula Rosa, 49, ficaram feridos depois de se envolverem em um acidente com a viatura da GCM e uma moto e serem espancados por desconhecidos, por volta das 18h20 de anteontem, na rua Auriza José Meloni, na Vila Nova União, em Mogi das Cruzes. Um deles, o guarda De Paula teve de ficar internado devido aos ferimentos.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial (DP) Central, os guardas trabalhavam no local quando ocorreu a colisão entre um Celta da GCM e uma moto Honda CB 400. 

Os guardas desceram e foram verificar o que houve, quando foram ameaçados e abordados pelos ocupantes da moto e outros populares, que já foram em direção da dupla, arremessando pedras e pedaços de pau.

No meio do tumulto, a viatura da Guarda foi danificada e as vítimas apanharam. As agressões só cessaram com a chegada da Polícia Militar, que dispersou a multidão e providenciou socorro aos guardas.

O delegado Fabrício Intelizano determinou que o B.O. fosse feito como desacato, resistência, incitação ao crime, associação criminosa, lesão corporal consumada e dano qualificado. O caso foi remetido ao Setor de Investigações para apuração.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança informou que a equipe da Guarda Municipal tinha ido ao local para realizar a substituição dos responsáveis pela segurança da Cozinha Comunitária no bairro. 

Nas proximidades, houve o acidente com os motoqueiros, que ameaçaram a equipe. Na sequência, um grupo de pessoas passou a atacar a viatura, arremessando pedras e outros objetos, e feriram os dois guardas, que foram medicados.
Operação
A Polícia Militar desencadeou uma Operação Saturação no bairro, informou a tenente Cristiane Soares, do 17º Batalhão. Um veículo e sete motocicletas foram apreendidos, sendo dois produtos de roubos e o restante de procedência duvidosa. Todos foram encaminhados para perícia e a PM continuará desenvolvendo ações na área.


FONTE http://www.moginews.com.br/materia/181064/dois-gcms-apanham-de-multidao-apos-acidente-de-via.aspx

SERVIR E PROTEGER SIGNIFICADO/AUTORIDADES ROMANOS 13.

Guardas voluntários fazem quarto para criança com encefalite, em RR

Guardas civis se sensibilizaram com a situação do menino de 4 anos.
Lucas Gabriel foi diagnosticado com encefalite e está internado no HCSA.







Guardas Civis Municipais fizeram as doações de materiais de construção e realizaram a mão de obra
(Foto: Neidiana Oliveira/G1)

A situação do pequeno Lucas Gabriel, de 4 anos, diagnosticado com encefalite [infecção aguda no cérebro causada por um vírus], sensibilizou um grupo da Guarda Civil Municipal (GCM) que reformou um quarto para o retorno do menino para casa. 

Segundo Valdízia de Souza Veras, há três meses o neto está internado no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e a volta do menino para o lar só seria possível se tivesse um espaço adequado.

"Eles estão nos ajudando muito, pois não estão apenas reformando um cômodo da casa, mas sim realizando um sonho nosso de proprocionar mais conforto ao Gabriel", disse a avó, acrescentando que na casa apenas ela e a mãe do garoto trabalham para sustentar a família, que é formada por cinco pessoas.


Valdízia destacou a coragem e a força de vontade dos guardas civis em ajudar o próximo. 

"Eu agradeço muito a ajuda deles, porque se não fosse essa atitude solidária não teríamos conseguido adequar o quarto do meu neto para recebê-lo com mais conforto. 


Trabalhos como este dignificam ainda mais a profissão desses homens que lutam pela nossa segurança diária", declarou a vó.

Com a doação de materiais de construção feita por amigos, familiares e dos próprios guardas, a obra de reforma no quarto do pequeno Lucas Gabriel está quase pronta. 


"Estamos trabalhando para entregar o quarto todo pronto neste sábado [15]. Os materiais são de doação e a mão de obra ficou por nossa conta", informou um guarda, acrescentando que a felicidade da equipe é ver o sorriso no rosto de Gabriel e também ver a alegria da família em tê-lo de volta em casa.

