AMIGOS E PROTETORES

QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.



terça-feira, 30 de setembro de 2014

GCM DE ITU.

Estudantes de Alumínio visitam a Guarda Municipal de Itu

Publicado: Segunda-feira, 29 de setembro de 2014 por André Roedel









Eles puderam acompanhar palestras e apresentação do canil.

GCM Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu







As crianças conheceram toda infraestrutura da sede da Guarda Civil Municipal


A Guarda Civil Municipal de Itu (GCMI) recebeu no dia 23 de setembro, terça-feira, a visita dos alunos da Escola Municipal “Engenheiro Antonio de Castro Figueroa”, da cidade de Alumínio. A visita aconteceu na sede da GCM, localizada ao lado do Estádio Novelli Júnior.

No local, os alunos puderam acompanhar uma palestra do Programa de Educação no Trânsito (PETRANS) e assistirem uma apresentação dos animais do Canil Municipal de Itu, conduzidos por seus GCMs adestradores.

O prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto e o chefe de Gabinete, Dito Roque estiveram presentes na visita.

As crianças também conheceram toda infraestrutura da sede da Guarda Municipal, acompanhados pelo GCM de Mairinque, Vanderlei.




FONTE http://www.itu.com.br/nossa-cidade/noticia/estudantes-de-aluminio-visitam-a-guarda-municipal-de-itu-20140929

GCM DE VALINHOS.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM HOMEM COM DROGA E PRODUTOS ILÍCITOS




Por volta das 19:30 do dia 29/09 um homem de 31 anos foi detido por componentes do Patrulhamento Preventivo da Guarda Civil Municipal de Valinhos depois que denuncias através do 153 apontaram que pela residência havia produtos ilícitos e drogas, após averiguar o local, os GCM vieram a localizar aproximadamente 350 gramas de maconha em um tablete, 870 maços de cigarros, 2.499 reais em dinheiro, um motor e um quadro de uma motocicleta que pelo sistema Infoseg constava produto de roubo, de acordo com os GCMs. 

O homem foi encaminhado a delegacia onde informou que a maconha era de uso próprio pois era usuário, e quanto ao motor e quadro da moto o proprietário teria vendido para ele, sendo então necessário a presença do proprietário da motocicleta pela delegacia, ele explicou realmente sobre a procedência da moto, já os cigarros, ele disse é do paraguaí mesmo e que comprou de um homem para então poder vender e levantar um dinheiro á mais, todos os produtos foram apreendidos e o homem foi indiciado por Porte de Entorpecente seguido de descaminho.









FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

domingo, 28 de setembro de 2014

GCM DE AMERICANA.

Homenagem da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana)









Na noite de 25/09/2014 na sede da Acia(Associação Comercial e Industrial de Americana)o Gcm Geancarlos foi ohomenageado pelos trabalhos de destaque que realizou durante omes de Setembro.

Além de Geancarlos foram homenageados também membros daPolicia Militar e Corpo de Bombeiros.''Esta é uma singelahomenagem que prestamos a esses otimos profissionais,pelo seusesforços e dedicação em prol de nossa sociedade'' .Disse DimasZulian presidente da Acia






Visita Comandante Batalhão Policia Militar





O Tenente Coronel Marcelo Meira comandante do 19º Batalhão da Policia Militar de Americana ,esteve visitando a Guarda Municipal de Americana.


Na ocasião foi recebido pelo comandante da GuardaSebastião Jorge Geraldo.Ambos os comandantes falaram sobre estudos de operações em conjunto com as duas forçaspoliciaisde nossa cidade.




Porte Ilegal de Arma de Fogo/Recaptura de procurado 








Jocimar Eufrasio de 28 anos ,que já era procurado pela justiça pela lei Maria da Penha foi preso hoje 24/09/14 pela Guarda Municipal,ele foi detido durante uma averiguação de rotina e durante a abordagem com ele foi localizado um revolver calibre 32 com 6munições intactas.

Jocimar foi conduzido ao plantão policial onde foi autuado emflagrante e recolhido a cadeia publica de Sumaré,a prisão foirealizada pelos componentes da viatura 105 Inspetor Ciro Mantalvão, Donato e De Campos.


Mini laboratório é encontrado pela GAMA





Uma denúncia anônima, levou a equipe do Canil, viatura 106,composta pelo Subinspetor Nilton, W. Ribeiro e Nicolete e viatura116, composta por Teixeira, Wilson e CARLA, até uma área depreservação ambiental, localizada no bairro Parque Gramado.

 No local, escondidos em um matagal, os patrulheiros localizaram 326porções de crack prontas para comercialização, 85 gramas de crack prontos para serem embalados e 4 pipetas de cocaína.

Além das drogas, foi apreendido também no local materialpara embalagem das drogas para tráfico, sendo eles 768 microtubos vazios para cocaína, 341 adesivos com a imagem do terrorista Osama Bin Laden, que segundo os Guardas servem para a identificação das drogas, uma balança de precisão digital e ainda tesouras, facas, pratos entre outros objetos utilizados para o manuseio das drogas.

No local utilizado como mini laboratório ninguem foi preso, sendo todos os objetos encaminhados ao Plantão Policial e apreendidos pela autoridade policial.





FONTE http://www.gama.sp.gov.br/

GCM DE VALINHOS.





MOTORISTA PERDE CONTROLE DE VEÍCULO E QUASE CAI COM FAMÍLIA DENTRO DE LAGO




O acidente ocorreu por voltas das 20:00 pelo bairro Vale Verde, um homem que trafegava com seu veículo veio a perder o controle e por pouco não caiu completamente dentro do lago, na hora do acidente ele encontrava-se com sua esposa e mais duas crianças de colo dentro do carro, ninguém ficou ferido, de acordo com o Coordenador de Comunicação que atendeu a ocorrência, o homem disse que uma motocicleta veio na direção contrária a seu veículo e para não colidir tentou tirar e acabou caindo de lado dentro do lago, um homem que vinha passando á pé teve que se jogar dentro do lago para não ser atingido pelo veículo, caso fosse á uns três metros atrás, ele e a família teriam caído complemente com o carro dentro do lago e uma tragédia poderia ter acontecido, frisou o coordenador Aureliano.







GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS APREENDE MÁQUINAS CAÇA NÍQUÉIS, DROGA E CIGARROS




Componentes do Patrulhamento Preventivo e da ROMU da Guarda Civil Municipal de Valinhos, por volta das 23:00 do dia 26/09 pelo bairro América II, vieram a apreender duas máquinas caça níquéis que encontravam-se escondidas atrás de caixas de garrafas de cerveja, 01 opendorf contendo cocaína embaixo de uma mesa e 87 maços de cigarros, de acordo com o Coordenador de Comunicação Sidney Aureliano que coordenou a ocorrência.

 Esta operação vem de encontro com solicitações e denuncias através do sistema 156 que segundo a denuncia o local encontrava-se com as máquinas e ainda outras irregularidades, fato este constatado pelos Guardas Civis Municipais, como por exemplo, falta de documentação necessária alvará de funcionamento, após avaliação da polícia científica pelo local, as máquinas, droga e cigarros foram encaminhados a delegacia e apreendidos, como também o proprietário do estabelecimento comercial que terá que se explicar sobre os produtos e máquinas, quanto ao opendorf de cocaína localizado, ele alegou não ter conhecimento, porém no momento da abordagem ao local aproximadamente umas onze pessoas foram averiguadas e provavelmente alguém dispensou debaixo da mesa, frisou o coordenador Aureliano.





FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.


GAPE(GRUPO DE APOIO E PROTEÇÃO ESCOLAR).

Guarda Civil Municipal de Timon realiza palestras sobre o trânsito em escolas


O componente do GAPE, P. Rocha, fala da metodologia utilizada com crianças tão pequenas.








Nesta sexta-feira (26), enceram-se as programações da Semana Nacional do Trânsito em Timon e a Prefeitura Municipal, juntamente com a Guarda Civil Municipal, através do GAPE (Grupo de Apoio e Proteção Escolar), realizam palestras com temática voltada para asegurança no trânsito nas escolas da rede municipal.


Nesta manhã, alunos da Creche Aurenir Flor receberam a visita do GAPE e, à tarde, será a vez dos estudantes da Escola do Povoado Pinto, zona rural da cidade. A semana Nacional de Trânsito iniciou no dia 18 deste mês.

A Creche Aurenir Flor atende cerca de 40 crianças com faixa etária de 2 a 3 anos e fica localizada na Vila João Reis. Na ocasião, as crianças tiveram oportunidade de receber valiosas instruções sobre a importância de exercitar a educação no trânsito. A ideia também é que, através das crianças, as informações repassadas cheguem também aos pais.

A diretora da Creche, Monalisa Vale, explicou que, apesar da pouca idade, as crianças conseguem assimilar as informações. “Nós trabalhamos de forma lúdica com eles. Aqui as crianças aprendem e levam essas informações aos pais. Nós montamos toda uma estrutura para simular um ambiente de trânsito e aqui mesmo eles ensinam seus pais”, disse a diretora.

O componente do GAPE, P. Rocha, fala da metodologia utilizada com crianças tão pequenas. “Nós não temos muita burocracia de trabalhar com crianças, mesmo sendo pequenas, elas absorvem as informações. Nós utilizaremos vídeos e ilustrações que prendem a atenção delas, que aprendem brincando, e posteriormente transmitem o que assimilaram aos seus pais”, comentou o guarda municipal.

Às 14h, será a vez dos alunos da escola do Povoado Pinto, localizado às margens da BR 316. Lá, os Guardas Municipais também farão palestras sobre o trânsito e os perigos da BR. “No povoado Pinto, nós trabalharemos na prevenção de acidentes, e isso é muito importante, pois a BR é perigosa e nossa parte, enquanto formadores de opinião, é informar”, complementou o guarda civil P. Rocha.




FONTE http://www.portalodia.com/municipios/timon/guarda-civil-municipal-de-timon-realiza-palestras-sobre-o-transito-em-escolas-215513.html

GCM DO GUARUJÁ.

Guarda Civil retira cerca de 60 pessoas das ruas em Guarujá

Ação começou em agosto integra força-tarefa voltada à assistência à população de rua
Aproximadamente 60 moradores de rua foram retirados das vias públicas desde o início de uma nova operação envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, em agosto. 

A iniciativa denominada 'Operação de Ordenamento do Espaço Público' é da Secretaria Defesa e Convivência Social. A GCM e as coordenadorias da GCM de Vicente de Carvalho e Enseada já atuaram em três locais do Município.

A ação deve minimizar um dos principais problemas sociais de Guarujá. Hoje, segundo a Prefeitura, cerca de 400 pessoas estão em situação de rua na Cidade.

A iniciativa é diferente da ‘Operação Dignidade’. “Na 'Operação de Ordenamento do Espaço Público' a ação é definida de forma mais rápida e não tem hora nem dia certo para acontecer”, explicou a comandante da GCM, Janete D'Avila.

Já foram realizadas três edições da Guarda. As ações ocorreram Avenida Dom Pedro I, na Vila Júlia, na Praça Horácio Láfer, e nas avenidas Adriano Dias dos Santos e Santos Dumont.

Ainda segundo Janete, quando as pessoas abordadas nas ruas concordam, são encaminhadas junto com os seus pertences para o Albergue Municipal José Calherani, na Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, no Jardim Boa Esperança em Vicente de Carvalho, ou para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS) AD, que fica na Rua Buenos Aires, 190, na Vila Maia.

“Observamos que há alguns fatores determinantes para que as pessoas optem pelas ruas: a questão das drogas, a desestruturação familiar e a oportunidade de ganhar dinheiro e comida sem regras. A ausência de estrutura familiar para lidar com os casos de dependência química é uma realidade. E na rua não há regras, horários, compromissos”, comentou a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elizabete Maria Gracia da Fonseca.

Além desses fatores, a secretária Elizabeth Gracia alertou que qualquer ajuda oferecida aos moradores de rua colabora para que a situação permaneça. “Nosso apelo é que a sociedade nos ajude, evitando dar esmolas e comida. Pedimos às entidades assistenciais que não deem o famoso 'sopão' de noite porque isso favorece que as pessoas continuem nas ruas. Fazemos um trabalho firme de enfrentamento a esta realidade”, salientou.



Desde 2012, 263 pessoas saíram das ruas (Foto: Matheus Tagé/DL)



De acordo com a Administração Municipal, periodicamente, são realizadas rondas da força-tarefa, com assistentes sociais, educadores de rua e Guarda Civil, que fazem um trabalho de convencimento para encaminhar os moradores de rua ao atendimento no Albergue e Centro Pop, já que o poder público não pode obrigar as pessoas a saírem das ruas.
O Albergue tem capacidade para 70 pessoas. Já o Centro Pop atende diariamente 40 pessoas, das 8 às 17h, que fazem refeições, tomam banho, recebem roupas limpas e fazem cursos no local.

Atualmente, o perfil dos moradores é de homens e mulheres, de todas as idades, dependentes de álcool, crack e outras drogas.

Consultório na Rua

Em janeiro, Prefeitura conquistou junto ao Governo Federal o ‘Consultório na Rua’, do Programa ‘Crack, é possível vencer’, com atendimento prioritário aos moradores de rua. A equipe é formada por enfermeira, psicóloga, técnicos de enfermagem e dentista.

A unidade móvel atende das 13 às 17horas, na Praça das Bandeiras, em Pitangueiras, às segundas-feiras; na Vila Julia, na Praça da Saudade (em frente cemitério), às terças; na Praça 14 Bis, às quartas-feiras; e Praça Posidônio (Santo Antonio), às quintas-feiras.

Centro Pop

Desde a inauguração do Centro Pop em 2012, a Prefeitura retirou 263 pessoas das ruas, sendo 237 recâmbios (Prefeitura localiza familiares das pessoas em outras cidades e custeia a passagem de volta). A secretaria também entrou em contato com as famílias de outras 26 pessoas, que residem em Guarujá.




FONTE http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/42702-guarda-civil-retira-cerca-de-60-pessoas-das-ruas-em-guaruja

GCM DE FOZ DO IGUAÇU.

Guardas prendem suspeito de roubo de celular no centro de Foz do Iguaçu

Na noite de quinta-feira (25), por volta das 22h00, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu foram acionados até a Rua Almirante Barroso, esquina com a Rua Quintino Bocaiúva, área central da cidade.







O chamado foi para atendimento a uma ocorrência de roubo. Nas proximidades do local, foi verificado que um grupo de pessoas perseguia um suspeito.




O indivíduo foi detido sob acusação de roubo de um telefone celular. A vítima foi acionada e confirmou o reconhecimento.

Com a confirmação da vítima, foi dada voz de prisão ao Luís de Souza Marques, de 25 anos, sendo encaminhado à 6ª Subdivisão Policial para as devidas providências.


FONTE http://www.cbnfoz.com.br/editorial/foz-do-iguacu/seguranca/26092014-207970-guardas-prendem-suspeito-de-roubo-de-celular-no-centro-de-foz-do-iguacu

GCM DO GUARUJÁ.

Guarda municipal conquista o segundo lugar em campeonato nacional de canoagem

Gilson Trindade Aguilar, canoísta há seis anos, conquistou a medalha de prata na terceira etapa do Aloha Spirit Festival, em Vitória, no Espírito Santo


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá tem motivos para se orgulhar de seus agentes. Entre eles, o gcm Gilson Trindade Aguilar é um dos medalhistas do Aloha Spirit Festival de esportes aquáticos, ficando em 2º lugar na categoria Canoagem OC2 (para dois atletas). O festival aconteceu em Vitória, no Espírito Santo.

O campeonato é dividido em três etapas, sendo disputado em Ilhabela, Cabo Frio e Vitória, respectivamente. Dentre os esportes envolvidos na competição estão canoagem, stand up, surfski e maratona aquática. A última etapa aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, e contou com a participação de diversos atletas de várias regiões do País.

O atleta, disse se orgulha da medalha conquistada, pelos 6 km percorridos na praia da Curva da Jurema, que resultou na 2ª posição, no ranking nacional da categoria OC2, para dois atletas.

Segundo Aguilar, a medalha é resultado de um esforço de seis anos de prática, no esporte. “Tive a oportunidade de treinar o máximo possível por conta da ajuda que recebi da corporação que trabalho. Eles deixaram os meus horários de trabalho mais flexíveis e assim, me permitiu que treinasse mais e com uma frequência maior”, explica.



(Foto: Divulgação/PMG)



O gcm conta ainda, que o apoio recebido pela corporação não é de hoje. “Desde que comecei a competir pelo esporte, todos me incentivam a me inscrever nas competições sempre”, conta Aguilar, que comemora o resultado, mesmo não sendo o título.

“O vice-campeonato é um grande resultado. O esporte é parceiro da saúde, e competir em diversas cidades e estados, me dá a oportunidade de estar mais próximo de outras pessoas e conhecer outros lugares”, comemora.

Aguilar disse que não pretende parar. Em breve tem mais uma competição, desta vez em casa. Em novembro acontece a IV Volta da Ilha de Santo Amaro. Nesse campeonato o gcm concorrerá na mesma modalidade, só que individual. “Desta vez eu pretendo participar individualmente, na categoria OC1, e quem sabe chegar mais uma vez entre os primeiros colocados” conta entusiasmado. Ele diz que está buscando também o incentivo da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), e espera ganhar uma bolsa.

Em 2013, Aguilar participou da III Volta da Ilha de Santo Amaro de 75 km, ficando em 3º lugar no campeonato. Naquele ano, competiu pela categoria OC6 (para seis atletas).