Ainda segundo o guarda civil, o trabalho foi realizado com a ajuda de algumas pessoas e esta não é a primeira ação de solidariedade que o grupo realiza. "Nós trabalhamos em prol da sociedade. O que garante o sucesso no nosso trabalho é a união dos nossos irmãos de farda, dessa forma muitas pessoas são beneficiadas", frisou um guarda.


FONTE http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/11/guardas-voluntarios-fazem-quarto-para-crianca-com-encefalite-em-rr.html

POR GCM FAGUNDES
Romanos 13

FONTE https://www.bibliaonline.com.br/vc/rm/13

1 ¶ Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus.

2 Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação.

3 Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor.

4 Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal.


Que todos aqueles que foram escolhidos realmente se concientizem que sua missão é muito mais do que só dirigir uma viatura e sim:

SERVIR  

Significado de Servir  FONTE http://www.dicio.com.br/servir/

v.t. Prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções: servir a pátria.
Auxiliar, ajudar.
Satisfazer, alimentar: servir as paixões.
Pôr na mesa: servir a sopa.
Oferecer, dar: servir uísque e salgadinhos.
Abastecer, encher: bomba que serve o reservatório.
Vender, fornecer: esta casa serve os melhores produtos.
Ocupar o lugar de; desempenhar as funções de; substituir: servir de pai aos desamparados.
Servir a missa, acolitar o celebrante.
V.i. Ser útil, convir, importar: em tais circunstâncias a experiência serve muito.
Ter serventia, utilidade: estas coisas não servem mais para nada


PROTEGER  FONTE http://www.dicio.com.br/proteger/



Significado de Proteger

v.t. Tomar a defesa de alguém ou de alguma coisa: proteger os fracos.
Defender; preservar; amparar; resguardar.

GCM DE JOINVILLE. 2 ANOS DE CRIAÇÃO E PROGREDINDO.

Prefeitura de Joinville apresenta viaturas e equipamentos da Guarda Municipal

Foram investidos R$ 1,1 milhões em segurança pública




A Guarda Municipal de Joinville contará com equipamentos de última geração em sua missão de proteção do patrimônio público e de prevenção ao uso de drogas.

Nesta sexta-feira pela manhã (14/11), em cerimônia em frente ao prédio da Prefeitura, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) apresentou as viaturas e os equipamentos que foram repassados ao município pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os equipamentos apresentados fazem parte da base móvel de segurança: um ônibus de monitoramento de locais públicos, duas viaturas de patrulhamento, duas motocicletas, 50 pistolas de condutividade elétrica (tasers) e 150 espargidores (sprays) de pimenta. O valor é de R$ 1,1 milhão.

O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, César Roberto Nedochetko, disse que o início do trabalho da Guarda Municipal representa a participação do poder público municipal no contexto da segurança pública.

“A segurança pública não é só responsabilidade do Estado. Ela deve ser uma obrigação e um compromisso de todos os cidadãos”, destacou.

O prefeito Udo Döhler lembrou que a apresentação dos equipamentos mostra que Joinville terá uma Guarda Municipal bem equipada e bem treinada. Atualmente, disse o prefeito, 80% dos crimes ocorridos na cidade têm na droga o principal motivo.

“O trabalho de prevenção da Guarda Municipal, principalmente junto às nossas escolas, será de fundamental importância para reduzirmos esses números”, observou.

O prefeito relacionou o novo momento da segurança pública à boa fase do Joinville Esporte Clube (JEC). “Assim como JEC, estamos a caminho da Série A também na segurança pública”, comentou.

Os 46 agentes que integram a Guarda Municipal estão em fase final de formação na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. A cerimônia de formatura será no dia 19 de dezembro, no Teatro Juarez Machado.

O início do trabalho está previsto para o final de janeiro de 2015. Antes, os guardas vão passar por treinamentos em habilitação no trânsito e capacitação de abordagem de usuários de drogas.

O secretário César Roberto adiantou que para 2015 existe a intenção de realização de um novo concurso público para selecionar pelo menos mais 62 guardas municipais.

“A proposta é de termos 108 guardas em 2015”, informou.