FONTE http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/42640-guarda-municipal-conquista-o-segundo-lugar-em-campeonato-nacional-de-canoagem

GCM DE CURITIBA.

Guarda Municipal de Curitiba recebe novos equipamentos

Foram repassados sete revólveres calibre 38 e 187 pistolas Taurus calibre 380




(foto: Maurilio Cheli/SMCS)


A Guarda Municipal de Curitiba recebeu novos equipamentos na manhã desta sexta-feira (26). Foram repassados sete revólveres calibre 38 e 187 pistolas Taurus calibre 380. A entrega foi feita pelo prefeito Gustavo Fruet, no Salão de Atos do Parque Barigui, com o objetivo de ampliar e melhorar cada vez mais a estrutura de trabalho da Guarda.

A aquisição permitirá que todos os servidores que atuam na linha de frente da corporação, em viaturas, motocicletas e operações especiais, estejam devidamente equipados. A administração municipal tem feito um trabalho permanente de treinamento e qualificação da Guarda Municipal.

“Nosso objetivo constante é melhorar a estrutura e a tecnologia disponíveis para a realização do trabalho da Guarda, bem o INVESTIMENTO na capacitação dos servidores desta instituição”, comentou Fruet.

O diretor da corporação, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, informou que todos os agentes que trabalham nas linhas de frente e que terão o direito ao uso das armas receberam treinamento adequado recente e estão devidamente habilitados ao porte.

“Na verdade, o treinamento os ensina a não precisarem a usar a arma de fogo”, explicou Frederico. Embora os agentes sejam capacitados sobre o manuseio correto do equipamento, o que inclui saber atirar em pontos não vitais, por exemplo, eles somente utilizam o armamento em casos extremos. “Da palavra à pólvora há um longo caminho que eles são treinados a saber percorrer”, disse o diretor.

Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o prefeito falou da mudança recente que houve na legislação federal e que atribui maior competência às guardas municipais de todo o País. “Apesar disso, temos de sempre tomar o cuidado de não atribuir à corporação responsabilidades de segurança pública que não são do município”, disse Fruet. Ele lembrou que o papel principal da Guarda Municipal de Curitiba é exercer o papel de guarda comunitária, atuando preventivamente e sempre ao lado da população.

Avanços - Fruet comentou ainda outros avanços recentes conquistados pela corporação. Neste mês de setembro, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei apresentado pela Prefeitura que estabelece o novo Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal.

O novo Plano prevê que um agente ao ingressar na Prefeitura por concurso público – de nível médio – possa ter um aumento de até 166% até o topo da carreira, por tempo de serviço e por titulações alcançadas. Um dos principais objetivos do plano é fortalecer a corporação e a sua estrutura e valorizar os guardas municipais, uma das prioridades da administração municipal, meta prevista pelo plano de governo da atual gestão.

O treinamento contínuo da Guarda Municipal também foi destacado. Segundo o decreto federal 5.123, que determina a constante atualização do efetivo, desde o início do ano passado, 100% da corporação já passou pelos cursos e alguns já estão cumprindo o segundo ciclo das atualizações.

O diretor da corporação informou que, apenas no ano passado, a Guarda Municipal atendeu aproximadamente 25 mil ocorrências, a maioria absoluta com êxito. “Isso demonstra o bom preparo da equipe”, disse Frederico. “A melhor maneira de manter o profissional preparado para o seu serviço diário é com a atualização permanente”, comentou.

Ele citou ainda outros números que refletem o trabalho da corporação. Desde o início de 2013, a Guarda Municipal localizou 76 crianças perdidas ou desaparecidas, recuperou 203 veículos roubados ou furtados, apreendeu 53 armas e 6 mil unidades de drogas.





FONTE http://www.bemparana.com.br/noticia/349560/guarda-municipal-de-curitiba-recebe-novos-equipamentos

A POSTURA DE ALGUEM QUE QUER REPRESENTAR O POVO.............ESSE HOMEM É UMA PIADA.

Deputado Antônio Albuquerque se irrita e danifica viatura de Guarda Municipal







Viatura teve vidro quebrado em um ato de fúria de Antônio Albuquerque, candidato à reeleição (Foto: Facebook do deputado Joãzinho Pereira


Um ato político realizado no município de Campo Alegre terminou em confusão na manhã deste sábado (27). O deputado Antônio Albuquerque (PRTB), que é candidato à reeleição, fazia uma caminhada pela feira livre da cidade quando, insatisfeito com a propaganda de outro candidato (Jó Pereira, irmã do deputado Joãzinho Pereira) realizada por meio de carro de som, fez ameaças e quebrou o vidro de uma das viaturas da Guarda Municipal que estava no local.

O candidato a deputado estadual queria impedir que outros veículos passasse pelo local da caminhada enquanto ele estivesse participando do ato político. De acordo com informações repassadas por guardas municipais à polícia, antes de quebrar o vidro da viatura, Antônio Albuquerque teria dito que quem mandava na cidade era ele e que os carros poderiam passar, mas só depois do evento.

Antes de danificar o patrimônio público, o candidato também teria feito ameaças ao condutor de um carro de som que fazia a propaganda de outro político. José Maria Dantas, que guiava o carro, foi obrigado a parar o veículo sob a ameaça de levar uma “pisa” caso tentasse passar.

De acordo com um site local, representantes da Prefeitura de Campo Alegre registraram a ocorrência na delegacia.

Fonte: Portal Gazetaweb

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ROMU MOTOS VALINHOS.

ROMU MOTOS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM RAPAZ APÓS ROUBO DE CELULAR




Por volta das 09:00 do dia 26/09 pelo bairro Jardim Paraíso, componentes da ROMU Motos após terem sido solicitados através do 153, lograran êxito na detenção de um rapaz de 23 anos logo após ele ter roubado um aparelho celular de uma dona de casa de 41 anos utilizando força física violenta, a vítima informou que o meliante chegou subitamente e agressivo querendo seu celular.