FONTE https://www.joinville.sc.gov.br/noticia/8780-+Prefeitura+de+Joinville+apresenta+viaturas+e+equipamentos+da+Guarda+Municipal.html

GCM DE SALVADOR.

Três bases móveis da Guarda Municipal vão operar em Salvador

Entrega foi nesta sexta (14), mas bases vão funcionar a partir deste sábado.
Serviço vai apoiar agentes que trabalham em operações nas ruas.







Bases móveis da Guarda Municipal de Salvador começam a operar na capital baiana a partir de sábado (15), segundo informações da prefeitura.

As três primeiras foram entregues nesta sexta-feira (14), na Praça Municipal. Duas delas estarão dispostas nos bairros da Barra e do Campo Grande. 

A terceira fará serviço itinerante em praças públicas, estações de ônibus ou qualquer outro lugar onde houver demanda, contemplando todas as regiões da cidade.

As bases vão servir de ponto de apoio aos agentes que trabalham nas ruas, em operações como blitze de Lei Seca e no combate à poluição sonora. O prefeito de Salvador, ACM Neto, participou da entrega dos equipamentos junto com outras autoridades do munícipio.



FONTE http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/11/tres-bases-moveis-da-guarda-municipal-vao-operar-em-salvador.html

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

COMO FUNCIONA A PRISÃO PARA MENORES NOS ESTADOS UNIDOS.

A arte da guerra por Sun Tzu

FAB 1ºGAvCa - Senta a Pua! Documentário completo

GCM DE CORUMBÁ.

Em Corumbá, Guarda Municipal usa megafone para coibir vandalismo em praça

Vídeo monitoramento, com ajuda de megafone, tem inibido a ação de quem tenta cometer ato infrator.



Central de monitoramento da Guarda Municipal
(Foto: Fotos: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)



Ads by Plus-HD-V1.6cAd Options


O sistema de vídeo monitoramento da Guarda Municipal de Corumbá (MS) passou a contar com um megafone para reforçar a segurança em dois dos principais patrimônios públicos da cidade: a praça Generoso Ponce e a escadinha da rua 15 de novembro, que dá acesso ao Porto Geral.

Com a instalação do megafone, a Guarda já conseguiu inibir várias ações contando com o apoio da Polícia Militar. 


O guarda de serviço no monitoramento, assim que percebe algo errado ou atitude suspeita, informa que o local é monitorado, inibindo a ação de quem está tentando cometer ato infrator. Quando o caso requer a intervenção policial, a PM é acionada.

O monitoramento na escadaria da 15, como na praça Generoso Ponce, é feito 24 horas e conta com a participação ativa de 12 guardas na área para entrar em ação caso algo fora da normalidade aconteça. 

O projeto do megafone foi uma iniciativa dos próprios guardas e do supervisor do vídeo monitoramento, Weber Isaac da Luz. Futuramente, a ideia é que mais locais recebam megafones.




FONTE http://www.correiodoestado.com.br/cidades/corumba/em-corumba-guarda-usa-megafone-para-coibir-vandalismo-em-praca/232081/

ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE VINHEDO.








A AGMUVI – Associação dos Guardas Municipais de Vinhedo foi criada em 11 de Novembro de 2013, sob o auspício da vontade de metade do efetivo da Guarda Municipal de Vinhedo (associados fundadores), com o escopo de lutar pelos direitos de seus associados e buscar a filantropia social.

Rapidamente, já em Dezembro do mesmo ano, a AGMUVI obteve novos associados e totaliza atualmente mais de 90 integrantes, ou seja, 75% de todo o efetivo da Guarda Municipal de Vinhedo. Suas ações são pautadas na Constituição Federal, no Código Civil, no Ordenamento Jurídico vigente e em seu Estatuto Social.

Entre outros objetivos, a AGMUVI foi fundada com o escopo de atuar junto o poder público, seja auxiliando ou fiscalizando seus atos; buscar a união de seus associados e principalmente fomentar ações sociais no município, fomentado cada vez mais a aproximação dos guardas municipais para com a sociedade a qual estes estão inseridos. 

No dia da sua instituição foram eleitas por aclamação a sua Diretoria Executiva e seu Conselho Fiscal, tendo como representantes da Diretoria: GM Brito (presidente); GM Ferreira (Vice-presidente); GM Adílson (Secretário); GM Cristiane (Tesoureira) e GM Coelho (Relações Públicas) e representantes do Conselho Fiscal: Gm Freitas (presidente); GM Francisco (1º Secretário) e GM Cestarolli (2º Secretário).


FONTE http://www.agmuvi.com.br/home

Acessem o site da AGMUVI os GCMs de outras cidades também podem associar-se.

GCM DE AMERICANA.

Para não ser preso procurado pela justiça tenta se esconder da Guarda Municipal



Na tarde de ontem o Controle de Operações da Guarda Municipal de Americana recebeu umadenúncia através do telefone 153 de que na Rua Cacilda Becker no bairro Antônio Zanaga havia umindivíduo com mandado de prisão em aberto escondido em uma residência.

No local a Equipe composta por Washington e Poliana foi recebida por um rapaz que se dizia filho dosuspeito que inicialmente informou que o seu pai não estaria no local, porém após insistência dosPatrulheiros, a entrada na residência foi franqueada pelo morador e os Guardas Municipais lograramêxito em localizar o carpinteiro P.C. de 59 anos escondido em um dos quartos.

O procurado não ofereceu resistência e foi detido e conduzido ao 4º DP onde foi constato que havia contra o mesmo um mandado de prisão por Execução de Alimentos, ficando detido a disposição daJustiça.



Patrulheiros prendem corretor com maconha. 









Os Patrulheiros Rodrigo e Wesley em patrulhamento pelo Bairro Pq. Novo Mundo, no cruzamento das ruas Campinas com Ibitinga, avistaram dois indivíduos, sendo que um deles estava sentado preparando o que parecia ser um cigarro de maconha.

Ao perceber que seria abordado, o suspeito que estava sentado jogou o cigarro no chão ficando apenas o papel utilizado para embalar a droga. 


Em averiguação os Patrulheiros localizaram um pedaço de maconha pesando 30 gramas.

Ao proceder à busca na casa de um dos suspeitos, foram localizadas mais 354 gramas de maconha. 

Diante dos fatos os indivíduos detidos foram apresentados na Central de Polícia Judiciária onde a Autoridade Policial de plantão autuou o corretor DLC, 26 anos, por tráfico de drogas.





Menor estava com 69 pedras de crack






Pela Rua Professor Maestro Silvio Bianchi, no bairro Cordenunsi,os Patrulheiros Donato, Ciro, Brodoloni e Salvato depararam com um menor de 17 anos, morador do bairro São Roque, o qual ao avistar a aproximação da Equipe passou a caminhar mais rápido. 

O menor foi abordado e em averiguação os Patrulheiros localizaram aquantia de R$20,00 e cinco pequenas embalagens contendo 14 pedras de crack cada embalagem.

No total foram localizadas 69 pedras de crack, questionado sobre adroga o menor informou ter adquirido de um desconhecido deoutra cidade. 

Diante dos fatos o responsável e o menor foram apresentados na Central de PolíciaJudiciária onde o caso foi registrado como Ato Infracional / Tráfico de drogas e logo após o adolescente foi entregue para seus responsásseis.


Veículo com emplacamento adulterado é apreendido






Por volta das 03h00min, os Patrulheiros Andrade, Aurélio, Ricardo e Sabino realizavam patrulhamento pela Vila Amorin quandoperceberam que o veículo VW Parati, na cor verde com o emplacamento CDJ2107 de Campinas, que transitava pela Rua Vicente de Carvalho estava com um dos números do emplacamento com aparência incomum.

Decidiram então realizar abordagem e em averiguaçãoconstataram que no interior do veículo havia duas partesmasculinas, W.S.F. e G.C.M.S. ambos de 19 anos e moradores doJardim da Paz e Pq. da Liberdade .

 No emplacamento perceberam que o número “0” estava com um pequeno pedaço de fita adesiva na cor preta, aparentemente com o intuito de deixa-lo com aparênciado número “8”.

Os Patrulheiros também constataram que a documentação do veículo estava vencida, questionadosos dois suspeitos optaram por ficarem em silêncio. 