 Ela resistiu e os dois acabaram ao solo, ele covardemente ainda deus várias joelhadas no rosto da dona de casa que mesmo assim por alguns minutos ainda lutou com o indivíduo na frente de sua filha de 12 anos, a dona de casa para se defender mordeu a perna do meliante que largou a vítima e saiu correndo.

 Mas foi alcançado pelos GCMs da ROMU Motos que tiveram muito trabalho antes de prender o meliante, pois tiveram que descer das motos e correr atrás do marginal que só parou depois que os GCMs deram uma rasteira fazendo com ele fosse ao chão, detido, o meliante disse que só roubou o celular para levantar um dinheiro e assim conseguir comprar uma passagem para voltar para sua casa na cidade de Aparecida, o meliante identificado como Lucas Benedito Lourenço da Silva de 23 anos e com passagem criminal por furto, foi encaminhado ao Primeiro Distrito Policial Vila Santana, onde foi indiciado em flagrante por Roubo, e logo após transferido ao anexo segundo distrito policial em Campinas.







FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

GCM DE SALTO / SP.

Guarda Municipal localiza mais de 200 porções de drogas em Salto

Entorpecentes foram localizados no Jardim São João.
Pinos de cocaína e pedras de crack foram apreendidas; ninguém foi preso.



Do G1 Sorocaba e Jundiaí







Entorpecentes foram localizados no Jardim São
João, em Salto (Foto: GCM/Divulgação)

Mais de 200 porções de drogas foram apreendidas na tarde desta quinta-feira (25) no Jardim São João, em Salto (SP). De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, após denúncia anônima, os guardas localizaram 190 pinos de cocaína e 84 pedras de crack na rua João Jabour.

A ocorrência foi apresentada na delegacia deSalto. A Polícia procurou pistas dos responsáveis pelas drogas, mas ninguém foi preso.

FONTE http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/09/guarda-municipal-localiza-mais-de-200-porcoes-de-drogas-em-salto.html

GCM DE VALINHOS MINISTRA CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA INTEGRANTES DE ACADEMIA DE KUNG FU

PROFISSIONAIS DA ACADEMIA SHAOLIN DE KUNG FU RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS



Na manhã do dia 22/09, instrutores e professores da academia Shaolin estiveram sendo orientados sobre primeiros socorros ministrado pelo Coordenador de Comunicação e Social da Guarda Civil Municipal de Valinhos Sidney Aureliano, os profissionais por trabalharem em contato físico a todo tempo, foram orientados como proceder em casos de suspeita de fraturas, como também em situações clínicas como, desmaios, epilepsias, engasgo ou então infartos, os integrantes da academia poderão realizar todo procedimento de primeiros socorros caso sejam exigidos.

Frisou Aureliano que ao final da palestra, foi presenteado pelo professor Da Silva, representando toda academia com uma belíssima camiseta e uma homenagem, agradeço a receptividade de todos os participantes, e tenho certeza que todos vocês terão condições de minimizar ou solucionar qualquer tipo de problema, e desta forma, salvar vidas.







FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

GCM DE VALINHOS.

ADVOGADO É DETIDO POR ATENDADO AO PUDOR E PORTE DE ENTORPECENTES




Por volta das 12:00 do dia 19/09 pelo bairro Capuava, um advogado de 25 anos foi detido por Guardas Civis Municipais de Valinhos do Patrulhamento Preventivo após denunciais apontarem que o indivíduo encontrava-se em atitude suspeita pelo local realizando atos obsceno fronte a uma obra.

 De acordo com os GCMs, no momento da abordagem o rapaz encontrava-se sem camiseta e com as calças arreadas apresentando peças íntimas, porém os GCMs ao averiguar o interior do veículo, vieram a localizar cigarros de maconha, o advogado que é morador de Campinas foi encaminhado ao primeiro distrito policial Vila Santana, e indiciado por Atentado Violento ao Pudor seguido de Porte de Entorpecentes, ficando a disposição da justiça.






SEMI REBOQUE ROUBADO É LOCALIZADO POR GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE VALINHOS


Após denuncias através do 153 da GCM de Valinhos, um semi reboque produto de roubo foi localizado pelo bairro Vale Verde por volta das 14:00 do dia 19/09, de acordo com os GCMs, o tanque que encontrava-se carregado de óleo comestível, veículo recolhido ao pátio e os fatos apresentado junto a delegacia.




GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE VALINHOS SOCORREM DOIS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLETAS




O primeiro caso ocorreu por volta das 17:30 do dia 21/09 pelo bairro São Marcos, quando um homem veio a perder o controle de sua motocicleta colidindo junto ao muro de um condomínio, ele foi estabilizado por Guardas Civis Municipais que utilizaram todos os procedimentos necessários até a chegada da ambulância que encaminhou á vítima á Santa Casa com ferimentos na cabeça e nariz, e o outro acidente foi por volta das 18:30 do dia 22/09 pela Rodovia Flávio de Carvalho.

 De acordo com o Coordenador de Comunicação Sidney Aureliano que atendeu á vítima e dirimiu toda ocorrência, o fato ocorreu depois que o veículo Voyage tentou cruzar a rodovia e foi atingido na lateral por uma motocicleta que seguia sentido centro, á vítima foi estabilizada pelos GCMs e motorista da ambulância e em seguida encaminhado a Santa Casa apresentando escoriações pelas mãos e fortes dores na região femoral, devido ao impacto, a motocicleta ficou totalmente destruída, tanto a motocicleta e o voyage foram recolhidos ao pátio para passarem por perícia.








FONTE COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SIDNEY AURELIANO.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vídeo Treinamento GOE

1 - Corpos Marcados - Gaiola do Diabo

GCM DE PIRACICABA.

GCM DE PIRACICABA.

GCM DE ITATIBA.




MOTOCICLETA RECUPERADA PLACA ADULTERADA E NUMERAÇÃO DE CHASSI E MOTOR SUPRIMIDA.





VEICULO GOL PRODUTO DE FURTO RECUPERADO 23/09/2014



MONZA PRODUTO DE FURTO RECUPERADO 23/09/2014




FIORINO RECUPERADA 23/09/2014 PELA AMBIENTAL





 FONTE GCM FAGUNDES.

GCMS DO RIO DE JANEIRO AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE.

Guardas municipais ameaçam fazer greve por votação da lei do armamento






Decisão é para pressionar os vereadores
O DIA


Rio - Cerca de 350 guardas municipais e sindicalistas se reuniram na noite desta terça-feira, na Central do Brasil, e decidiram entrar em ‘estado de greve’ — podem parar o serviço a qualquer momento.

 A decisão seria um forma de pressionar os vereadores para que a lei federal, sancionada em 20 agosto pela presidenta Dilma Rousseff, que permite que guardas municipais utilizem armas de fogo, entre em vigor no Rio de Janeiro.


Cabe aos municípios decidir se os agentes poderão usar armamento letal, mas a Prefeitura do Rio optou por não ter uma guarda armada. “Somos a favor do armamento, pois o guarda municipal é muito exposto. 

Ele se envolve em conflitos com ambulantes e no trânsito, além de pequenos delitos. Precisa de proteção”, afirmou Rogério Chagas, presidente da Federação Nacional das Entidades Sindicais do Brasil.


A Guarda Municipal informou que" o Rio optou por não armar seus agentes e que já existe um trabalho coordenado entre a corporação e as demais forças de segurança, com funções bastante claras e definidas. 

Esse trabalho realizado em conjunto com as forças policiais funciona hoje de forma bastante satisfatória e tem contribuído para garantir o bem-estar do cidadão".




FONTE http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-09-23/guardas-municipais-ameacam-fazer-greve-por-votacao-da-lei-do-armamento.html

GCMS E SERVIDORES DE RIO CLARO.

Servidores da saúde e guardas civis entram em greve em Rio Claro, SP

Cerca de 570 aderiram à paralisação, informou o presidente do sindicato.
Falta de pagamento de horas extras e descanso estão entre reivindicações.



Do G1 São Carlos e Araraquara







Os funcionários públicos do setor da saúde e da Guarda Civil Municipal de Rio Claro(SP) entraram em greve nesta terça-feira (23), por tempo indeterminado. 

Eles reivindicam o pagamento das horas extras e querem que seja cumprio o descanso semanal, entre outros benefícios, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sindmuni). A Prefeitura reconheceu o problema e disse que vai se organizar para resolvê-lo.

Segundo o presidente do sindicato, Antonio Fernando Reginato, a falta de pagamento dos benefícios ocorre há três meses. "Os servidores também não têm recebido a licença-prêmio e o décimo terceiro salário na data do aniversário", ressaltou.

Ainda segundo Reginato, cerca de 500 servidores da saúde, do total de 1,2 mil, aderiram à paralisação. Já sobre a Guarda Civil, dos 150 funcionários, 70 estão parados. "Foram feitas várias reuniões com a Prefeitura, mas não houve acordo. Na segunda-feira (22), a Prefeitura admitiu o problema, mas disse que não tem como pagar", explicou o presidente.



Servidores de Rio Claro fazem greve por tempo
indeterminado (Foto: Clausio Tavoloni/EPTV)

Reginato informou também que a greve não tem previsão para acabar. "Só vai terminar com ordem judicial ou quando a Prefeitura chamar os servidores para conversar com alguma proposta", disse.

Providências
A Prefeitura admitiu que o pagamento de horas extras está em atraso há dois meses, por causa da queda de arrecadação e disse que vai se organizar. Mas ressaltou que o pagamento dos salários está em dia.

A administração pública ainda realiza um levantamento para saber quantos funcionários aderiram à greve, mas entende que os setores de saúde e segurança são essenciais e têm que trabalhar com 100% dos profissionais.

FONTE http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/09/servidores-da-saude-e-guardas-civis-entram-em-greve-em-rio-claro-sp.html

GCMS DE APARECIDA DE GOIANIA ^NA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.

Guardas municipais ocupam plenário da Câmara em Aparecida de Goiânia

Servidores querem a criação e aprovação do plano de cargos e salários.
Município diz que reivindicação esbarra em restrições no orçamento.



Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera









Cerca de 100 guardas civis municipais ocuparam nesta segunda-feira (22) o plenário da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. 

Eles cobram da administração municipal a criação e aprovação do plano de cargos e salários da categoria, além da compra de novos equipamentos, como armas e fardas. 

A prefeitura afirma que já está em negociação com os servidores, mas que as reivindicações ainda não podem ser atendidas devido à Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Até hoje, a instituição não deu um armamento para ninguém. 

O armamento que a gente usa é pessoal. Até isso o guarda mesmo investiu e comprou o armamento para estar trabalhando", disse o coordenador do movimento, Cleiton dos Santos.

Com a criação desse plano, seria estabelecida uma hierarquia dentro da corporação e os servidores receberiam aumento salarial de acordo com o cargo ocupado. 

Ainda segundo os guardas municipais, o documento está sendo elaborado há dois anos, mas nada foi apresentado ainda. Eles informaram que vão passar a noite no plenário e pretendem deixar o local na terça-feira (23).


De acordo com o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, o documento já está quase pronto, mas ele não será apresentado este ano à Câmara Municipal, devido a restrições orçamentárias. 

“Esse plano representa um impacto no orçamento do município e nós atingimos o limite de gasto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim que o município tiver condições financeiras, o plano será enviado para a aprovação”, esclareceu.

Com relação à melhorias nas condições de trabalho, o secretário afirma que as licitações para a aquisição de novas fardas e armamento já estão em andamento, mas não deu uma previsão de quando o processo deve ser concluído.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura ainda está negociando com os servidores para esclarecer a situação financeira do município. Morais afirma que não foram feitos estudos precisos ainda para determinar qual o impacto financeiro que será causado na folha de pagamento.