Diante dos fatos eles foram apresentados junto com o veiculo na Central de Polícia Judiciária onde por determinação do Delegado de Plantão oveículo foi apreendido e os dois rapazes liberados.



FONTEhttp://www.gama.sp.gov.br/

ATAQUE A RESIDENCIA DE GCM.

Residência de guarda civil é alvejada com 4 tiros em Santa Bárbara d'Oeste

Mulher e filhos do GCM estavam em casa na hora, mas não ficaram feridos.









Carro com toucas 'ninjas' e camisa branca foi apreendido perto do local.


A casa de um guarda civil municipal de Santa Bárbara d'Oeste (SP) foi alvejada com quatro tiros, na noite de terça-feira (11), no Jardim Europa. 

A mulher dele e os filhos estavam no local, mas não ficaram feridos.

Segundo relato dos vizinhos, um carro parou em frente à residência e um homem que estava nele fez os disparos. Ninguém foi preso ou identificado. O guarda estava trabalhando no momento da ação.

Durante a madrugada desta quarta-feira (12), a GCM encontrou um carro próximo à casa, com as mesmas características daquele descrito pelas testemunhas. 

No veículo foram encontradas toucas 'ninjas' e uma camisa branca, também semelhante à usada por um dos homens envolvidos no ataque.




FONTE http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/11/residencia-de-guarda-civil-e-alvejada-com-4-tiros-em-santa-barbara-doeste.html

GCM DE SOROCABA.

Guardas municipais apreendem dupla com drogas em Sorocaba

Agentes encontraram mais de três quilos de entorpecentes.
Suspeitos presos por tráfico de drogas já têm passagem pelo mesmo crime.


Dois homens foram presos por tráfico de drogas na tarde desta terça-feira (11) em Sorocaba (SP). Segundo a Guarda Civil Municipal, os suspeitos, de 22 e 24 anos, foram detidos dentro de uma mata no Jardim Francine.


Ainda conforme a GCM, a prisão foi feita após denúncia anônima. 

Os guardas municipais entraram em uma trilha e encontraram os suspeitos embalando as drogas em uma barraca.

Foram apreendidos três quilos de maconha, 100 gramas de cocaína, 18 pedras de crack, facão, tesoura, papel alumínio, faca e plásticos. 


Os dois já têm passagens por tráfico de drogas. Eles serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.









Drogas foram apreendidas em Sorocaba (Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal de Sorocaba)
FONTE http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/11/guardas-municipais-apreendem-dupla-com-drogas-em-sorocaba.html

terça-feira, 11 de novembro de 2014

GCM DE PONTA GROSSA.

Módulo móvel passa a auxiliar Guarda Municipal

Unidade foi entregue ontem e deverá começar funcionar hoje no Jardim Panamá








Foi entregue ontem umaunidade móvel que a Guarda Municipal de Ponta Grossa passa a contar apartirde hoje. 


O micro-ônibus conta com câmeras de vigilância e estrutura para auxiliar no patrulhamento da cidade. O veículo foi adquirido via governo federal, por meio do programa ‘Crack é Possível Vencer’.



A unidade móvel conta com uma câmera com capacidade de monitoramento de umperímetrode até 300 metros, e o ônibus deverá atuar em diferentes pontos da cidade. 


De acordo com a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, o módulo móvel deverá começar a operar a partir de hoje, monitorando áreas do Jardim Itapoá. No entanto, nos próximos dias o veículo deverá se deslocar para diferentes pontos da cidade. 

“Esta unidade vai estar nas regiões que houver mais necessidade, de acordo com o grau de violência e delitos, incluindo durante a noite e ocasionalmente em conjunto com a Polícia Militar. 

Ele deverá ser utilizado em eventos, como a München Fest, por exemplo, ou ainda em regiões como a Avenida München”, explicou o titular da pasta, Ary Lovato.


O micro-ônibus conta quatro câmaras fixas e uma haste telescópica, capaz de captar imagens em 360º com alcance de 300 metros, o veículo irá monitorar pontos estratégicos dacidade.

Devem atuar na unidade oito guardas municipais e cada um terá à disposição seis monitores de 15 polegadas e outros quatro monitores de 27 polegadas. 