Guardas municipais reivindicam plano de cargos e salários (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)FONTE http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/09/guardas-municipais-ocupam-plenario-da-camara-em-aparecida-de-goiania.html

GCM DE ITU.

Guarda Civil recebe novos armamentos e testa sistema de comunicação

Publicado: Terça-feira, 23 de setembro de 2014 por André Roedel



Equipamentos foram entregues nesta terça-feira.
Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

Prefeito Tuíze realiza a entrega dos novos armamentos para a Guarda Civil


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itu recebeu nesta terça-feira, dia 23 de setembro, um lote contendo 25 pistolas semiautomáticas, calibre 380, da marca Taurus (modelo PT59 S, capacidade para 19 tiros + 1 e com dois carregadores).

Na oportunidade, o prefeito Antonio Tuíze também testou o novo sistema de comunicação digital da GCM, que será utilizado pela corporação. O novo sistema de comunicação se encontra em período de teste e deverá entrar em funcionamento dentro de 60 dias.

A entrega do armamento e o teste do equipamento digital aconteceram na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, contando com as presenças do secretário municipal desta pasta, coronel Marco Antonio Augusto, do chefe de Gabinete, Dito Roque e de parte do efetivo da Guarda Civil.

Todos os GCMs que receberam as novas pistolas foram previamente treinados e capacitados, por um instrutor credenciado pela Polícia Federal, para a utilização correta do armamento. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes realiza com frequência, treinamentos específicos no estande de tiro do Quartel de Itu.




FONTE http://www.itu.com.br/nossa-cidade/noticia/guarda-civil-recebe-novos-armamentos-e-testa-sistema-de-comunicacao-20140923

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

GCM DE ARIQUEMES.


Investimentos no valor de 66 mil equipam Guarda e Secretaria Municipal de Ariquemes

Com recurso próprio do Município de Ariquemes, segunda-feira (22) a Secretaria de Trânsito e a Guarda Municipal recebem equipamentos para atividades voltados as instalações e manutenção de sinalizações de trânsito.

Com recurso próprio do Município de Ariquemes, segunda-feira (22) a Secretaria de Trânsito e a Guarda Municipal recebem equipamentos para atividades voltados as instalações e manutenção de sinalizações de trânsito e veículo equipado para patrulhamento comunitário e escolar.



O valor adquirido através de licitação pública orçada em 66 mil foi possível a aquisição de equipamentos e veículo que ficaram a disposição da Secretaria de Trânsito e da Guarda Municipal de Ariquemes. 

Os equipamentos e veículo foram adquiridos com recursos próprios da administração pública de Ariquemes que serão utilizados para serviços que beneficiaram a segurança do trânsito como instalações de sinalizações, recuperações e conservação de outros bens públicos e o veículo será integrada a frota da Guarda Municipal e servirá as comunidades e no âmbito de patrulhamento as escolas.



Os equipamentos adquiridos foram uma perfuradora de solo no valor de R$ 1.044, um martele para fixação de taxões R$ 3.100, um gerador de energia R$ 2.754 e um veículo quatro portas equipado no valor total de R$ 59.000, totalizando o valor de R$ 66.098 em aquisições. “Nossa preocupação é oferecer segurança e orientações para um trânsito mais seguro para nossa população e visitantes do município” disse o Secretário de Trânsito, Capitão Livi.



A diretora da GM (Guarda Municipal) Ilvania, disse que o veículo veio em momento oportuno para que se possa prevenir e coibir possíveis atos ilícitos e oferecer segurança as escolas, prédios públicos e dos cidadãos que trafegam em nossas ruas. “Um veículo a mais somam nossas ações e será possível ampliar nossos trabalhos de prevenções” finalizou a Diretora da Guarda Municipal, Ilvania Dias.



A GM foi criada através de concurso público municipal em 2005 e hoje atual com um efetivo de 40 Guardas Municipal que tem atribuições de fiscalização ao trânsito, patrulhamento escolar e outras atividades de segurança a sociedade Ariquemense. O último concurso público foi em 2008 e não há previsão de novos concursos para 2014.

Alexandre Fernandes

FONTE http://www.onortao.com.br/noticias/investimentos-no-valor-de-66-mil-equipam-guarda-e-secretaria-municipal-de-ariquemes,23910.php

Campanha de conscientização do uso do cinto de segurança

Prefeito Haddad no O Cão De Guarda Notícias












Prefeito Fernando Haddad em rápida entrevista ao O Cão De Guarda Notícias







Na manhã deste domingo (21) em evento realizado na área central de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad parou para conversar com integrantes da Guarda Civil Metropolitana. 

Na oportunidade, comentou sobre a avaliação da população sobre a instituição e ainda, cedeu uma rápida entrevista ao O Cão De Guarda Notícias. Assista ao vídeo .



"A nossa Guarda está com o prestígio alto na cidade" Fernando Haddad - Prefeito de São paulo

FONTE http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/09/prefeito-fernando-haddad-em-rapida.html

Armas Raras

AS 18 ARMAS MAIS DOIDAS DO MUNDO!!

Top 10 Fuzis de Assalto

GUARDA CIVIL METROPOLITANA.

Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana ganha painel fotográfico









Na manhã de terça-feira (16/09), o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Gilson Menezes e o Subcomandante Vanderlei Bento Barbosa inauguraram um painel fotográfico na entrada da sede do Comando.
O painel, que retrata toda a história da corporação desde 1986 até os dias de hoje, foi doado pelo empresário Emílio de Oliveira, dono da “Emílio Arte Visual LTDA”. As imagens são do fotógrafo Augusto Frederico Antunes (Guty).