Da estação de operacionalização, dentro do micro-ônibus, será possível acompanhar simultaneamente as imagens produzidas pelas cinco câmaras do veículo.

Fonte: Diário dos Campos

GCM DE SANTOS.

Adolescente é apreendido suspeito de roubar celular de turistas em Santos

Menor foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Com o suspeito, os guardas municipais apreenderam porção de maconha.







Caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária
(Foto: Leandro Campos/G1)

Um adolescente de 15 anos foi detido neste domingo (9) pela Guarda Municipal (GM) deSantos, no litoral de São Paulo, suspeito de roubar um celular e pelo porte de drogas, na região do Posto 2, na orla do bairro Pompeia. 

O menor foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi registrada.

De acordo com informações da GM, dois irmãos, um de 18 e outro de 28 anos, moradores de São Paulo e Mogi das Cruzes, acionaram os agentes após terem sido roubados por quatro jovens na faixa de areia. 

Após localizar os suspeitos, os guardas conseguiram apreender um menor, com o qual encontraram 3,2 gramas de maconha. O celular não foi recuperado.




FONTE http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/11/adolescente-e-apreendido-suspeito-de-roubar-celular-de-turistas-em-santos.html

PASSE LIVRE A PAISANA.

Aprovado passe livre a PMs e guardas sem uniforme em Porto Alegre

Projeto foi votado após policial que estava fardado ser morto em assalto.
Para associação de PMs, obrigatoriedade do uniforme trazia insegurança.









Votação foi acompanhada por policiais militares nas galerias da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara de Porto Alegre aprovou na tarde desta segunda-feira (10) o fim da obrigatoriedade do uso de uniformes por policiais militares e guardas municipais para ganhar isenção no pagamento de passagens de ônibus. 

Protocolado após o assassinato de um PM em outubro na Zona Sul da capital, o projeto teve 25 votos favoráveis e nenhum contrário, de acordo com a Casa.

A exigência era criticada por entidades que representam a categoria pela insegurança gerada aos servidores no transporte público. Depois da morte do colega, PMs chegaram a realizar uma caminhada pelo Centro de Porto Alegre e foram recebidos por vereadores. Na ocasião, o grupo também cobrou avanço de um projeto já enviado à Assembleia Legislativa para que medida seja ampliada a todo o estado.

De autoria do vereador Cassio Trogildo (PTB), a proposta altera a atual lei que dá passa livre aos servidores de nível médio da Brigada Militar e da Guarda Municipal quando em serviço. Conforme o projeto, a isenção será concedida mediante apresentação de documento de identificação funcional ou cartão eletrônico de passe gratuito, emitido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O assassinato de um PM foi registrado no dia 16 de outubro na Avenida Juca Batista, Zona Sul de Porto Alegre, dentro de um ônibus da linha Itapuã, da empresa Viamão. A vítima foi o soldado Marcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPG), que trabalhava no presídio feminino Madre Pelletier, na capital, e estava fardado com o uniforme da corporação.






Câmera de segurança flagrou o momento do crime
(Foto: Reprodução)

O crime
Segundo a Brigada Militar, dois homens entraram armados pela porta da frente do ônibus e anunciaram o assalto. 

Mas outros criminosos já estariam sentados no fundo do coletivo, onde estava o policial. A polícia suspeita de uma tentativa de assalto ao coletivo. Uma câmera de segurança do ônibus flagrou o momento do crime.

Quatro pessoas são suspeitas do crime. Um deles é um homem que foi detido na Rodoviária de Porto Alegre. Outros três estão foragidos, mas já têm prisão temporária decretada pela Justiça.

Dois homens que haviam sido presos logo após o crime foram soltos no fim de semana. 

Segundo a Polícia Civil, eles foram confundidos com os assaltantes. A polícia diz que acabou sendo induzida ao erro após falha de testemunhas no reconhecimento. 

Outro homem que foi preso, inicialmente apontado como suspeito pela morte do PM, também teve a participação descartada pela Polícia Civil.




FONTE http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/11/aprovado-passe-livre-pms-e-guardas-sem-uniforme-em-porto-alegre.html