Durante o evento, o Secretário Roberto Porto confidenciou que um de seus defeitos é não comemorar certas conquistas. “Mas, essa corporação merece todo o mês de festividades. Entre todas as forças de segurança da cidade, essa é a que tem a história mais linda”, afirmou.
O Subcomandante Vanderlei Bento Barbosa, disse que, a partir dessa data, a trajetória da GCM começa a mudar: “Não tínhamos história preservada e esse painel será apenas o começo”.
Já o Comandante Gilson Menezes, fez questão de ressaltar que o painel representa o TRABALHO DE cada guarda, de cada unidade. “Se nós chegamos até aqui, foi graças a vocês”, afirmou aos GCMs presentes.
Vale ressaltar que essa não é a primeira benfeitoria que o empresário Emílio de Oliveira faz a GCM: ele já fabricou adesivos e placas para a corporação. “Me sinto feliz em ajudar a Guarda Civil Metropolitana, afinal, é ela quem protege a população paulistana”, afirmou.
O evento contou também com a presença da Superintendente de Operações, Inspetora Lindamir Magalhães de Almeida, da Superintendente de Planejamento, Inspetora Sandra Helena Perticarrari, da Diretora da Divisão de Esportes e Cultura, Inspetora Martha Evely Theófilo, da Diretora da Divisão de Manutenção e Logística, Maria Auxiliadora Salomé, entre outros.
Fotos: Guty/SMSU.


FONTE http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/

sábado, 20 de setembro de 2014

GCM DE ITUPEVA.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL REALIZA PALESTRA SOBRE BULLYING

A Guarda Civil Municipal de Itupeva vem realizando nas escolas municipais palestra educativa sobre o bullying. O termo criou grande proporção de divulgação nas mídias recentemente mas, isso não quer dizer que ele nunca tenha sido praticado por diversas gerações passadas.

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. O bullying é um problema mundial, onde a agressão física ou moral repetitiva, deixam marcas para o resto da vida.

Através da equipe da Ronda Escolar e o Patrulhamento Comunitário, sob a supervisão do Subinspetor Spinace, a última palestra realizada foi na ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL FAZENDA QUILOMBO (EMEFEI), tradicionalmente conhecida como Escola do Quilombo



Além do objetivo direto da palestra em informar as crianças sobre o que a prática do bullying pode causar na criança, como marcas na alma, traumas, medos, inclusive situações mais graves como a depressão, fazendo até mesmo que a criança não tenha mais o desejo de ir para a escola e de estudar, as palestras ajudam a aproximação do Guarda Municipal no relacionamento com as crianças.

Infelizmente muitos pais usam o Guarda Municipal como um objeto de ameaça a vida da criança. Quem nunca escutou a seguinte frase dita por um pai ou uma mãe: "Se você não obedecer vou pedir para o Guarda Municipal levar você"

A criança deve ser educada para respeitar o Guarda Municipal, assim como, a respeitar as demais autoridades e sempre aprender a respeitar o próximo. Uma lição básica que nos dias de hoje os pais tem falhado em ensinar os filhos e muitos ainda pensam que a Escola é a responsável direta pela educação de suas crianças.

Diante de uma boa educação, as crianças sempre irão entender que o Guarda Civil Municipal é um amigo, que tem o objetivo de ajudá-la e protegê-la, e não uma ameaça a sua vida.












Na foto acima, as crianças da Escola Quilombo, os Guardas Municipais, Inspetora de Alunos, Merendeiras, Professoras e Diretora.







Além da palestra, as crianças também realizaram atividades motivacionais com o objetivo de fixar melhor todo o conteúdo ministrado.



Postado por Guarda Municipal de Itupeva às 09:01



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

GUARDA CIVIL MUNICIPAL REALIZA CURSO INTERNACIONAL NA ARGENTINA

No período compreendido de 10 a 14 deste mês de setembro, o Subinspetor da Guarda Civil Municipal Emerson Spinace, esteve participando do Curso Internacional de Instrutor de Polícia realizado pelo Centro Avançado de Treinamentos Táticos - GRUPO ATTAC - na cidade de San Martin, MENDOZA em parceria com o Grupo Entrenamientos Especiales Salta, instalado na província de Salta - Argentina








Durante o período de curso, o GCM Spinace passou por dias de grandes desafios principalmente lutando contra si mesmo. O treinamento foi realizado aos padrões que os famosos Grupos Táticos adotam no Brasil. Exercícios físicos em excesso, pouca comida e praticamente 4 noites sem dormir.
Visando um aprimoramento ainda maior para desenvolver as atividades diárias no Município de Itupeva, o Subinspetor da Guarda Civil Municipal que atualmente é responsável pelos componentes que formam o time que desenvolve os trabalhos realizados pela Ronda Escolar decidiu investir em si mesmo e se "aventurar" em uma nova experiência profissional.
Através de meios próprios para realizar o curso, o Subinspetor Spinace viu a grande oportunidade que teria em adquirir maiores conhecimentos em diversas áreas como: Tiro de combate a curta distância - Tiro noturno - CQB Close Quarters Battle - Tiro de Estresse - Tomada e Resgate de reféns - Tiro tático - Rapel - Deslocamentos Táticos - Transição em ambientes hostís - Invasão diurna e noturna dentre outros.








O Subinspetor ressaltou que: "uma grande dificuldade que passei foi com a comunicação, já que, os instrutores responsáveis pelo curso não formavam equipes só com os brasileiros. Sempre era colocado um argentino com um brasileiro para que pudéssemos desenvolver a comunicação, mesmo sendo por sinais, nos exercícios que praticávamos".

Ainda relatando sua experiência ele falou sobre as dificuldades enfrentadas: "foi difícil superar os limites do corpo, para "ajudar" estava muito frio. Praticamente ficamos sem dormir, sem comer e sem tomar banho. Não dava tempo! e estávamos a todo tempo sendo avaliados e até nos momentos de grande estresse eramos colocados para praticar exercícios como o tiro sob estresse. Uma verdadeira simulação das dificuldades encontradas no dia a dia"








Na foto acima o grupo de brasileiros que participaram do curso.



Foto do grupo nas instruções de rapel. Subida da montanha conhecida como Garganta do Diabo.






FONTE http://www.gmitupeva.com/